APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR URBANO POR CRIANÇAS DE ÁREA RURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1675

Palavras-chave:

Criança, Escola urbana, Rural

Resumo

O fechamento de escolas e a oferta de vagas para crianças de área rural no centro urbano compõem a política educacional que vem sendo adotada por municípios brasileiros. O objetivo do estudo foi compreender a apropriação dos espaços escolares urbanos por crianças de área rural entre 6 e 8 anos de idade. A pesquisa pautou-se pelo conceito de apropriação do espaço da Psicologia Ambiental e do referencial teórico-metodológico vigotskiano. Participaram da pesquisa cinco crianças matriculadas no 1º e 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola que recebe crianças de área rural. Os instrumentos utilizados foram: rodas de conversa sobre os espaços da escola; desenhos; fotografias e conversas individuais sobre elas. Pôde-se apreender que elementos do rural, como a plantas e pequenos animais, fizeram-se presentes no processo de apropriação do espaço e que a brincadeira e a imaginação, mesmo com impedimentos do espaço físico ou social, apareceram como fundamentais na facilitação do uso do espaço.

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Biografia do Autor

Leticia Michele Stencel, Universidade de São Paulo

Mestranda em Psicologia pela FFCLRP-USP; aluna do Programa de Pós-graduação em Psicologia no Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas; Bolsista da CAPES, n° 88887474474/2020-00.

Ana Paula Soares da Silva, FFCLRP-USP

Pós-doutora em Psicologia e Professora Associada da FFCLRP-USP no Programa de Pós-graduação em Psicologia; coordenadora do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

STENCEL, L. M.; SOARES DA SILVA, A. P. APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR URBANO POR CRIANÇAS DE ÁREA RURAL. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020202, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1675. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1675. Acesso em: 1 out. 2024.

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Artigos