ANÁLISE DOS CRITÉRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PERSONALIZADA EM ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO PUBLICADOS ENTRE 2010-2020
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1594Palavras-chave:
Educação Personalizada, Ensino Híbrido, Revisão bibliográficaResumo
A personalização tem o intuito de tornar o estudante protagonista da sua aprendizagem, podendo ele criar, vivenciar e modificar o processo educacional, de modo a aprender como, quando e onde quiser. Nesse sentido, esta pesquisa exploratória, de cunho bibliográfica, teve como objetivo investigar características de uma educação personalizada nas publicações da área de Ensino no período entre 2010 a 2020 que tratam sobre o ensino híbrido, analisando se as propostas presentes nos artigos atendem aos critérios estabelecidos por Hoz (2018) sobre educação personalizada (singularidade, autonomia, liberdade, abertura e comunicação). A partir de perguntas guias foi possível analisar e identificar os critérios presentes nos artigos. Os resultados mostram um número pequeno de trabalhos que envolvem a temática da personalização no ensino híbrido e que apenas três apresentam todos os critérios de um ensino personalizado. Além disso, foi possível identificar ações que resultaram em um ensino personalizado e que apontam caminhos para que professores possam personalizar suas aulas.
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