O LUGAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PROJETOS POLITICO-PEDAGÓGICOS DE DUAS ESCOLAS PARAENSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1533

Palavras-chave:

Escola Básica, Educação das Relações Étnico-Raciais, Projeto Político-Pedagógico, Currículo

Resumo

O objetivo deste artigo, é analisar o lugar da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de duas escolas paraenses, com base em seus documentos escolares, PPPs e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma delas. Recorremos a Bardin (2016) para a categorização dessa empiria. Acionamos Veiga (2003) para a ponderação sobre Projeto Político-Pedagógico; e sua implementação em Gomes (2012). Para a ERER e a escola, recorremos a Coelho e Coelho (2013, 2018). Concluímos que o trabalho realizado por ambas as escolas possibilita, ainda que de forma pontual, uma discussão junto aos discentes, com vistas à problematização da identidade, racismo e discriminação, embora não reflita a institucionalidade e a implementação da ERER nos documentos escolares.

 

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Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho , niversidade Federal do Pará

Doutora em Educação (UFRN). Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém – Pará – Brasil. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação em rede na Amazônia (EDUCANORTE) Educação em Ciências e Matemáticas (PPGCEM/UFPA) e Educação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAB/GERA/UFPA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8679-809X. E-mail: wilmacoelho@yahoo.com.br

Kátia Evangelista Regis, Universidade Federal do Maranhã

Doutora em Educação (PUC-SP). Professora Associada II da Universidade Federal do Maranhão – UFMA – São Luís – Maranhão – Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (UFMA) e Núcleo Interdisciplinar em Estudos Afro-Brasileiros (UFMA). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4104-1963. E-mail: katia_educ@yahoo.com.br

Carlos Aldemir Farias da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Sociais - Antropologia (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém – Pará – Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGCEM/UFPA). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAB/GERA/UFPA). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5463-1316. E-mail: carlosfarias1@gmail.com.br

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Publicado

2021-03-19

Como Citar

BAÍA COELHO , W. de N. .; EVANGELISTA REGIS, K. .; FARIAS DA SILVA, C. A. . O LUGAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PROJETOS POLITICO-PEDAGÓGICOS DE DUAS ESCOLAS PARAENSES. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020129, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1533. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1533. Acesso em: 24 nov. 2024.

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