DESCONSTRUINDO A LÓGICA DA ESCOLA SEM PARTIDO: glosas críticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1542

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Democracia liberal, Fundamentos da educação

Resumo

Este ensaio versa sobre os fundamentos políticos e pedagógicos da proposta do movimento Escola sem Partido (ESP). Apresenta uma série de glosas críticas sobre um dos temas educacionais mais relevantes dos últimos tempos, as quais representam o ponto de vista crítico dos autores, mas também de amplos setores educacionais e sociais, defensores da escola pública e da democracia. Ancorado nos fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-crítica e do materialismo histórico e dialético, o ensaio conclui que o Escola sem Partido se constitui em um movimento autoritário, articulado com o movimento fascista internacional e com os setores políticos e econômicos mais reacionários da sociedade. Suas propostas representam o violento esforço do sistema capitalista em manter o seu processo de acumulação e concentração da riqueza, ainda que precise utilizar recursos que minam o Estado democrático de Direito liberal e as limitadas conquistas decorrentes da ampliação dos espaços de democratização formal pós Constituição de 1988.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Fernando Hermida, Universidade Federal da Paraíba

Uruguaio, naturalizado brasileiro. Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA), ambos da UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho – membro do HISTEDBR Nacional”. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1963-4639. Contato: jorgefernandohermida@yahoo.com.br

Jailton de Souza Lira, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto II da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFAL. Presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal de Alagoas (ADUFAL). Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho – membro do HISTEDBR Nacional”. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3534-0553. Contato: jailton.lira@cedu.ufal.br

Referências

CASTELLS, M. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

EVANGELISTA, J. E. Crise do marxismo e irracionalismo pós-moderno. São Paulo: Cortez Editora, 1997.

FRIGOTTO, G.; PENNA, F.; QUEIROZ, F. (org.) Educação democrática: antídoto ao Escola sem Partido. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2018.

FRIGOTTO, G. (org.) Escola “sem” Partido. Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. 2ª. reimpressão. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2017.

GALEANO, E. Las venas abiertas de América Latina. 8ª. ed. revisada y ampliada. Montevideo: Ediciones del Chanchito, 2006.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 1 (Introdução ao estudo da filosofia de Benedetto Croce). 3ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

HERMIDA, J. F.; LIRA, J. de S. Quando fundamentalismo religioso e mercado se encontram: as bases históricas, econômicas e políticas da escola sem partido. Roteiro, v. 45, p. 1-32, 9 jun. 2020.

HERMIDA, J. F.; LIRA, J. de S. O Programa Escola Livre em Alagoas, a crise de acumulação do capital e o fortalecimento da direita política brasileira. Revista Exitus, v. 8 n° 1, p. 141-170. Jan./Abr. 2018.

HERMIDA, J. F. e LIRA, J. de S. Políticas educacionais em tempos de golpe: entrevista com Dermeval Saviani. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 39, nº. 144, p.779-794, jul.-set. 2018b.

LEVITSKY, S. e ZIBLATT, D. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

MARX, K. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

MÉSZÁROS, I. A montanha que devemos conquistar, São Paulo: Boitempo, 2015.

NICOLAU, J. Prefácio. In: LEVITSKY, S. e ZIBLATT, D. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

REVISTA VEJA. Em mensagem, novo ministro da Educação fala sobre suas prioridades. In: <https://veja.abril.com.br/brasil/em-mensagem-novo-ministro-da-educacao-fala-sobre-suas-prioridades/> Acesso em: 29/07/2020.

SAVIANI, D. Entrevista. In: HERMIDA, J. F. e LIRA, J. de S. Políticas educacionais em tempos de golpe: entrevista com Dermeval Saviani. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 39, nº. 144, p.779-794, jul.-set. 2018.

SAVIANI, D. e DUARTE. N. Pedagogia Hustórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2015.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª. ed. ampliada e revisada. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2ª. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

UOL. Weintraub deixa o governo: seis polêmicas que marcaram a gestão no Ministério da Educação. In: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/06/18/weintraub-deixa-o-governo-seis-polemicas-que-marcaram-a-gestao-no-ministerio-da-educacao.htm> Acesso em: 29/07/2020.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

HERMIDA, J. F. .; DE SOUZA LIRA, J. . DESCONSTRUINDO A LÓGICA DA ESCOLA SEM PARTIDO: glosas críticas. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020137, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1542. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1542. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos