A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES MINISTRANTES DE UM PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: os aspectos metodológicos no caso de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1630Palavras-chave:
Formação docente. Ensino Médio com mediação tecnológica. Aspectos metodológicos.Resumo
O programa Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMTEC) foi desenvolvido para atender ao alunado residente nas áreas de floresta, agropecuária, ribeirinha, pesqueira, extrativista, quilombola e indígena de todos os municípios rondonienses. O programa teve início em 2016, com o 1º ano do Ensino Médio, prevendo implementação gradual dos demais anos. O EMMTEC possui características similares aos cursos de modalidade da Educação a Distância: as aulas são regidas por professores ministrantes, em Porto Velho, e transmitidas em tempo real para as escolas polo. Nesse contexo, a presente pesquisa – que tem caráter empírico e descritivo, com abordagem qualitativa - foi realizada entre julho de 2017 e março de 2018, objetivando analisar em que medida a formação docente dos professores ministrantes do EMMTEC garante o desenvolvimento dos aspectos metodológicos, tecnológicos e de autonomia. Apresenta-se, aqui, o recorte da pesquisa no que tange aos aspectos metodológicos. Como instrumento de coleta de dados, empregou-se a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica categorial temática de análise de conteúdo. Os sujeitos foram escolhidos aleatoriamente, preservando-se a identidade. Os resultados apontam que os professores tiveram uma formação centrada no desempenho em estúdio de gravação, excluindo-se os aspectos metodológicos pertinentes ao ensino com mediação tecnológica, em contraposição ao que é preconizado pelos pesquisadores da área.
Downloads
Referências
AZEVEDO, H. J. S. de. Tecnologias da Informação e Comunicação na educação: considerações a partir do conceito de “contradição” da teoria da atividade humana. In: CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. (Org). Docência em ambientes de aprendizagem online. Salvador: EDUFBA, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994.
CANDAU, V. M. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p .51-68.
CARVALHO, M. C. A. de; DAMASCENO, E. A.; MOURA, M. do S. L. Navegando em águas turvas no campo da política e da formação de professores. Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 169-196, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID940. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/940>. Acesso em: 14 fev. 2021.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 4ª ed. Campinas: Papirus. 2008.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
LIBÂNEO, J. C. Profissão professor ou adeus professor, adeus professora? Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LÜDKE, M.; ANDRÈ, M. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PALLOF, R. M.; PRATT, K. Lições da sala de aula virtual: as realidades do ensino on-line. 2ª ed. Porto Alegre: Penso, 2015.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 17-47.
RONDÔNIA. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA. Projeto de ensino médio com mediação tecnológica. Porto Velho: SEDUC-RO, 2016.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daniela Tissuya Silva Toda, Rosângela de Fátima Cavalcante França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).