INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1661

Palavras-chave:

Inovações curriculares, Componente Curricular, Educação menor

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer a retomada de alguns texto bem como narrar os acontecimentos em nossa experiência vivenciada dentro da disciplina de Inovações Curriculares e Didática, disciplina esta que é componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf./UNIR) ofertada no período de 17 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2020 no semestre 2020-1. O método que foi utilizado para subsidiar a discussão consistiu em revisão de literatura, análise das teorias mostradas dentro dos textos abordados, bem como uma singela reflexão sobre nossas concepções após a imersão na literatura. A base teórica empregada advém dos estudos da área de ensino, especialmente das bases conceituais nas concepções de currículo e didática, tendo como conceitos chave o currículo pós estruturalista. O principal resultado que a discussão indicou reside em mudanças propiciadas nos autores, pelas teorias abordadas, em especial, pelo fato dos autores não possuírem licenciatura, e mesmo sendo importante as teorias para todos os educadores, foi a primeira vez que abordamos os temas elencados na disciplina. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLACK, Carol. Escolariando o Mundo: o último fardo do homem branco. Documentário em vídeo. (64 min), 2010. Creative commons. Lost peoples films Disponível em: https://schoolingtheworld.org/viewfilm/. Acesso em: 3 fev. 2020.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa in Teoria & Educação. N. 2. Porto Alegre: Pannonica, 1990, p. 177-229.

JESUS, Francis Roberta de. QUANDO A AULA NÃO TEM SALA: Problematizações sobre jogos de cenas indisciplinares de ensino e de aprendizagem no contexto escolar. REMATEC : Revista de Matemática, Ensino e Cultura, [s. l.], ano 15, n. 33, p. 09-30, jan-abr 2020. DOI 10.37084. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/issue/viewIssue/35/35. Acesso em: 30 maio 2020.

MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira; GALLO, Sílvio. Educação como percurso: por uma mestria ativa, criativa e inventiva na educação de surdos. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo , v. 13, n. 3, p. 83-103, Dec. 2018. Disponivel em: < https://doi.org/10.1590/2176-457335428 >. Acesso em 28 Maio de 2020.

MEPE, Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional. Disponível em: http://www.mepe.unir.br/. Acesso em: 31 maio 2020.

ULLRICH, W; VASQUES, C. K. V. O OUTRO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma abordagem pela lente do reconhecimento. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 2, p. 290-314, maio/ago. 2017.

VARELA, Julia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação. Porto Alegre, n.6, 1992. p.68-96.

VEIGA-NETO, Alfredo. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Anais. Porto Alegre: PUC/RS, 2008, p. 35-58.

Downloads

Publicado

2021-11-20

Como Citar

SOUZA MARTINS, C.; RODRIGUES, M.; JADER PEREIRA SILVA, S. . INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020187, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1661. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1661. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos