POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO CEARENSE (2007-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1671

Palavras-chave:

Políticas de accountability. Gestão por resultados. Educação Básica. Estado do Ceará.

Resumo

O artigo analisa o processo de implantação e de consolidação das políticas de accountability na educação pública cearense, refletindo acerca das relações estabelecidas entre governo estadual e municipais neste processo.  Apresenta as principais políticas de accountability adotadas no estado. Resulta de revisão bibliográfica acerca da temática proposta e da análise de documentos legais e normativos da política educacional cearense. Numa perspectiva gerencialista da gestão por resultados, o governo do estado do Ceará implantou políticas que articulam medidas de avaliação externa em larga escala, de responsabilização e de prestação de contas que envolvem as redes estadual e municipais de ensino. Tem atuado como regulador e avaliador da educação municipal por meio da implantação de um regime de colaboração “sob condicionalidades” (FREITAS, 2007), orientado para o alcance metas e o pagamento de bonificações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlane Markely, Secretaria Municipal de Educação de Crato-Ce/Professora

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Professora da rede pública do município de Crato/CE. Grupo de Estudos em Política e Gestão Educacional, que integra o Laboratório de Pesquisa em Políticas Educacionais da UFCG (LEPPE/UFCG). Vice diretora estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), seção Ceará, sendo eleita para o biênio 2021-2023.

Andréia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande/PB/Professora associada

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2004). Pós-doutoranda Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada da UFCG e docente permanente do PPGEd/UFCG.  Coordenadora do Grupo de Estudos em Política e Gestão Educacional, que integra o Laboratório de Pesquisa em Políticas Educacionais da UFCG (LEPPE/UFCG).

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009b.

AFONSO, Almerindo Janela. Estado, políticas educacionais e obsessão avaliativa. Contrapontos, Itajaí, v.7, n.1. p.11-22, jan./abr. 2007. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/888/741. Acesso em: 29 abr. 2020.

AFONSO, Almerindo Janela. Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 13, n. 13, p. 13-29, jul. 2009a. Disponível em: http://hdl.handle.net/10437/1753. Acesso em: 29 abr. 2020.

AGUIAR, Rui Rodrigues. O Regime de colaboração do Ceará. Em Aberto, Brasília, v. 19, n. 75, p. 133-137, jul. 2002. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.19i75.2173, Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2576. Acesso em: 01 nov. 2019.

AUGUSTO, Fhilipe. Com os melhores resultados na história, 182 municípios recebem Prêmio Escola Nota Dez. Secretaria da Educação – SEDUC [Portal]. Fortaleza, 6 jun. 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2019/06/06/com-os-melhores-resultados-na-historia-182-municipios-recebem-premio-escola-nota-dez/. Acesso em: 29 abr. 2020.

BARBALHO, Alexandre. Os modernos e os tradicionais: cultura política no Ceará contemporâneo. Estudos de Sociologia, Araraquara/SP, v.12, n. 22, p. 27-42, 2007. Disponível em: http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/3983.Acesso em: 16 jan. 2021.

BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n2/aopep633.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.

Acesso em:10 jan.2020

CAMARÃO, Virna do Carmo; RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain; ALBURQUERQUE, Francisco Carlos Araújo. Política da gestão por resultados na educação cearense (1995-2014). Praia Vermelha, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 299-484, jul./dez. 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/praiavermelha/article/view/10160. Acesso em: 29 abr. 2020.

CARVALHO, Rejane Vasconcelos Acioly. Ciclos Políticos: reflexões teóricas e apontamentos empíricos sobre condições de longevidade políticas em esferas públicas midiatizadas. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 32., 2008, Caxambu, MG, Anais [...].Caxambu: ANPOCS, 2008a.Disponível em: http://opiniaopublica.ufmg.br/site/files/biblioteca/Rejane-Maria-Vasconcelos-Accioly-Carvalho.pdf.Acesso em: 12 ago. 2021.

CARVALHO, Rejane Vasconcelos Acioly. Fronteiras simbólicas borradas na transição de ciclos políticos: A campanha para o governo do Ceará em 2006. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 39, n. 2, p. 22-43, 2008b.

CEARÁ. Lei n.º 12.452, de 6 de junho de 1995. Dispõe sobre o Processo de Municipalização do Ensino Público do Ceará e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/trabalho-administracao-e-servico-publico/item/2401-lei-n-12-452-de-06-06-95-d-o-de-27-06-95. Acesso em: 09 ago. 2021

CEARÁ. Lei n.º 13. 203 de 21 de fevereiro de 2002. Institui o Prêmio Educacional “Escola do Novo Milênio – Educação Básica de Qualidade no Ceará”, relativo ao ano de 2001 e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/3422-lei-revogada-pela-lei-n-13-541-de-22-11-04-lei-n-13-203-de-21-02-02-do-25-02-02.

Acesso em: 11 ago. 2021.

CEARÁ. Lei n.º 14.023, de 17 de dezembro de 2007. Modifica dispositivos da Lei n. º12.612, de 7 de agosto de 1996, que define critérios para distribuição da parcela de receita do produto e arrecadação do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, pertencente aos municípios e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2007b]. Disponível em: http://pesquisa.doe.seplag.ce.gov.br/doepesquisa/sead.do?page=pesquisaAvancada&cmd=10&action. Acesso em: 27 abr. 2020.

CEARÁ. Lei n.º 14.026, de 17 de dezembro de 2007. Cria o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), de cooperação técnica e incentivo para melhoria dos indicadores de aprendizagem nos municípios cearenses e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2007a]. Disponível em: https://paic.seduc.ce.gov.br/images/leis/lei_14026_2007.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.

CEARÁ. Lei n.º14.371, de 19 de junho de 2009. Cria o Prêmio Escola Nota Dez, destinado a premiar as escolas públicas com melhor resultado no Índice de Desempenho Escolar - Alfabetização (IDEALFA), e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/5365-lei-n-14-371-de-19-06-09-d-o-de-19-06-09-revogado-pela-lei-n-15-923-de-15-12-15?tmpl=component&print=1.Acesso em: 10 ago. 2021.

CEARÁ. Lei n.º 14.483, de 08 outubro de 2009. Institui a premiação para alunos do ensino médio com melhor desempenho acadêmico nas escolas da rede pública de ensino do estado e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2009b]. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/4994-lei-n-14-483-de-08-10-09-d-o-de-20-10-09. Acesso em: 01 mar. 2020.

CEARÁ. Lei n.º 14.484, de 08 de outubro de 2009. Institui o Prêmio Aprender pra Valer, destinado ao quadro funcional das escolas da rede estadual de ensino, e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2009c]. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/4993-lei-14-484-de-08-10-09-d-o-de-20-10-09. Acesso em: 01 mar. 2020.

CEARÁ. Lei nº 15.052, de 06 de dezembro de 2011. Institui o Prêmio Escola Nota Dez, destinado a premiar as escolas públicas com melhores resultados de aprendizagem no segundo e quinto anos de ensino fundamental, e dá outras providências. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/2792-lei-n-15-052-de-06-12-11-do-12-12-11-revogado-pela-lei-n-15-923-de-15-12-15?tmpl=component&print=1.Acesso em: 11 mar. 2020.

CEARÁ. Lei n.º 15.922, de 15 de dezembro de 2015. Altera a redação do Inciso II do Art. 1º da Lei nº 12.612, de 7 de agosto de 1996. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/4226-lei-n-15-922-de-15-12-15-d-o-15-12-15?tmpl=component&print=1. Acesso em: 08 ago. 2021.

CEARÁ. Lei n.º 15.923, de 15 de dezembro de 2015. Institui o prêmio escola nota dez, destinado a premiar as escolas públicas com melhores resultados de aprendizagem no segundo, quinto e nono anos do ensino fundamental. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2015]. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/4227-lei-n-15-923-de-15-12-15-d-o-15-12-15. Acesso em: 01 mar. 2020.

CEARÁ. Lei n.º 16.448, de 12 de dezembro de 2017. Institui o prêmio foco na aprendizagem, destinado ao quadro funcional das escolas da rede estadual de ensino. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, [2017]. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/6057-lei-n-16-448-de-12-12-17-d-o-12-12-17. Acesso em: 01 mar. 2020.

CEARÁ. Lei n.º 17.130, de 12 de dezembro de 2019. Altera a redação do Art. 2º da Lei nº 15.922, de 15 de dezembro de 2015. Fortaleza: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/6914-lei-n-17-130-12-12-19-d-o-16-12-19. Acesso em: 12 ago. 2021.

CEARÁ. Secretaria da Educação. Regime de colaboração para a garantia do direito à aprendizagem: o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará / Secretaria da Educação. Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Fortaleza: SEDUC, 2012. 196 p.

CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (CAEd). SPAECE - o sistema. 2020. Disponível em: http://www.spaece.caedufjf.net/. Acesso em: 20 nov. 2020.

CESGRANRIO. Quem somos. Uma história de sucessos e realizações. Disponível em: http://www.cesgranrio.org.br/institucional/quem_somos.aspx. Acesso em: 18 jun. 2020

COELHO, Maria Izolda Cela Arruda. Rede de cooperação entre escolas: uma ação no âmbito do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação) – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), Universidade Federal de Juíz de Fora, Juíz de Fora, 2013.

CORREA, Erisson Viana. Accountability na educação: Impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

COSTA, Anderson Gonçalves. A política educacional cearense no (des)compasso da accountability. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020.

DANTAS, Larissa Martins. Avaliação externa e prática docente: o caso do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) em uma escola em Maracanaú-CE. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo M. L.; RODRIGUES, Doriedson S. (org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas, SP: Alínea, 2012. v. 1, p. 52-71.

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas, SP: Autores e Associados, 2007.

MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Germano; LIMA, Diva; FARIAS, Maria Adalgiza de. Política de avaliação educacional no Estado do Ceará: histórico dos programas de avaliação da Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC). Tópicos Educacionais, Recife, v.19, n.2, p. 54-75, jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2013.22369. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/22369. Acesso em: 25 abr. 2020.

NOBRE, Maria Cristina de Queiroz. Modernização do atraso: a hegemonia burguesa do CIC e as alianças eleitorais da “Era Tasso”. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, 2008.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; CLEMENTINO, Ana Maria. As políticas de responsabilização na educação básica nos estados do nordeste. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; RODRIGUES, Cibele Maria Lima. (org.). A política educacional em contexto de desigualdade: uma análise das redes públicas de ensino da região Nordeste. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2019, p. 523-562.

OLIVEIRA, Gilson de Sousa. O programa de formação continuada para gestores escolares da CEFEB e seus efeitos na gestão das escolas municipais do Estado do Ceará. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain, et al. Gestão por resultados na educação: a responsabilização e o regime de colaboração na promoção do direito à educação no Ceará (1995-2014). Relatório final do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade. Fortaleza: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, 2018.

RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain; LIRA, Laís Melo; SOARES, Bruna Isabel Bezerra. A reforma do Estado e modernização da gestão da educação básica no Ceará (1995-2006). HOLOS, ano 28, v. 2, 2012. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2012.880. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/880. Acesso em: 22 abr. 2020.

SCHNEIDER, Marilda Pasqual, NARDI, Elton Luiz. Accountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do Estado-avaliador? ETD - Educação Temática Digital, v.17, n.1, p. 58-74, jan-abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634818. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634818. Acesso em: 22 abr. 2020.

VALDEVINO, Felippe Gonçalves. Políticas de Accountability como estratégia para a consolidação do gerencialismo na educação pública cearense (2007-2014). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - PB, 2018.

Downloads

Publicado

2021-11-20

Como Citar

DOS SANTOS FREIRE, A. M. .; FERREIRA DA SILVA, A. POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO CEARENSE (2007-2019). Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020184, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1671. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1671. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos