MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO: perspectivas metodológicas introdutórias
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1743Palavras-chave:
materialismo histórico e dialético, práxis, revoluçãoResumo
Este artigo apresenta elementos introdutórios do materialismo histórico e dialético a partir de seu pressuposto histórico-materialista, de sua lógica dialética e da práxis revolucionária a partir da produção teórica de Marx e Engels, ou seja, o método dialético, que lhe permitiu compreender o movimento contraditório da realidade e de suas múltiplas determinações; a teoria do valor trabalho, que lhe permitiu, na aplicação do método, compreender historicamente o funcionamento da sociedade capitalista e suas especificidades; e a perspectiva da revolução, que surgiu de forma mais evidente após as revoltas operárias vivenciadas pelos autores. Trata-se, a partir de uma pesquisa bibliográfica, do resgate dos elementos iniciais da produção teórica dos autores que deram origem a um método não só de análise da realidade, mas de sua transformação.
Downloads
Referências
COGGIOLA, O. Introdução à teoria econômica marxista. São Paulo: Viramundo, 1998.
FREDERICO, C. O jovem Marx (1843-44: as origens da ontologia do ser social). São Paulo: Cortez, 1995.
LEFEBVRE, H. Lógica formal e lógica dialética. Mimeo, s/d.
LÊNIN, I. Cadernos sobre a dialética de Hegel. Lisboa: Edições Avante!, 1989. Obras Escolhidas.
LÊNIN, I. As três fontes. Cadernos de Expressão Popular. São Paulo: Expressão Popular, 2006.
LUKÁCS. G. O jovem Marx e outros escritos de filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
MANDEL, E. O lugar do marxismo na história. 2. ed. São Paulo: Xamã, 2001.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I. 18. ed. Tradução Reginaldo Santana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
MARX, K. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Tradução Rubens Enderle e Leonardo de Deus. São Paulo: Boitempo, 2005.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano CaviniMartorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Tradução Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, K. Miséria da filosofia: resposta à filosofia da miséria do Sr. Proudhon. Tradução José Paulo Netto. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
OLIVEIRA, M.G.M.; QUINTANEIRO, T. Karl Marx. In: QUINTANEIRO, T., BARBOSA, M.L. e OLIVEIRA, M.G.M. Um toque de clássicos. Belo Horizonte: UFMG, 2002, p. 25-59.
PAULO NETTO, J. Método em Marx. Curso no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, 2002. [Transmissão oral. Gravada em 5 DVDs].
REICH, W. Materialismo dialético e psicanálise. São Paulo: Ed. Causa Operária. Jornal Livro – ano II, n. 08, s/d.
SAMPAIO, B. A.; FREDERICO, C. Dialética e materialismo: Marx entre Hegel e Feuerbach. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 1. ed. Buenos Aires: Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leandro Eliel Pereira de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).