PESQUISA EM EDUCAÇÃO: o contributo da pesquisa epistemológica para construção do objeto de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1535

Palavras-chave:

Pesquisa em educação, Resenha

Resumo

Silvio Sánchez Gamboa é graduado em Filosofia pela Universidade de San Buaventura, possui mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Publicado pela editora Argos em 2018 com um volume de 187 páginas, seu livro “Pesquisa em educação: métodos e epistemologias” reúne uma série de publicações produzidas ao longo da trajetória científica e acadêmica do autor. Em suma, a obra é direcionada para aqueles leitores que pretendem se aventurar pelo uso da “pesquisa epistêmica”, ou “pesquisa das pesquisas”. Este tipo de pesquisa transcende a mera visão reducionista e técnica das produções cientificas para se aprofundar nas lógicas implícitas na articulação dos diversos elementos constitutivos da investigação científica, tais como: técnicas, métodos, teorias, e pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação. Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil. ORCID ID: http://orcid.org/0000-0003-3556-9881. E-mail: joaobathista82@hotmail.com

Referências

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3ª ed. Chapecó, SC: Argos, 2018. 187p.

Downloads

Publicado

2021-03-25

Como Citar

BATISTA DA SILVA, J. . PESQUISA EM EDUCAÇÃO: o contributo da pesquisa epistemológica para construção do objeto de pesquisa. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020131, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1535. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1535. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenha