FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: olhares discentes sobre a dicotomia enttre as disciplinas específicas e pegagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1617

Palavras-chave:

Disciplinas específicas e pedagógicas, Formação inicial de professores, Licenciatura em Matemática

Resumo

Este artigo objetiva discutir aspectos dicotômicos sobre as disciplinas específicas, do curso de Matemática, e as disciplinas Pedagógicas sob a ótica dos discentes, e busca estabelecer relações entre essas disciplinas e seus possíveis impactos na formação inicial do professor de Matemática. Essa visão dicotômica é, também, estudada por autores como Fiorentini (1995;2005), Lins (2005), Pires (2000), entre outros. A amostra utilizada é composta por alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações de Bardin (2016). Os resultados revelam significativa influência quanto aos impactos da organização curricular no processo de formação do futuro professor, além disso, aponta que os saberes docentes originam tanto nos cursos de graduação quanto de suas experiências profissionais e pessoais.

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Biografia do Autor

Pamela Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil.

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus Cascavel-PR

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM.

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

GONÇALVES, P.; MALACARNE, V. . FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: olhares discentes sobre a dicotomia enttre as disciplinas específicas e pegagógicas . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020169, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1617. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1617. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos