ALUNOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: o que mudou nas práticas curriculares do professor do ensino superior?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1574

Palavras-chave:

Educação Superior Indígena, Práticas Curriculares, Universidade Pública

Resumo

O estudo visa analisar as percepções docentes sobre a inserção de estudantes indígenas no ensino superior e principais mudanças nas suas práticas curriculares, averiguando a existência de políticas de ações afirmativas e sua implementação nas ações cotidianas do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, utiliza-se, como lócus de reflexão, o contexto da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). As discussões são fruto de uma pesquisa, contemplando, além do levantamento bibliográfico, a análise documental e aplicação de questionários semiestruturados a 35 docentes atuantes no ensino superior, somando-se as experiências acumuladas em outras etapas do projeto. Dos resultados obtidos, destacam-se importantes desafios postos ao trabalho docente, como: necessidade de compreender as normas da língua portuguesa pelos indígenas; capacidade de intervir (dos professores) em situações de discriminação visíveis em sala de aula; falta de interesse dos alunos; desprezo pelas regras e acordos acadêmicos, como a não realização de avaliações e atividades nos prazos estabelecidos. Em síntese, verificou-se que a Ufopa instituiu sua política de ações afirmativas e de promoção da igualdade étnico-racial, embora nem todos os docentes a conheçam plenamente, enfraquecendo a materialidade dos processos. Assim, visando superar os dilemas nas práticas curriculares, os docentes apontam: a criação de materiais específicos na língua indígena; oferta obrigatória de cursos de língua portuguesa ao longo da formação; e a inserção de questões indígenas (saberes, territórios, etc.) no currículo, como possibilidades de diálogo intercultural e interepistêmico.

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Biografia do Autor

Maria Antonia Vidal Ferreira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Magistério Superior na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”.

Lucas de Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Especialista em Gestão Escolar. Graduado em Licenciatura em Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/Ufopa”. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Taciara Soares Castro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Campus Óbidos.

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Publicado

2021-06-11

Como Citar

VIDAL FERREIRA, M. A. .; DE VASCONCELOS SOARES, L. .; SOARES CASTRO, T. . ALUNOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: o que mudou nas práticas curriculares do professor do ensino superior?. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020158, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1574. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1574. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos