OS GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1571Palavras-chave:
PIBID, Gêneros Textuais, Ensino de QuímicaResumo
O presente trabalho trata-se de resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, a qual teve por objetivo investigar que contribuições são percebidas por futuros professores de Química a partir da utilização de diferentes gêneros textuais durante um processo formativo. O recorte reúne dados constituídos por meio de observações das reuniões semanais, relatórios semestrais e de entrevistas semiestruturadas com os bolsistas do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de uma instituição federal de ensino superior do estado do Paraná. Utilizou-se como metodologia de análise elementos da Análise de Conteúdo, sendo as categorias definidas, a priori, mediante os referenciais teóricos em torno dos gêneros textuais. Os resultados revelaram que a utilização de diferentes materiais didáticos permitiu aos licenciandos aperfeiçoarem suas habilidades de leitura e escrita, sinalizando a importância dessas ferramentas na formação de professores. Entre estas constatações, pode-se ressaltar: a ampliação de vocabulário, o aperfeiçoamento na interpretação, a síntese de textos, bem como o incentivo à prática de leitura.
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