PESQUISA EM EDUCAÇÃO: o contributo da pesquisa epistemológica para construção do objeto de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1535Palavras-chave:
Pesquisa em educação, ResenhaResumo
Silvio Sánchez Gamboa é graduado em Filosofia pela Universidade de San Buaventura, possui mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.
Publicado pela editora Argos em 2018 com um volume de 187 páginas, seu livro “Pesquisa em educação: métodos e epistemologias” reúne uma série de publicações produzidas ao longo da trajetória científica e acadêmica do autor. Em suma, a obra é direcionada para aqueles leitores que pretendem se aventurar pelo uso da “pesquisa epistêmica”, ou “pesquisa das pesquisas”. Este tipo de pesquisa transcende a mera visão reducionista e técnica das produções cientificas para se aprofundar nas lógicas implícitas na articulação dos diversos elementos constitutivos da investigação científica, tais como: técnicas, métodos, teorias, e pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos.
Downloads
Referências
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3ª ed. Chapecó, SC: Argos, 2018. 187p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).