POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO CEARENSE (2007-2019)
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1671Palavras-chave:
Políticas de accountability. Gestão por resultados. Educação Básica. Estado do Ceará.Resumo
O artigo analisa o processo de implantação e de consolidação das políticas de accountability na educação pública cearense, refletindo acerca das relações estabelecidas entre governo estadual e municipais neste processo. Apresenta as principais políticas de accountability adotadas no estado. Resulta de revisão bibliográfica acerca da temática proposta e da análise de documentos legais e normativos da política educacional cearense. Numa perspectiva gerencialista da gestão por resultados, o governo do estado do Ceará implantou políticas que articulam medidas de avaliação externa em larga escala, de responsabilização e de prestação de contas que envolvem as redes estadual e municipais de ensino. Tem atuado como regulador e avaliador da educação municipal por meio da implantação de um regime de colaboração “sob condicionalidades” (FREITAS, 2007), orientado para o alcance metas e o pagamento de bonificações.
Downloads
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009b.
AFONSO, Almerindo Janela. Estado, políticas educacionais e obsessão avaliativa. Contrapontos, Itajaí, v.7, n.1. p.11-22, jan./abr. 2007. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/888/741. Acesso em: 29 abr. 2020.
AFONSO, Almerindo Janela. Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 13, n. 13, p. 13-29, jul. 2009a. Disponível em: http://hdl.handle.net/10437/1753. Acesso em: 29 abr. 2020.
AGUIAR, Rui Rodrigues. O Regime de colaboração do Ceará. Em Aberto, Brasília, v. 19, n. 75, p. 133-137, jul. 2002. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.19i75.2173, Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2576. Acesso em: 01 nov. 2019.
AUGUSTO, Fhilipe. Com os melhores resultados na história, 182 municípios recebem Prêmio Escola Nota Dez. Secretaria da Educação – SEDUC [Portal]. Fortaleza, 6 jun. 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2019/06/06/com-os-melhores-resultados-na-historia-182-municipios-recebem-premio-escola-nota-dez/. Acesso em: 29 abr. 2020.
BARBALHO, Alexandre. Os modernos e os tradicionais: cultura política no Ceará contemporâneo. Estudos de Sociologia, Araraquara/SP, v.12, n. 22, p. 27-42, 2007. Disponível em: http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/3983.Acesso em: 16 jan. 2021.
BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n2/aopep633.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.
Acesso em:10 jan.2020
CAMARÃO, Virna do Carmo; RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain; ALBURQUERQUE, Francisco Carlos Araújo. Política da gestão por resultados na educação cearense (1995-2014). Praia Vermelha, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 299-484, jul./dez. 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/praiavermelha/article/view/10160. Acesso em: 29 abr. 2020.
CARVALHO, Rejane Vasconcelos Acioly. Ciclos Políticos: reflexões teóricas e apontamentos empíricos sobre condições de longevidade políticas em esferas públicas midiatizadas. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 32., 2008, Caxambu, MG, Anais [...].Caxambu: ANPOCS, 2008a.Disponível em: http://opiniaopublica.ufmg.br/site/files/biblioteca/Rejane-Maria-Vasconcelos-Accioly-Carvalho.pdf.Acesso em: 12 ago. 2021.
CARVALHO, Rejane Vasconcelos Acioly. Fronteiras simbólicas borradas na transição de ciclos políticos: A campanha para o governo do Ceará em 2006. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 39, n. 2, p. 22-43, 2008b.
CEARÁ. Lei n.º 12.452, de 6 de junho de 1995. Dispõe sobre o Processo de Municipalização do Ensino Público do Ceará e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/trabalho-administracao-e-servico-publico/item/2401-lei-n-12-452-de-06-06-95-d-o-de-27-06-95. Acesso em: 09 ago. 2021
CEARÁ. Lei n.º 13. 203 de 21 de fevereiro de 2002. Institui o Prêmio Educacional “Escola do Novo Milênio – Educação Básica de Qualidade no Ceará”, relativo ao ano de 2001 e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/3422-lei-revogada-pela-lei-n-13-541-de-22-11-04-lei-n-13-203-de-21-02-02-do-25-02-02.
Acesso em: 11 ago. 2021.
CEARÁ. Lei n.º 14.023, de 17 de dezembro de 2007. Modifica dispositivos da Lei n. º12.612, de 7 de agosto de 1996, que define critérios para distribuição da parcela de receita do produto e arrecadação do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, pertencente aos municípios e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2007b]. Disponível em: http://pesquisa.doe.seplag.ce.gov.br/doepesquisa/sead.do?page=pesquisaAvancada&cmd=10&action. Acesso em: 27 abr. 2020.
CEARÁ. Lei n.º 14.026, de 17 de dezembro de 2007. Cria o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), de cooperação técnica e incentivo para melhoria dos indicadores de aprendizagem nos municípios cearenses e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2007a]. Disponível em: https://paic.seduc.ce.gov.br/images/leis/lei_14026_2007.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.
CEARÁ. Lei n.º14.371, de 19 de junho de 2009. Cria o Prêmio Escola Nota Dez, destinado a premiar as escolas públicas com melhor resultado no Índice de Desempenho Escolar - Alfabetização (IDEALFA), e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/5365-lei-n-14-371-de-19-06-09-d-o-de-19-06-09-revogado-pela-lei-n-15-923-de-15-12-15?tmpl=component&print=1.Acesso em: 10 ago. 2021.
CEARÁ. Lei n.º 14.483, de 08 outubro de 2009. Institui a premiação para alunos do ensino médio com melhor desempenho acadêmico nas escolas da rede pública de ensino do estado e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2009b]. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/4994-lei-n-14-483-de-08-10-09-d-o-de-20-10-09. Acesso em: 01 mar. 2020.
CEARÁ. Lei n.º 14.484, de 08 de outubro de 2009. Institui o Prêmio Aprender pra Valer, destinado ao quadro funcional das escolas da rede estadual de ensino, e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2009c]. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/4993-lei-14-484-de-08-10-09-d-o-de-20-10-09. Acesso em: 01 mar. 2020.
CEARÁ. Lei nº 15.052, de 06 de dezembro de 2011. Institui o Prêmio Escola Nota Dez, destinado a premiar as escolas públicas com melhores resultados de aprendizagem no segundo e quinto anos de ensino fundamental, e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/2792-lei-n-15-052-de-06-12-11-do-12-12-11-revogado-pela-lei-n-15-923-de-15-12-15?tmpl=component&print=1.Acesso em: 11 mar. 2020.
CEARÁ. Lei n.º 15.922, de 15 de dezembro de 2015. Altera a redação do Inciso II do Art. 1º da Lei nº 12.612, de 7 de agosto de 1996. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/4226-lei-n-15-922-de-15-12-15-d-o-15-12-15?tmpl=component&print=1. Acesso em: 08 ago. 2021.
CEARÁ. Lei n.º 15.923, de 15 de dezembro de 2015. Institui o prêmio escola nota dez, destinado a premiar as escolas públicas com melhores resultados de aprendizagem no segundo, quinto e nono anos do ensino fundamental. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2015]. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/4227-lei-n-15-923-de-15-12-15-d-o-15-12-15. Acesso em: 01 mar. 2020.
CEARÁ. Lei n.º 16.448, de 12 de dezembro de 2017. Institui o prêmio foco na aprendizagem, destinado ao quadro funcional das escolas da rede estadual de ensino. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2017]. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/6057-lei-n-16-448-de-12-12-17-d-o-12-12-17. Acesso em: 01 mar. 2020.
CEARÁ. Lei n.º 17.130, de 12 de dezembro de 2019. Altera a redação do Art. 2º da Lei nº 15.922, de 15 de dezembro de 2015. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/6914-lei-n-17-130-12-12-19-d-o-16-12-19. Acesso em: 12 ago. 2021.
CEARÁ. Secretaria da Educação. Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem: o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará / Secretaria da Educação. Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Fortaleza: SEDUC, 2012. 196 p.
CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (CAEd). SPAECE - o sistema. 2020. Disponível em: http://www.spaece.caedufjf.net/. Acesso em: 20 nov. 2020.
CESGRANRIO. Quem somos. Uma história de sucessos e realizações. Disponível em: http://www.cesgranrio.org.br/institucional/quem_somos.aspx. Acesso em: 18 jun. 2020
COELHO, Maria Izolda Cela Arruda. Rede de cooperação entre escolas: uma ação no âmbito do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação) – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), Universidade Federal de Juíz de Fora, Juíz de Fora, 2013.
CORREA, Erisson Viana. Accountability na educação: Impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
COSTA, Anderson Gonçalves. A política educacional cearense no (des)compasso da accountability. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020.
DANTAS, Larissa Martins. Avaliação externa e prática docente: o caso do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) em uma escola em Maracanaú-CE. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo M. L.; RODRIGUES, Doriedson S. (org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas, SP: Alínea, 2012. v. 1, p. 52-71.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas, SP: Autores e Associados, 2007.
MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Germano; LIMA, Diva; FARIAS, Maria Adalgiza de. Política de avaliação educacional no Estado do Ceará: histórico dos programas de avaliação da Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC). Tópicos Educacionais, Recife, v.19, n.2, p. 54-75, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2013.22369. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/22369. Acesso em: 25 abr. 2020.
NOBRE, Maria Cristina de Queiroz. Modernização do atraso: a hegemonia burguesa do CIC e as alianças eleitorais da “Era Tasso”. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, 2008.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; CLEMENTINO, Ana Maria. As políticas de responsabilização na educação básica nos estados do nordeste. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; RODRIGUES, Cibele Maria Lima. (org.). A política educacional em contexto de desigualdade: uma análise das redes públicas de ensino da região Nordeste. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2019, p. 523-562.
OLIVEIRA, Gilson de Sousa. O programa de formação continuada para gestores escolares da CEFEB e seus efeitos na gestão das escolas municipais do Estado do Ceará. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain, et al. Gestão por resultados na educação: a responsabilização e o regime de colaboração na promoção do direito à educação no Ceará (1995-2014). Relatório final do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade. Fortaleza: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, 2018.
RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain; LIRA, Laís Melo; SOARES, Bruna Isabel Bezerra. A reforma do Estado e modernização da gestão da educação básica no Ceará (1995-2006). HOLOS, ano 28, v. 2, 2012. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2012.880. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/880. Acesso em: 22 abr. 2020.
SCHNEIDER, Marilda Pasqual, NARDI, Elton Luiz. Accountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do Estado-avaliador? ETD - Educação Temática Digital, v.17, n.1, p. 58-74, jan-abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634818. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634818. Acesso em: 22 abr. 2020.
VALDEVINO, Felippe Gonçalves. Políticas de Accountability como estratégia para a consolidação do gerencialismo na educação pública cearense (2007-2014). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - PB, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Arlane Markely, Andréia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).