ESTADO, ECONOMIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL: matrizes histórico-políticas dos projetos atuais em disputa, a Pedagogia das Competências e Habilidades versus a Pedagogia do Direito à Educação e dos Direitos de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1702Palavras-chave:
ConferênciaResumo
Para entender a prática social da Educação precisamos decifrar a sociedade que a constitui. Nessa mesma linha, para identificar as marcas dessa sociedade, o caminho indicado pela ciência e pela ação política tem sido a direção de reconstituir os processos econômicos e de buscar reconhecer os determinantes políticos que engendraram essa formação social, ao longo do tempo. Essa é nossa premissa interpretativa, a ser acompanhada no presente artigo. Nossa intenção consiste em buscar apresentar os movimentos e as ideias, a efetivar contraposições de natureza econômica e as disposições de natureza política, que foram estruturas matriciais de produção de nossa identidade como país, como civilização ou como sociedade. Depois dessa interpretação, nosso escopo consiste em buscar articular essas recomposições matriciais para caracterizar e interpretar a encruzilhada histórica e política, aberta pela década ora iniciante, para cotejar os passos e os enfrentamos no campo da Educação, das políticas públicas educacionais e da organização do campo de pesquisa e da formação de professores da Educação Básica e Superior do Brasil. Tomamos como consensuada a presença de duas grandes políticas públicas de Educação, recentemente formuladas, contrapostas e integradas, algumas vezes mais esclarecidamente, outras vezes mais tácitas ou subliminares, em disputa histórica, ideológica e política, na atualidade da pauta da Educação no Brasil. Temos a intencionalidade de que essa reflexão seja complementar aos esforços para resistir e constitua possível motivação para continuar a luta, histórica e política, por uma Educação pública, laica e universal, reclamada pela sociedade brasileira ao longo de sua existência.
Downloads
Referências
AMARAL, M. F. Pedagogia das Competências e o ensino de Filosofia. Campinas: Autores Associados, 2016.
BAÍA HORTA, J. S. O hino, o sermão e a ordem do dia. Campinas: Autores Associados, 2012.
BILAC, O. A defesa nacional. Rio de Janeiro: Liga da Defesa nacional, 1917.
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Gerais da Educação Básica. Brasília: Imprensa Oficial, 2013.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Art. 72. Rio de Janeiro: Diário Oficial da União, 1891.
BRASIL. Ministério da Educação. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959). Recife: Editora Massanguana, 2010.
CHARLOT, B. Educação ou Barbárie. São Paulo: Cortez, 2021.
CUNHA, L. A. A Universidade Temporã. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.
DEBESSE, M.; MIALARET, G. (Org.) Tratado das Ciências Pedagógicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1974.
NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: E.P.U, 1974.
NOSELLA, P. Modernização da produção e da Escola no Brasil: o estigma da relação escravocrata. ANPED, Anais, Caxambu MG, 1984.
NUNES, C. A. Educação em Direitos Humanos no Brasil Atual: Fundamentos Políticos e Práticas Pedagógicas Possíveis. In: NUNES, Cesar Augusto; GOMES, Catarina (orgs). Direitos Humanos: Educação e Democracia. Campinas: Brasílica, 2019.
NUNES, C. A. A educação como direito e o direito à educação na superação do reducionismo profissionalizante conservador, p. 35-62, In CORRÊA, Heitor; FIORUCCI, Rodolfo; PAIXÃO, Sergio. Educação Integral para o Século XXI: cognição, aprendizagens e diversidade. Bauru: Gradus Editora, 2021.
NUNES, C. A & MATTOS, C. História do Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 2003.
NUNES, C. A. GOMES, C. (Orgs). Direitos Humanos. Educação e Democracia. Jundiaí: Brasílica, 2019.
NUNES, C. A. R. Educação em Direitos Humanos no Brasil: fundamentos jus-filosóficos dominantes e práticas jurídico-pedagógicas humanizadoras. Rio de Janeiro: UNESA, Tese de Doutorado, 2021.
OLIVEIRA, F. Origens e Estigmas da Cultura Brasileira. São Paulo: Financial, 1984.
PAIVA, J. M. de. Colonização e Catequese. Campinas: Editora Autores Associados, 1982.
PEREIRA, L.; FORACHI, M. Educação e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1987.
RIBEIRO, D. As Américas e a Civilização. Petrópolis: Editora Vozes, 1977.
SANTOS, B. de S. Portugal: ensaio contra a autoflagelação. Coimbra: Edições Almedina, 2011.
SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2018.
SEVERINO, A. J. In: NUNES, C. A.; GOMES, C. (orgs). Direitos Humanos: Educação e Democracia. Campinas: Brasílica, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).