PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE: o papel da coordenação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1547Palavras-chave:
Processo de indução, Professor iniciante, Coordenador pedagógicoResumo
Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de se analisarem dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante e o papel do coordenador pedagógico, nas bases da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do IBICT (Banco de Teses do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) do período de 2008 a 2019. Para tal, utilizamos os seguintes descritores: professor iniciante, indução pedagógica, vínculo, acolhimento, anos iniciais do Ensino Fundamental e coordenação pedagógica. Obtivemos, com isso, onze pesquisas. Para este estudo, procuramos identificar os objetivos, o referencial teórico, as metodologias utilizadas e os principais resultados consolidados nas pesquisas. Ao analisarmos os achados das pesquisas estudadas, constatamos a necessidade de ampliação dos programas e fomento aos de inserção e apoio ao professor iniciante nas Secretarias Municipais e Estaduais. As pesquisas em destaque evidenciaram que os processos de formação continuada, sejam nas unidades escolares ou ofertados pelas Secretarias de Educação, impactam a rotina, os saberes dos professores, contribuindo para a docência; demonstram também a preocupação com o ingresso do professor iniciante.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I.; ROLDÃO, M. C. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 06, n. 11, p. 109-126, ago./dez. 2014.
ALMEIDA, L. R. O Relacionamento Interpessoal na Coordenação Pedagógica. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. S. (Orgs.). O Coordenador Pedagógico e o Espaço da Mudança. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012a, p. 67-79.
ALMEIDA, L. R. Diretrizes para a formação de professores: uma abordagem possível. In: PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. (Orgs.). O Coordenador Pedagógico e os Desafios da Educação. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012b, p. 9-24.
ANDRÉ, M. E. D. A. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Rio Grande do Sul, v.33, n. 3, p.174-181, 2010.
ANDRÉ, M. E. D. A. O que é um estudo de caso qualitativo em Educação? Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.
BETEGHELLI, T. G. S. A professora coordenadora na educação infantil: na composição da organização do trabalho pedagógico e da formação dos educadores. 2018. 206f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, 2018.
CYRINO, M. Do acolhimento ao acompanhamento compartilhado: a construção colaborativa de uma proposta para o estágio curricular no curso de pedagogia. 2016. 345 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2016.
GOUVEIA, B.; PLACCO, V. M. N. S. A. Formação Permanente, o Papel do Coordenador pedagógico e a rede colaborativa. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Orgs.). O Coordenador Pedagógico e a Formação Centrada na Escola. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 69 - 91.
MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. SISIFO Revista de Ciências da Educação, Porto, n. 8, p. 7-22, jan.-abr. 2009.
MOLLICA, A. J. P. O professor especialista iniciante: contribuições do coordenador pedagógico para seu trabalho. 2014. 247 f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación. Madrid, 2009.
PEREIRA, R. O desenvolvimento profissional de um grupo de coordenadoras pedagógicas iniciantes: movimentos e indícios de aprendizagem coletiva, a partir de uma pesquisa-formação. 2017. 251 f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
REIS, P. A indução como elemento chave na formação e no acesso à profissão dos professores. Coleção Seminários e Colóquios. Conselho Nacional de Educação, Edição Eletrônica, Lisboa, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/19727843/A_indu%C3%A7%C3%A3o_como_elemento_chave_na_forma%C3%A7%C3%A3o_e_no_acesso_%C3%A0_profiss%C3%A3o_dos_professores. Acesso em: 01 jun. 2020.
ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
RONCON, C. L. A. Implicações de programas de iniciação à docência na inserção profissional de professores. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2018.
SANTOS, R. E. S. Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na UFSCar. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2013.
SCHNEIDERS, P. M. Possibilidades de acompanhamento pedagógico de professores iniciantes frente aos desafios do trabalho em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia. 2017. 211 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional). Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2017.
SILVA, D. C. F. O papel do coordenador pedagógico na socialização do professor iniciante na rede municipal de Andradina-SP. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 2017.
SILVA, M. S. L. Práticas formativas em Mato Grosso sob o olhar de professores iniciantes. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2014.
SOLIGO, R. Todo professor mora em uma pessoa, todo aluno mora também. Pipocas Pedagógicas, GEPEC-UNICAMP, Campinas, s/d. Disponível em : <https://rosaurasoligositeoficial.files.wordpress.com/2017/04/rosaura-soligo-todo-professor-mora-em-uma-pessoa-todo-aluno-mora-tambc3a9m.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2020.
SULA, M. C.; PLACCO, V. M. N. S. O tempo, o caminho e a experiência do coordenador pedagógico da creche: as rotinas e os saberes que articulam, formam e transformam suas práticas educacionais – reflexões pós-pesquisa. In: GIMENES, N. A. S.; PASSARELLI, G. L. (Orgs.). Formando formadores para a escola básica do século XXI. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
SULA, M. C. O tempo, o caminho e a experiência do coordenador pedagógico da creche: as rotinas e os saberes que articulam, formam e transformam suas práticas educacionais. 2016. 206 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
TELES, N. C. G. Formação Continuada e desenvolvimento profissional de professores da educação básica que participam de um programa de inserção profissional. 2019. 227 f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
WONG, H. K. Induction Programs That Keep New Teaching and Improving. NASSP Bulletin, v. 88, n. 638, p. 41-58, Mar. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).