ANÁLISE DOS CRITÉRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PERSONALIZADA EM ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO PUBLICADOS ENTRE 2010-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1594

Palavras-chave:

Educação Personalizada, Ensino Híbrido, Revisão bibliográfica

Resumo

A personalização tem o intuito de tornar o estudante protagonista da sua aprendizagem, podendo ele criar, vivenciar e modificar o processo educacional, de modo a aprender como, quando e onde quiser. Nesse sentido, esta pesquisa exploratória, de cunho bibliográfica, teve como objetivo investigar características de uma educação personalizada nas publicações da área de Ensino no período entre 2010 a 2020 que tratam sobre o ensino híbrido, analisando se as propostas presentes nos artigos atendem aos critérios estabelecidos por Hoz (2018) sobre educação personalizada (singularidade, autonomia, liberdade, abertura e comunicação). A partir de perguntas guias foi possível analisar e identificar os critérios presentes nos artigos. Os resultados mostram um número pequeno de trabalhos que envolvem a temática da personalização no ensino híbrido e que apenas três apresentam todos os critérios de um ensino personalizado. Além disso, foi possível identificar ações que resultaram em um ensino personalizado e que apontam caminhos para que professores possam personalizar suas aulas.

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Biografia do Autor

Nayara de Lima Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2020). Possui Graduação em Plena em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Durante a licenciatura, foi bolsista do Programa de Licenciatura (PROLICEN) desenvolvendo atividades com o Ensino Híbrido. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) como bolsista de 2016 a 2020 desenvolvendo atividades na determinação de nitrato e nitrito em águas doces, Cr(VI) e pesticidas. Foi estagiária do Sesc/PB na Sala de Ciências da unidade Sesc/PB Gravatá trabalhando no ensino não-formal e na unidade Sesc Dom Ulrico desenvolvendo metodologias para a melhoria do Ensino de Química. No ano de 2020 participou de um intercâmbio pela AIESEC em Salta na Argentina, com um projeto voltado ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, o projeto teve o objetivo de ensinar ciências e matemáticas para crianças em estado de vulnerabilidade social. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Análises de Águas. E em Educação tem experiência com o Ensino Híbrido.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Química Computacional. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil; Coordenador do Grupo LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química). 

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

OLIVEIRA, N. de L.; LEITE, B. S. ANÁLISE DOS CRITÉRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PERSONALIZADA EM ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO PUBLICADOS ENTRE 2010-2020. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020197, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1594. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1594. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos