CURRÍCULOS E CURRICULARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA NOS MESTRADOS EM EDUCAÇÃO DA UFPA, UEPA, UFT NA/DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1552

Palavras-chave:

Currículo, Curricularização, Formação docente contemporânea

Resumo

A curricularização da formação inicial docente, no ensino, na pesquisa e na extensão, nos mestrados em educação são questões das quais nos ocupamos e refletimos neste trabalho. A produção textual resulta da Pesquisa Documental de aspectos dos currículos dos cursos de mestrados em educação da UFPA, UEPA, UFT; três universidades públicas da região Norte, na Amazônia brasileira. Fazemos, também Análise Qualitativa Interpretacionista, conforme as três etapas metódicas inter-relacionadas: a etapa investigativa, uma interpretativa e outra propositiva. Nossa fundamentação teórica é de autores da área de currículo e formação de professores tais como: Bernard Charlot (2000), Jurjo Santomé (1998), Gimeno Sacristán (2000), Ivani fazenda (2001, 2008), Elizabeth Macedo (2001), Tomaz Tadeu Silva (2000). A curricularização da extensão na educação superior para a formação inicial, está prescrita na legislação; na pós-graduação ainda não está definida, mas, poderá vir a ser exigida já que a legislação sobre a extensão para a educação superior aponta para o processo de curricularização também na especialização, no mestrado, doutorado. Os cursos de mestrado em educação da UFPA, UEPA, UFT, criados antes do marco legal da extensão acadêmica, não explicitam nos seus currículos a curricularização da extensão, apesar de, curricularizadas estarem, o ensino e a pesquisa.

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Biografia do Autor

Damião Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doc. pela UEPA. Doutor em educação pela UFBA. Mestre em educação pela UFG. Docente do PGEDA/UFPA e do PPGE/UFT. Líder do grupo de pesquisa CNPQ Gepce/Minorias. Sócio da Anped/Nacional GT 12 – Currículo e Anped/Norte. Coordenador do PPPGE/UFT. Brasil. ORCID: 

Marcos Irondes Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação na Amazônia e Mestre em Educação, pela UFT. Vice-Líder do grupo de pesquisa CNPQ Gepce/Minorias. Professor da Educação Básica da Secretaria da Educação do Tocantins.

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Publicado

2021-04-26

Como Citar

ROCHA, D. .; IRONDES COELHO, M. . CURRÍCULOS E CURRICULARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA NOS MESTRADOS EM EDUCAÇÃO DA UFPA, UEPA, UFT NA/DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020144, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1552. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1552. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê