O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELA CATEGORIA “LUGAR”: a partir do saber tradicional da “panema”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1678

Palavras-chave:

Saberes Tradicionais; “Panema”. Lugar., Saberes Tradicionais, Panema, Lugar

Resumo

O artigo faz parte dos resultados da pesquisa que iniciou nos estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, intitulada “Saberes Tradicionais e o Ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida do Miriti – Parintins/Amazonas”, cujo objetivo consistiu na discussão da ideia de lugar a partir dos saberes tradicionais relativos à “panema” como uma forma de micropoder que atribui sentido para o povo que nele acredita. Ocorreu por meio da realização de diálogos como os moradores da comunidade, a partir do procedimento fenomenológico de investigação. Os resultados indicam que há possibilidade de alteridade entre estes saberes no ensino da ciência geográfica articulando à categoria Lugar, expandindo o seu conceito como uma forma de micropoder. Conclui-se que o exercício de pensar essa categoria para o ensino da geografia escolar não significa abandonar o conhecimento científico, mas compreender que existem outras possibilidades de dialogar com o mundo além das definições da ontologia ocidental, ao mesmo tempo que se torna possível entender como pessoas constroem suas percepções do lugar de existência e de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gelciane da Silva Brandão, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação na Amazônia – Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Assessora Técnica na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE Associação Plena Em Rede. Membro do Grupo de Pesquisa: Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências (GEPFEEC). Orcid iD do autor 1: https://orcid.org/0000-0001-7577-3321. E-mail: gbrandao@uea.edu.br

Leandro Nogueira Batista, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação na Amazônia – Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE Associação Plena Em Rede. Membro do Grupo de Pesquisa: Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências (GEPFEEC). Orcid iD do autor 2: https://orcid.org/0000-0002-6069-0352. E-mail: leandrobatistta@outlook.com.br

José Vicente de Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE Associação Plena Em Rede e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Líder do Grupo de Pesquisa: Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências (GEPFEEC). Orcid iD do autor 3: https://orcid.org/0000-0001-7754-1620. E-mail: jvicente@uea.edu.br

 

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Conhecimento tradicional e biodiversidade: normas vigentes e propostas. 2008. 182f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura) – Fundação Universidade do Amazonas, Manaus/AM, 2008.

BRANDÃO, Gelciane da Silva. Saberes Tradicionais e o Ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida do Miriti – Parintins/AM. 2019. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia) – Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus/AM 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 20 de dezembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: ago. de 2021.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de. GOMES, Paulo César da Costa. CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GALVÃO, Eduardo. Panema: uma crença do caboclo amazônico. Revista do Museu Paulista, nova série, vol. Por muito tempo, a Geografia tratou o lugar com uma expressão do espaço geográfico sob uma dimensão pontual (localização espacial absoluta). São Paulo: O papel, 1951.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Parintins. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/parintins/panorama. Acesso em: 14 fev. 2019.

LEITE, Adriana Filgueira. “O lugar: duas acepções geográficas”. Anuário do Instituto de Geociências 21:9-20, 1998.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucite: São Paulo 1994.

SOUZA, Luiz Augusto Gomes de. Leguminosas para adubação verde na terra firme e na várzea da Amazônia Central: um estudo em pequenas propriedades rurais em Manacapuru. Manaus: Editora INPA, 2012.

Downloads

Publicado

2021-11-20

Como Citar

BRANDÃO, G. da S.; BATISTA, L. N.; AGUIAR, J. V. de S. O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELA CATEGORIA “LUGAR”: a partir do saber tradicional da “panema”. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020188, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1678. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1678. Acesso em: 29 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos