A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DA AMAZÔNIA: o Pacto Universitário e as iniciativas institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1549

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Pacto Universitário, Universidade Pública

Resumo

Este artigo apresenta a politíca de Educação em Direitos Humanos (EDH), no âmbito da educação superior, e algumas estratégias de efetividade nas universidades, pertencentes à Amazônia brasileira.  A pesquisa parte da problemática sobre quais ações, em EDH, tornaram-se possíveis concretizar nas instituições superiores de natureza pública federal, especificamente nos eixos: institucionalização, ações afirmativas, núcleos, coletivos, cátedras e observatórios. É uma pesquisa documental, cuja base de análise é o Relatório sintético de iniciativas do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, consolidado pelo Ministério da Educação, em 2018. Os resultados apontam que, embora seja um rol exemplificativo de ações em EDH, houve avanços institucionalizados, especialmente em relação à diversidade social amazônica, que podem ser replicados e que possuem um efeito de capilaridade na comunidade universitária, mas que é necessário maior troca de experiências entre as IES, para consolidação em rede.

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Biografia do Autor

Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade (EDHUCAS). Membro da Clínica de Direitos Humanos da UNIFAP.

Jemina de Araújo Moraes Andrade, Instituto Federal do Amapá

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA).  Professora do Instituto Federal do Amapá (IFAP). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade (EDHUCAS).

Ilma de Andrade Barleta, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Marxismo, trabalho e política educacional (GEMTE).

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Publicado

2021-04-26

Como Citar

GUIMARÃES QUEIROZ SIMÕES, H. C. .; DE ARAÚJO MORAES ANDRADE, J. .; DE ANDRADE BARLETA, I. . A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DA AMAZÔNIA: o Pacto Universitário e as iniciativas institucionais . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020141, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1549. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1549. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê