UM NOVO ETHOS EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: DA FORMAÇÃO INTEGRAL AO EMPREENDEDORISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1655

Palavras-chave:

Formação Integral. Ensino Médio. Empreendedorismo

Resumo

O presente estudo procurou analisar a emergência do empreendedorismo como um eixo central na formação das juventudes, adotado em reformas educacionais para o ensino médio em dois estados da federação – Mato Grosso e Rio Grande do Sul, orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Novo Ensino Médio. Tais reformas alteram as possibilidades de educação integral e omnilateral no Ensino Médio e como educação básica. As recentes legislações relativas a políticas de empreendedorismo estaduais alteram projeto de educação pública ao acenarem para um novo ethos educacional voltado para atender a lógica do desemprego, da precarização, da robotização e uberização do trabalho na era do capital improdutivo. No desenvolvimento metodológico utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda de Oliveira Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pós Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade Organização Escolar na Universidade do Minho-Portugal (UMINHO). Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atua no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu/UNEMAT). Integra o Grupo de Pesquisa Juventude, Cultura e Políticas Públicas e da rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional – REPLAG; Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (RElaappe). 

Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul)-Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul)-Brasil. Atua no Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica -Mestrado em  Rede-ProfEPT. Integra o Grupo de Pesquisa Relações Público e Privado na Educação (GPRPPE)/ UFRGS e é lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica(GEPEPT)

Referências

ABDALA, P. R. Z.; PUELLO-SOCARRÁS; J. F. Reflexiones sobre la Administración pública y el Neoliberalismo en Nuestramérica, Siglo XXI. Revista Eletrônica da Administração, v. 25, n. 2, p. 22-39, 2019.

ANTUNES.Ricardo(org). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0.1ª edição. São Paulo:Boitempo, 2020.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desemprego. IBGE. [on line]. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php>. Acesso em; 15 jul. 2021.

BRASIL.Ministério da Educação.Conselho Nacional de Educação.Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018.Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.Brasília: DOU, 22.11.2018.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: DOU, 17.2.2017.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016.

Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília: DOU, 3.5.2016

CAETANO.M.R. Ensino Médio e Empreendedorismo na Rede Estadual do Rio Grande do Sul. In: BAIRROS.M; MARCHAND.P.(Orgs.) Ensino Médio: desafios e contradições. 1.edição. Porto Alegre: Cirkula: 2020.

CAETANO.M.R. Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado. Revista Teoria e Prática da Educação, UEM, Maringá -PR, v.15, n.1, p.118-136, 2019.

CIAVATTA, Maria. Formação integrada caminhos para a construção de uma escola para os que vivem do trabalho. In: SEED. O Ensino Médio integrado à educação profissional: concepções e construções a partir da implantação na Rede Pública Estadual do Paraná. Curitiba: SEED-PR, 2008.

COAN. Marival. Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo. IX Anped Sul. Caxias do Sul, 2012. Disponível em http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2780/214. Acesso em jun. 2021.

COSTA, Marilda de Oliveira. Contrarreformas, Nova Gestão Pública e relações público-privadas: mapeando conceitos, tendências e influências na educação. RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, ANPAE, Brasília – DF, v. 35, n. 1, p. 159 - 179, jan./abr. 2019.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova Razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DARDOT, P.; LAVAL, C. Anatomia do novo neoliberalismo. Artigo de Pierre Dardot e Christian Laval. IHU on line. São Leopoldo: Unisinos, 25 julho de 2019.

DELORS, Jacques. EDUCAÇÃO, UM TESOURO A DESCOBRIR. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: CORTEZ EDITORA; Brasília: UNESCO, 1998

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

KRÜGER. Rejane Schwartz. Ensino médio integrado: desafios e possibilidades para o avanço na perspectiva da concepção de integração. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, Charqueadas - RS, 2019.

KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1153-1178, out. 2007.

MANCUSO, José Humberto. SEBRAE 30. Parceiro dos brasileiros. Brasília: SEBRAE Nacional, 2002.

MATO GROSSO. Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Secretaria de Serviços Legislativos. Lei nº 11.233, de 20 de outubro de 2020. Institui diretriz para o estímulo ao empreendedorismo para alunos do ensino médio da rede de educação pública do Estado de Mato Grosso. Cuiabá – MT: DOE, 20.10.2020.

MATO GROSSO. Governo do Estado. Secretaria de Estado de Educação. Conselho Estadual de Educação. Parecer Pleno nº 031/2020-CEE/MT, de 17 de dezembro de 2020. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso – Etapa Ensino Médio. Cuiabá – MT: DOE, 12.01.2021

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

NEWMAN, J.; CLARKE, J. Gerencialismo.Educação e Realidade, UFRGS, Porto Alegre -RS, v.37, n.2,2012

PUELLO-SOCARRÁS, José Francisco. Del homo oeconomicus al homo redemptoris: Emprendimiento y Nuevo Neo-liberalismo. Otra Economía - Volumen IV - Nº 6. 2010. Disponível em: . Acesso em: maio 2020.

PUELLO-SOCARRÁS, José Francisco. Un nuevo neo-liberalismo. Emprendimiento y nueva administración de “lo público”. Revista Administración & Desarrollo, No. 49, Bogotá, D. C., Primer semestre - Junio de 2008.

RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: da conceitualização à operacionalização. In: Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES. Vitória - ES, v. 19, n. 39, p.15-29, jan./jun. 2014.

RAMOS, M. Concepção de Ensino Médio Integrado. Seminário sobre ensino médio, realizado pela Superintendência de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte –Natal, 2007.

RIO GRANDE DO SUL. Governo do Estado. Lei nº 15.410, de 19 de dezembro de 2019. Altera a Lei nº 12.616, de 8 de novembro de 2006 e Institui a Política Estadual de Educação Empreendedora, a ser desenvolvida no âmbito das escolas técnicas e das escolas de nível médio do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS: Palácio Piratini, 19.12.2019.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Jovem RS – Conectado no Futuro. Porto Alegre – RS: SEDUC, 3.9.2019.

SEBRAE-RS. Sebrae RS é parceiro do Programa Jovem RS Conectado ao Futuro. Organização irá atuar na elaboração das competências para identificar as escolas empreendedoras.26/9/2019. Disponível em: <https://sebraers.com.br/sebrae-rs-e-parceiro-do-programa-jovem-rs-conectado-ao-futuro/>. Acesso em: 5 jul. 2021.

UNESCO. O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: atendendo nossos compromissos coletivos. Dakar, Senegal: Cúpula Mundial de Educação, 2000.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

COSTA, M. de O.; CAETANO, M. R. . UM NOVO ETHOS EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: DA FORMAÇÃO INTEGRAL AO EMPREENDEDORISMO. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020179, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1655. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1655. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê