A PRESENÇA DE MULHERES NA EDUCAÇÃO ANGOLANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1544

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa, História de vida, Educação, Mulher angolana

Resumo

Esta é uma pesquisa narrativa que trata da presença das mulheres no sistema educacional angolano. Por meio de fotos e relatos, traçamos o processo de ingresso das mulheres na educação angolana. Os relatos foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada realizada com professoras em Angola. Para este espaço, trazemos a história de duas professoras, denominadas de Nsona e Tchissola (nomes fictícios), que possuem formação de nível superior. A professora Nsona leciona no ensino superior e a professora Tchissola na educação básica. A escolha de ambas foi realizada em razão da vivência dessas mulheres na educação, do período final da colonização no país ao período de guerra civil. O objetivo desta pesquisa é conhecer a trajetória de formação dessas mulheres no contexto angolano, adentrando na história do país e compreendendo os impactos dessa história na formação das professoras. As trajetórias de vida de Nsona e Tchissola, agora conhecidas e podem vir a ser fonte de inspiração e reformulação do sistema educacional angolano, abrindo mais espaço de profissão para as mulheres e sua valorização.

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Biografia do Autor

Ruth Canga Buza Ferreira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA. Pesquisadora narrativa. Licenciada em Ciências Naturais com Habilitação em Química pela UEPA.  

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela UNICAMP. Pesquisadora Narrativa. Licenciada em Ciências Biológicas e História Natural pela UFRGS. Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA. 

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Publicado

2021-04-12

Como Citar

CANGA BUZA FERREIRA, R. .; VALIM OLIVER GONÇALVES, T. . A PRESENÇA DE MULHERES NA EDUCAÇÃO ANGOLANA. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020139, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1544. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1544. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos