O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELA CATEGORIA “LUGAR”: a partir do saber tradicional da “panema”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1678

Palavras-chave:

Saberes Tradicionais; “Panema”. Lugar., Saberes Tradicionais, Panema, Lugar

Resumo

O artigo faz parte dos resultados da pesquisa que iniciou nos estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, intitulada “Saberes Tradicionais e o Ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida do Miriti – Parintins/Amazonas”, cujo objetivo consistiu na discussão da ideia de lugar a partir dos saberes tradicionais relativos à “panema” como uma forma de micropoder que atribui sentido para o povo que nele acredita. Ocorreu por meio da realização de diálogos como os moradores da comunidade, a partir do procedimento fenomenológico de investigação. Os resultados indicam que há possibilidade de alteridade entre estes saberes no ensino da ciência geográfica articulando à categoria Lugar, expandindo o seu conceito como uma forma de micropoder. Conclui-se que o exercício de pensar essa categoria para o ensino da geografia escolar não significa abandonar o conhecimento científico, mas compreender que existem outras possibilidades de dialogar com o mundo além das definições da ontologia ocidental, ao mesmo tempo que se torna possível entender como pessoas constroem suas percepções do lugar de existência e de vida.

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Biografia do Autor

Gelciane da Silva Brandão, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação na Amazônia – Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Assessora Técnica na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE Associação Plena Em Rede. Membro do Grupo de Pesquisa: Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências (GEPFEEC). Orcid iD do autor 1: https://orcid.org/0000-0001-7577-3321. E-mail: gbrandao@uea.edu.br

Leandro Nogueira Batista, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação na Amazônia – Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE Associação Plena Em Rede. Membro do Grupo de Pesquisa: Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências (GEPFEEC). Orcid iD do autor 2: https://orcid.org/0000-0002-6069-0352. E-mail: leandrobatistta@outlook.com.br

José Vicente de Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE Associação Plena Em Rede e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Líder do Grupo de Pesquisa: Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências (GEPFEEC). Orcid iD do autor 3: https://orcid.org/0000-0001-7754-1620. E-mail: jvicente@uea.edu.br

 

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BRANDÃO, Gelciane da Silva. Saberes Tradicionais e o Ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida do Miriti – Parintins/AM. 2019. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia) – Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus/AM 2019.

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Publicado

2021-11-20

Como Citar

BRANDÃO, G. da S.; BATISTA, L. N.; AGUIAR, J. V. de S. O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELA CATEGORIA “LUGAR”: a partir do saber tradicional da “panema”. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020188, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1678. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1678. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos