DESCONSTRUINDO A LÓGICA DA ESCOLA SEM PARTIDO: glosas críticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1542

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Democracia liberal, Fundamentos da educação

Resumo

Este ensaio versa sobre os fundamentos políticos e pedagógicos da proposta do movimento Escola sem Partido (ESP). Apresenta uma série de glosas críticas sobre um dos temas educacionais mais relevantes dos últimos tempos, as quais representam o ponto de vista crítico dos autores, mas também de amplos setores educacionais e sociais, defensores da escola pública e da democracia. Ancorado nos fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-crítica e do materialismo histórico e dialético, o ensaio conclui que o Escola sem Partido se constitui em um movimento autoritário, articulado com o movimento fascista internacional e com os setores políticos e econômicos mais reacionários da sociedade. Suas propostas representam o violento esforço do sistema capitalista em manter o seu processo de acumulação e concentração da riqueza, ainda que precise utilizar recursos que minam o Estado democrático de Direito liberal e as limitadas conquistas decorrentes da ampliação dos espaços de democratização formal pós Constituição de 1988.

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Biografia do Autor

Jorge Fernando Hermida, Universidade Federal da Paraíba

Uruguaio, naturalizado brasileiro. Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA), ambos da UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho – membro do HISTEDBR Nacional”. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1963-4639. Contato: jorgefernandohermida@yahoo.com.br

Jailton de Souza Lira, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto II da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFAL. Presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal de Alagoas (ADUFAL). Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho – membro do HISTEDBR Nacional”. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3534-0553. Contato: jailton.lira@cedu.ufal.br

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Publicado

2021-04-09

Como Citar

HERMIDA, J. F. .; DE SOUZA LIRA, J. . DESCONSTRUINDO A LÓGICA DA ESCOLA SEM PARTIDO: glosas críticas. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020137, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1542. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1542. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos