IDENTIDADE NEGRA EM NARRATIVAS INFANTIS: a memória como alicerce construtor da identidade negra dentro das identidades
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1582Palavras-chave:
Identidade negra, Memória, Narrativas infantisResumo
Apresentamos neste artigo o resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada de “Memória e Educação: construções da identidade étnica-racial de estudantes negras do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal da cidade de Jequié-BA” que buscou identificar construções de identidades étnico-raciais através de concepções de raça e racismo presente em narrativas de estudantes negras. Para tanto, construimos uma discussão na perspectiva das relações étnico-raciais no que tange aos processos sociais, históricos e subjetivos das construções da identidade negra. A pesquisa se configura de cunho sociológico, tendo como base metodológica entrevistas semiestruturadas. Como referência trazemos as concepções de: Fanon, Gomes, Hall, Munanga, Schwarcz, Ariès, Corsaro, Pollak, Halbwachs, dentre outros. Os resultados obtidos por meio deste estudo sugerem que: a) as estudantes negras se percebem negras, conhecem os comportamentos de racismo, mas não compreendem porque este comportamento acontece; b) as estudantes negras querem ser aceitas como negras e buscam, para isso, assimilações de padrões de beleza negra já aceitos.
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