O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELA CATEGORIA “LUGAR”: a partir do saber tradicional da “panema”
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1678Palavras-chave:
Saberes Tradicionais; “Panema”. Lugar., Saberes Tradicionais, Panema, LugarResumo
O artigo faz parte dos resultados da pesquisa que iniciou nos estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, intitulada “Saberes Tradicionais e o Ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida do Miriti – Parintins/Amazonas”, cujo objetivo consistiu na discussão da ideia de lugar a partir dos saberes tradicionais relativos à “panema” como uma forma de micropoder que atribui sentido para o povo que nele acredita. Ocorreu por meio da realização de diálogos como os moradores da comunidade, a partir do procedimento fenomenológico de investigação. Os resultados indicam que há possibilidade de alteridade entre estes saberes no ensino da ciência geográfica articulando à categoria Lugar, expandindo o seu conceito como uma forma de micropoder. Conclui-se que o exercício de pensar essa categoria para o ensino da geografia escolar não significa abandonar o conhecimento científico, mas compreender que existem outras possibilidades de dialogar com o mundo além das definições da ontologia ocidental, ao mesmo tempo que se torna possível entender como pessoas constroem suas percepções do lugar de existência e de vida.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Conhecimento tradicional e biodiversidade: normas vigentes e propostas. 2008. 182f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura) – Fundação Universidade do Amazonas, Manaus/AM, 2008.
BRANDÃO, Gelciane da Silva. Saberes Tradicionais e o Ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida do Miriti – Parintins/AM. 2019. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia) – Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus/AM 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 20 de dezembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: ago. de 2021.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de. GOMES, Paulo César da Costa. CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GALVÃO, Eduardo. Panema: uma crença do caboclo amazônico. Revista do Museu Paulista, nova série, vol. Por muito tempo, a Geografia tratou o lugar com uma expressão do espaço geográfico sob uma dimensão pontual (localização espacial absoluta). São Paulo: O papel, 1951.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Parintins. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/parintins/panorama. Acesso em: 14 fev. 2019.
LEITE, Adriana Filgueira. “O lugar: duas acepções geográficas”. Anuário do Instituto de Geociências 21:9-20, 1998.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucite: São Paulo 1994.
SOUZA, Luiz Augusto Gomes de. Leguminosas para adubação verde na terra firme e na várzea da Amazônia Central: um estudo em pequenas propriedades rurais em Manacapuru. Manaus: Editora INPA, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gelciane da Silva Brandão, Leandro Nogueira Batista, José Vicente de Souza Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).