A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES MINISTRANTES DE UM PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: os aspectos metodológicos no caso de Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1630

Palavras-chave:

Formação docente. Ensino Médio com mediação tecnológica. Aspectos metodológicos.

Resumo

O programa Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMTEC) foi desenvolvido para atender ao alunado residente nas áreas de floresta, agropecuária, ribeirinha, pesqueira, extrativista, quilombola e indígena de todos os municípios rondonienses. O programa teve início em 2016, com o 1º ano do Ensino Médio, prevendo implementação gradual dos demais anos. O EMMTEC possui características similares aos cursos de modalidade da Educação a Distância: as aulas são regidas por professores ministrantes, em Porto Velho, e transmitidas em tempo real para as escolas polo. Nesse contexo, a presente pesquisa – que tem caráter empírico e descritivo, com abordagem qualitativa - foi realizada entre julho de 2017 e março de 2018, objetivando analisar em que medida a formação docente dos professores ministrantes do EMMTEC garante o desenvolvimento dos aspectos metodológicos, tecnológicos e de autonomia. Apresenta-se, aqui, o recorte da pesquisa no que tange aos aspectos metodológicos. Como instrumento de coleta de dados, empregou-se a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica categorial temática de análise de conteúdo. Os sujeitos foram escolhidos aleatoriamente, preservando-se a identidade. Os resultados apontam que os professores tiveram uma formação centrada no desempenho em estúdio de gravação, excluindo-se os aspectos metodológicos pertinentes ao ensino com mediação tecnológica, em contraposição ao que é preconizado pelos pesquisadores da área.

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Biografia do Autor

Daniela Tissuya Silva Toda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Calama. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis (UNIR) e do Grupo de Pesquisa GoTec (IFRO). E-mail: daniela.toda@ifro.edu.br. ORCID 0000-0003-3175-0966

Rosângela de Fátima Cavalcante França, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” (UNESP). Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus Porto Velho. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico (PPGE/UNIR). Líder do Grupo de Pesquisa Práxis. E-mail: 6rosangela@gmail.com. ORCID 0000-0003-2301-7000

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Publicado

2021-11-20

Como Citar

SILVA TODA, D. T.; CAVALCANTE FRANÇA, R. de F. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES MINISTRANTES DE UM PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: os aspectos metodológicos no caso de Rondônia. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020186, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1630. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1630. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos