PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: o plano nacional de educação como arena de conflitos e interesse
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1596Palavras-chave:
Planejamento Participativo. Plano Nacional. Política Pública. Conflitos de Interesse.Resumo
O artigo é parte de uma pesquisa que buscou analisar os percalços travados na trajetória de elaboração do Plano Nacional de Educação a partir da observação da presença da participação da sociedade no planejamento de políticas públicas educacionais. Para isso, foi feito análise documenta a partir da materialização dos documentos buscando localizar na estrutura como a temática da partiicpação foi apresnetada pelos formuladores de políticas públicas e que concepção de participação é defendida pelo governo. A pesquisa apontou que o formato de atual de participação da sociedade enocntra-se fragilizado por falta de condições que preparem a sociedade para atuar de forma eficaz.
Downloads
Referências
AGUIAR, Marcia Angela da Silva. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões para reflexão. Educação & Sociedade, v. 31, p. 707-727, 2010.
BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Cidadania e direitos humanos. IEA. 2009. Disponível em: www.iea.usp. br/artigos. Acesso em: 31 jul. 2019.
BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.
BORDENAVE, Juan E. Dias. O que é participação. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BORDIGNON, Genuíno (et al). O planejamento educacional no Brasil. Brasília. Fórum Nacional de Educação. 2011. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/pdf/planejamento_educacional_brasil.pdf. Acesso em: jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). CONAE 2010. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o plano nacional de educação, suas diretrizes e estratégias de ação. Documento Referência. Brasília: MEC, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. O PNE 2011-2020: Metas e Estratégias. 2011. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/pdf/notas_tecnicas_pne_2011_2020.pdf Acesso em 02 de nov. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 21 ago. 2018.
BRUEL, Ana Lorena de Oliveira. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2012.
DOURADO, Luiz Fernandes (org.) A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: INEP/MEC, 2007.
FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Democracia e tecnocracia no planejamento educacional brasileiro: tensões permanentes na educação do século 21. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; FONSECA, Marília (org.). Política e planejamento educacional no Brasil do século 21. Brasília: Liber Livro, 2013.
GADOTTI, Moacir. Convocados, uma vez mais: rupturas, continuidade e desafios do PDE. São Paulo, Instituto Paulo Freire, 2008.
GANDIN, Danilo. A posição do planejamento participativo entre as ferramentas de intervenção na realidade. Currículo sem fronteiras. v. 1, n. 1, pp. 81-95, Jan/Jun 2001.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 1. 3. ed. Editora: Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1999.
LOUREIRO, Waldêres Nunes. Os planos de educação: estadual e municipal. In: OLIVEIRA, João Ferreira de; AGUIAR, Marcia Angela da S. (orgs.). Planos de educação e ações articuladas. Camaragibe, PE: CCS gráfica e editora, 2016.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.
OLIVEIRA, João Ferreira de. A educação básica e o PNE/2011-2020: Políticas de avaliação democrática. Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 6, p. 91-108, jan./jun. 2010.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual.3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SAES, Décio Azevedo Marques de. Cidadania e capitalismo: uma crítica à concepção liberal de cidadania. Crítica Marxista. nº 16. Campinas, SP: Revan, 2003. p. 9-56.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 1998.
SAVIANI, Dermeval. O plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1231-1255, out. 2007.
TEODORA, Romilda. COSTA, Célia Souza da. BUENO, Edina Dayane de Lara. NAGEL, Jaqueline Salanek de Oliveira. Política Educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba. Interações. Mato Grosso do Sul, v. 12, n. 40, pp.89-109, 2016.
VALENTE, Ivan. ROMANO, Roberto. PNE: Plano Nacional de Educação ou carta de intenção? Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 96-107, set./2002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciene Amaral Da Silva, Inalda Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).