POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO CEARENSE (2007-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1671

Palavras-chave:

Políticas de accountability. Gestão por resultados. Educação Básica. Estado do Ceará.

Resumo

O artigo analisa o processo de implantação e de consolidação das políticas de accountability na educação pública cearense, refletindo acerca das relações estabelecidas entre governo estadual e municipais neste processo.  Apresenta as principais políticas de accountability adotadas no estado. Resulta de revisão bibliográfica acerca da temática proposta e da análise de documentos legais e normativos da política educacional cearense. Numa perspectiva gerencialista da gestão por resultados, o governo do estado do Ceará implantou políticas que articulam medidas de avaliação externa em larga escala, de responsabilização e de prestação de contas que envolvem as redes estadual e municipais de ensino. Tem atuado como regulador e avaliador da educação municipal por meio da implantação de um regime de colaboração “sob condicionalidades” (FREITAS, 2007), orientado para o alcance metas e o pagamento de bonificações.

 

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Biografia do Autor

Arlane Markely, Secretaria Municipal de Educação de Crato-Ce/Professora

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Professora da rede pública do município de Crato/CE. Grupo de Estudos em Política e Gestão Educacional, que integra o Laboratório de Pesquisa em Políticas Educacionais da UFCG (LEPPE/UFCG). Vice diretora estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), seção Ceará, sendo eleita para o biênio 2021-2023.

Andréia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande/PB/Professora associada

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2004). Pós-doutoranda Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada da UFCG e docente permanente do PPGEd/UFCG.  Coordenadora do Grupo de Estudos em Política e Gestão Educacional, que integra o Laboratório de Pesquisa em Políticas Educacionais da UFCG (LEPPE/UFCG).

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Publicado

2021-11-20

Como Citar

DOS SANTOS FREIRE, A. M. .; FERREIRA DA SILVA, A. POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO CEARENSE (2007-2019). Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020184, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1671. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1671. Acesso em: 4 out. 2024.

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Artigos