ALUNOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: o que mudou nas práticas curriculares do professor do ensino superior?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1574

Palavras-chave:

Educação Superior Indígena, Práticas Curriculares, Universidade Pública

Resumo

O estudo visa analisar as percepções docentes sobre a inserção de estudantes indígenas no ensino superior e principais mudanças nas suas práticas curriculares, averiguando a existência de políticas de ações afirmativas e sua implementação nas ações cotidianas do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, utiliza-se, como lócus de reflexão, o contexto da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). As discussões são fruto de uma pesquisa, contemplando, além do levantamento bibliográfico, a análise documental e aplicação de questionários semiestruturados a 35 docentes atuantes no ensino superior, somando-se as experiências acumuladas em outras etapas do projeto. Dos resultados obtidos, destacam-se importantes desafios postos ao trabalho docente, como: necessidade de compreender as normas da língua portuguesa pelos indígenas; capacidade de intervir (dos professores) em situações de discriminação visíveis em sala de aula; falta de interesse dos alunos; desprezo pelas regras e acordos acadêmicos, como a não realização de avaliações e atividades nos prazos estabelecidos. Em síntese, verificou-se que a Ufopa instituiu sua política de ações afirmativas e de promoção da igualdade étnico-racial, embora nem todos os docentes a conheçam plenamente, enfraquecendo a materialidade dos processos. Assim, visando superar os dilemas nas práticas curriculares, os docentes apontam: a criação de materiais específicos na língua indígena; oferta obrigatória de cursos de língua portuguesa ao longo da formação; e a inserção de questões indígenas (saberes, territórios, etc.) no currículo, como possibilidades de diálogo intercultural e interepistêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antonia Vidal Ferreira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Magistério Superior na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”.

Lucas de Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Especialista em Gestão Escolar. Graduado em Licenciatura em Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/Ufopa”. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Taciara Soares Castro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Campus Óbidos.

Referências

BANIWA G. A Lei das cotas e os povos indígenas: mais um desafio para a diversidade. Cadernos do Pensamento Crítico Latino-Americano. LACED, 2013.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso: 15 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012: dispõe sobre o ingresso nas universidades federais. Brasília: Presidência da República, 2012. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/lei_12711_29_08_2012.pdf Acesso: 12 jan. 2021.

BRASIL/MEC. Portaria Nº 438, de 28 de maio de 1998: Institui o Exame Nacional do Ensino Médio, como procedimento de avaliação do desempenho do aluno. Disponível em: http://www.editoramagister.com/doc_ Acesso: 22 jan. 2021.

CINEP. Esboço de um perfil do estudante indígena no ensino superior. In: LUCIANO, G. J. dos S.; OLIVEIRA, J. C. de; HOFFMANN, M. B. (Orgs.). Olhares indígenas contemporâneos. Brasília: CIEP, 2010, p. 204-260.

COLLET, C.; PALADINO, M.; RUSSO, K. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; Laced, 2014.

CUNHA, L. A. Ensino Superior e Universidade no Brasil In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. 5ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MEJÍA JIMÉNEZ, M. R. Diálogo-confrontación de saberes y negociación cultural: ejes de las pedagogías de la educación popular:una construcción desde el sur. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, jul./set. 2016, p. 37-53. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n61/1984-0411-er-61-00037.pdf Acesso: 18 fev. 2021.

RODRIGUES, G. C. L. Quando a escola é uma flecha: educação escolar indígena e territorialização na Amazônia. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 8, n. 3, set./dez., 2018, p. 396-422. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/65 Acesso: 20 fev. 2021.

SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S.; COLARES, A. A. A efetivação do direito à educação pública na Amazônia: dilemas diante de suas singularidades. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 15, 2020, p. 167-183. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2835 Acesso: 18 jan. 2021.

SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S.; FERREIRA, M. A. V. Políticas educacionais na Amazônia: a questão “indígena” no ensino superior. Revista Teias, v. 21, n. 61, abr./jun., 2020, p. 68-80. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/49558 Acesso: 20 jan. 2021.

UFOPA. Aditamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufopa. Santarém, PA: Dirigentes da Administração Geral, 2015. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/pdi/public/uploads/arquivos/pdi_2012-2016_aditamento.pdf Acesso: 22 jan. 2021.

UFOPA. Portaria Eletrônica Nº 33/2019. Santarém: Reitoria, 2019a. Disponível: http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/proges/documentos/2020/904997f300f94d9aea742d655be0451b.pdf Acesso: 30 jan. 2021.

UFOPA. Resolução Nº 194 de 24 de abril de 2017: Projeto de Formação Básica Indígena da Ufopa. Santarém: CONSEPE, 2017a. Disponível em https://sigaa.ufopa.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=205800&key=456cc24bf0b7e5074f76947ce125040f Acesso: 20 jan. 2021.

UFOPA. Resolução Nº 200 de 08 de junho de 2017. Santarém: CONSEPE, 2017b. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/proges/documentos/2018/ef501080a526bdffadb4c6d31c42a809.pdf Acesso: 27 jan. 2021.

UFOPA. Resolução Nº 314 de 23 de dezembro de 2019. Santarém: CONSEPE, 2019b. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/proges/documentos/2020/57d9ea5577edf0b8cfb9a557d4f7b385.pdf Acesso: 28 jan. 2021.

VIANA, F. de L. B. et al. Indígenas no ensino superior: as experiências do programa Rede de Saberes, em Mato Grosso do Sul. 1ª ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2014. Disponível em: http://www.laced.etc.br/livros Acesso: 12 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-11

Como Citar

VIDAL FERREIRA, M. A. .; DE VASCONCELOS SOARES, L. .; SOARES CASTRO, T. . ALUNOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: o que mudou nas práticas curriculares do professor do ensino superior?. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020158, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1574. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1574. Acesso em: 30 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos