INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1661Palavras-chave:
Inovações curriculares, Componente Curricular, Educação menorResumo
Este artigo tem como objetivo fazer a retomada de alguns texto bem como narrar os acontecimentos em nossa experiência vivenciada dentro da disciplina de Inovações Curriculares e Didática, disciplina esta que é componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf./UNIR) ofertada no período de 17 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2020 no semestre 2020-1. O método que foi utilizado para subsidiar a discussão consistiu em revisão de literatura, análise das teorias mostradas dentro dos textos abordados, bem como uma singela reflexão sobre nossas concepções após a imersão na literatura. A base teórica empregada advém dos estudos da área de ensino, especialmente das bases conceituais nas concepções de currículo e didática, tendo como conceitos chave o currículo pós estruturalista. O principal resultado que a discussão indicou reside em mudanças propiciadas nos autores, pelas teorias abordadas, em especial, pelo fato dos autores não possuírem licenciatura, e mesmo sendo importante as teorias para todos os educadores, foi a primeira vez que abordamos os temas elencados na disciplina.
Downloads
Referências
BLACK, Carol. Escolariando o Mundo: o último fardo do homem branco. Documentário em vídeo. (64 min), 2010. Creative commons. Lost peoples films Disponível em: https://schoolingtheworld.org/viewfilm/. Acesso em: 3 fev. 2020.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa in Teoria & Educação. N. 2. Porto Alegre: Pannonica, 1990, p. 177-229.
JESUS, Francis Roberta de. QUANDO A AULA NÃO TEM SALA: Problematizações sobre jogos de cenas indisciplinares de ensino e de aprendizagem no contexto escolar. REMATEC : Revista de Matemática, Ensino e Cultura, [s. l.], ano 15, n. 33, p. 09-30, jan-abr 2020. DOI 10.37084. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/issue/viewIssue/35/35. Acesso em: 30 maio 2020.
MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira; GALLO, Sílvio. Educação como percurso: por uma mestria ativa, criativa e inventiva na educação de surdos. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo , v. 13, n. 3, p. 83-103, Dec. 2018. Disponivel em: < https://doi.org/10.1590/2176-457335428 >. Acesso em 28 Maio de 2020.
MEPE, Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional. Disponível em: http://www.mepe.unir.br/. Acesso em: 31 maio 2020.
ULLRICH, W; VASQUES, C. K. V. O OUTRO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma abordagem pela lente do reconhecimento. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 2, p. 290-314, maio/ago. 2017.
VARELA, Julia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação. Porto Alegre, n.6, 1992. p.68-96.
VEIGA-NETO, Alfredo. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Anais. Porto Alegre: PUC/RS, 2008, p. 35-58.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cledenilson Souza Martins, Marlene Rodrigues, Silas Jader Pereira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).