OS GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1571

Palavras-chave:

PIBID, Gêneros Textuais, Ensino de Química

Resumo

O presente trabalho trata-se de resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, a qual teve por objetivo investigar que contribuições são percebidas por futuros professores de Química a partir da utilização de diferentes gêneros textuais durante um processo formativo. O recorte reúne dados constituídos por meio de observações das reuniões semanais, relatórios semestrais e de entrevistas semiestruturadas com os bolsistas do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de uma instituição federal de ensino superior do estado do Paraná. Utilizou-se como metodologia de análise elementos da Análise de Conteúdo, sendo as categorias definidas, a priori, mediante os referenciais teóricos em torno dos gêneros textuais. Os resultados revelaram que a utilização de diferentes materiais didáticos permitiu aos licenciandos aperfeiçoarem suas habilidades de leitura e escrita, sinalizando a importância dessas ferramentas na formação de professores. Entre estas constatações, pode-se ressaltar: a ampliação de vocabulário, o aperfeiçoamento na interpretação, a síntese de textos, bem como o incentivo à prática de leitura.

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Biografia do Autor

Franciellen Rodrigues da Silva Costa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino de Ciências – GETEPEC – UEL e do Grupo de Pesquisa Processos Formativos e Linguagens na Educação em Ciências da Natureza – UFPR.

Sérgio Camargo, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências/Campus de Bauru – Brasil. Docente Associado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Setor de Educação/Depto. de Teoria e Prática de Ensino. Docente do Programa de Pós-Graduação Educação: Teoria e Prática de Ensino. Docente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática – UFPR.

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA COSTA, F. .; CAMARGO, S. . OS GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020156, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1571. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1571. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos