RELAÇÃO ENTRE EMOÇÕES, FORMAÇÃO DE MEMÓRIAS E APRENDIZAGEM: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1576

Palavras-chave:

Emotions, Memory formation, Learning

Resumo

Este trabalho de revisão sistemática tem como objetivo compreender a relação entre emoções, formação de memórias e aprendizagem. Para a realização do levantamento, foi formulada string de busca com os termos mais relevantes para a pesquisa, considerando critérios de inclusão e exclusão específicos. Após análise, foram considerados vinte e um trabalhos que atenderam aos critérios propostos e que fizeram parte das discussões. As evidências encontradas se pautaram em experimentos que sugeriram a influência da valência emocional anteriormente presente no processo de aprendizagem como sendo um potencializador da formação de memórias, em comparação aos estímulos neutros; o papel do sistema límbico para a consolidação das memórias; as bases dos estímulos estressores, com aumento do cortisol, podendo interferir negativamente na formação das memórias e as emoções negativas como fator de aprimoramento na formação de memória de itens.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Marcelo Pedroso Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; Amazon Innovation Group – AMIGO, Brasil.

Carla Marina Costa Paxiúba, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; Amazon Innovation Group – AMIGO, Brasil.

Celson Pantoja Lima, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; Amazon Innovation Group – AMIGO, Brasil.

Referências

BAUDONNAT, M. et al. Heads for learning, tails for memory: reward, reinforcement and a role of dopamine indetermining behavioral relevance across multiple timescales. Frontiers in neuroscience, 7 (175), 2013.

BERGMANN, H. C. et al. The Effects of Valence and Arousal on Associative Working Memory and Long-Term Memory. PLoS ONE, 7 (12), 2012.

ÇALIŞKANA, G.; STORK, O. Hippocampal network oscillations as mediators of behavioural metaplasticity: Insights from emotional learning. Neurobiology of Learning and Memory, 154, 37-53, 2018.

COCENAS-SILVA, R.; BUENO, J. L. O.; DROIT-VOLET, S. Emotion and long-term memory for duration: Resistance against interference. Behavioural Processes, 97, 6-10, 2013.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DUNSMOOR, J. E. et al. Emotional learning selectively and retroactively strengthens memories for related events. Nature, 520, 345-348, 2015.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 23(1):183-184, jan-mar 2014.

GERBIER, E.; TOPPINO, T. The effect of distributed practice: Neuroscience, cognition, and education. Trends in Neuroscience and Education, 4, 49-59, 2015.

KANDEL, E. R. et al. Princípios de Neurociências. 5. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

LOPRESTI, M. L. et al. Working Memory for Social Cues Recruits Orbitofrontal Cortex and Amygdala: A Functional Magnetic Resonance Imaging Study of Delayed Matching to Sample for Emotional Expressions. The Journal of Neuroscience, 28 (14), 3718 –3728, 2008.

MCGAUGH, J. L. Make mild moments memorable: add a little arousal. Trends in Cognitive Sciences, 10 (8), 345-347, 2006.

NIELSON, K. A.; BRYANT, T. The effects of non-contingent extrinsic and intrinsic rewards on memory consolidation. Neurobiology of Learning and Memory, 84, 42–48, 2005.

NIELSON, K. A.; LORBER, W. Enhanced post-learning memory consolidation is influenced by arousal predisposition and emotion regulation but not by stimulus valence or arousal. Neurobiology of Learning and Memory, 92, 70-79, 2009.

NIELSON, K. A.; MELTZER, M. A. Modulation of long-term memory by arousal in alexithymia: The role of interpretation. Consciousness and Cognition, 18, 786–793, 2009.

NIELSON, K. A.; POWLESS, M. Positive and negative sources of emotional arousal enhance long-term word-list retention when induced as long as 30 min after learning. Neurobiology of Learning and Memory, 88, 40–47, 2007.

NIELSON, K. A.; YEE, D.; ERICKSON, K. I. Memory enhancement by a semantically unrelated emotional arousal source induced after learning. Neurobiology of Learning and Memory, 84, 49–56, 2005.

PHELPS, E. A. Human emotion and memory: interactions of the amygdala and hippocampal complex. Current Opinion in Neurobiology, 14, 198–202, 2004.

TAYLOR, E. W. Transformative learning theory: a neurobiological perspective of the role of emotions and unconscious ways of knowing. International Journal of Lifelong Education, 20 (3), 218-236, 2001.

TOLLENAAR, M. S. et al. The effects of cortisol increase on long-term memory retrieval during and after acute psychosocial stress. Acta Psychologica, 127, 542–552, 2008.

TRAMMELL, J. P.; CLORE, G. L. Does stress enhance or impair memory. Cognition & Emotion, 28 (2), 361-374, 2014.

TYNG, C. M. et al. The Influences of Emotion on Learning and Memory. Frontiers in Psychology, 8, ISSN 1454, 2017.

WANG, B. Negative emotion elicited in high school students enhances consolidation of item memory, but not source memory. Consciousness and Cognition, 33, 185-195, 2015.

WANG, B.; SUN, B. Timing matters: Negative emotion elicited 5 min but not 30 min or 45 min after learning enhances consolidation of internal-monitoring source memory. Acta Psychologica, 157, 56-64, 2015.

ZOLADZ, P. R. et al. Pre-learning stress differentially affects long-term memory for emotional words, depending on temporal proximity to the learning experience. Physiology & Behavior, 103, 467–476, 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

PEDROSO PEREIRA, P. M.; COSTA PAXIÚBA, C. M.; PANTOJA LIMA, C. . RELAÇÃO ENTRE EMOÇÕES, FORMAÇÃO DE MEMÓRIAS E APRENDIZAGEM: uma revisão sistemática. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020163, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1576. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1576. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos