PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE: o papel da coordenação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1547

Palavras-chave:

Processo de indução, Professor iniciante, Coordenador pedagógico

Resumo

Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de se analisarem dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante e o papel do coordenador pedagógico, nas bases da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do IBICT (Banco de Teses do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) do período de 2008 a 2019. Para tal, utilizamos os seguintes descritores: professor iniciante, indução pedagógica, vínculo, acolhimento, anos iniciais do Ensino Fundamental e coordenação pedagógica.  Obtivemos, com isso, onze pesquisas. Para este estudo, procuramos identificar os objetivos, o referencial teórico, as metodologias utilizadas e os principais resultados consolidados nas pesquisas. Ao analisarmos os achados das pesquisas estudadas, constatamos a necessidade de ampliação dos programas e fomento aos de inserção e apoio ao professor iniciante nas Secretarias Municipais e Estaduais. As pesquisas em destaque evidenciaram que os processos de formação continuada, sejam nas unidades escolares ou ofertados pelas Secretarias de Educação, impactam a rotina, os saberes dos professores, contribuindo para a docência; demonstram também a preocupação com o ingresso do professor iniciante.

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Biografia do Autor

Erica Cristina de Souza Sena, Universidade Municipal de São Caetano

Mestre em educação, Universidade Municipal de São Caetano (USCS). Prefeitura de Santo André- Brasil.

Fernanda Pinheiro Lopes Camacho, Universidade Municipal de São Caetano

Mestre em educação, Universidade Municipal de São Caetano (USCS). Prefeitura de Santo André- Brasil.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Municipal de São Caetano e Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em comunicação e semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Universidade Municipal de São Caetano e Universidade Presbiteriana Mackenzie – Brasil.

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Publicado

2021-04-20

Como Citar

DE SOUZA SENA, E. C. .; PINHEIRO LOPES CAMACHO, F.; RAMOS DE ANDRADE, M. de F. . PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE: o papel da coordenação pedagógica. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020150, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1547. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1547. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos