PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: o plano nacional de educação como arena de conflitos e interesse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1596

Palavras-chave:

Planejamento Participativo. Plano Nacional. Política Pública. Conflitos de Interesse.

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa que buscou analisar os percalços travados na trajetória de elaboração do Plano Nacional de Educação a partir da observação da  presença da participação da sociedade no planejamento de políticas públicas educacionais. Para isso, foi feito análise documenta a partir da materialização dos documentos buscando localizar na estrutura como a temática da partiicpação foi apresnetada pelos formuladores de políticas públicas e que concepção de participação é defendida pelo governo. A pesquisa apontou que o formato de atual de participação da sociedade enocntra-se fragilizado por falta de condições que preparem a sociedade para atuar de forma eficaz.

 

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Biografia do Autor

Luciene Amaral Da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora de Educação Básica, SEDUC/AL, Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.

Inalda Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Professora associada do Centro de Educação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. É líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE).

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

DA SILVA, L. A.; DOS SANTOS, I. M. . PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: o plano nacional de educação como arena de conflitos e interesse . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020205, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1596. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1596. Acesso em: 22 nov. 2024.

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