RELAÇÃO ENTRE EMOÇÕES, FORMAÇÃO DE MEMÓRIAS E APRENDIZAGEM: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1576

Palavras-chave:

Emotions, Memory formation, Learning

Resumo

Este trabalho de revisão sistemática tem como objetivo compreender a relação entre emoções, formação de memórias e aprendizagem. Para a realização do levantamento, foi formulada string de busca com os termos mais relevantes para a pesquisa, considerando critérios de inclusão e exclusão específicos. Após análise, foram considerados vinte e um trabalhos que atenderam aos critérios propostos e que fizeram parte das discussões. As evidências encontradas se pautaram em experimentos que sugeriram a influência da valência emocional anteriormente presente no processo de aprendizagem como sendo um potencializador da formação de memórias, em comparação aos estímulos neutros; o papel do sistema límbico para a consolidação das memórias; as bases dos estímulos estressores, com aumento do cortisol, podendo interferir negativamente na formação das memórias e as emoções negativas como fator de aprimoramento na formação de memória de itens.   

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Biografia do Autor

Paulo Marcelo Pedroso Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; Amazon Innovation Group – AMIGO, Brasil.

Carla Marina Costa Paxiúba, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; Amazon Innovation Group – AMIGO, Brasil.

Celson Pantoja Lima, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; Amazon Innovation Group – AMIGO, Brasil.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

PEDROSO PEREIRA, P. M.; COSTA PAXIÚBA, C. M.; PANTOJA LIMA, C. . RELAÇÃO ENTRE EMOÇÕES, FORMAÇÃO DE MEMÓRIAS E APRENDIZAGEM: uma revisão sistemática. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020163, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1576. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1576. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos