NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE OS SURDOS EM TECNOLOGIAS VIRTUAIS: análise videográfica no site do youtube®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1538

Palavras-chave:

Narrativas, Representações, Surdos, Tecnologia virtual

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo analisar as narrativas contidas em diferentes tipos de vídeos brasileiros postados no site do YouTube®, que falam sobre os sujeitos Surdos com atenção as representações veiculadas sobre eles, se estão fundamentadas em narrativas da diferença ou da incapacidade. A abordagem do estudo é qualitativa e, se constitui de uma pesquisa exploratória, por meio da análise documental de 08 vídeos, selecionados a partir da busca na internet, com o uso do termo "surdo mudo", no dia 12 de julho de 2019, sendo encontrados 543 vídeos relacionados com o termo de busca, com diferentes datas de postagens, referentes ao período de 2018 e 2019, destes 204 apresentavam no título o termo "surdo mudo", que categorizamos como vídeos de contexto religioso, de piadas, e de reportagens. Dos resultados, posterior as análises, observa-se que as narrativas sobre os Surdos são fundamentadas numa representação da surdez como doença e os Surdos como pessoas incapazes.

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Biografia do Autor

Kátia do Socorro Carvalho Lima, Universidade da Amazônia

Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura – Universidade da Amazônia – UNAMA; Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Docente da Universidade do Estado do Pará. Professora do Centro Universitário FIBRA. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire/UEPA e do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão/UNAMA. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-00001-9163-1956. E-mail: katiasclima@gmail.com

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM/UAM Iztapalapa – México. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3458-584X. E-mail: ivanildeapoluceno@uepa.br

Igor Belo dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Bolsista do CNPq - Brasil. Mestrando em Educação na Universidade do Estado do Pará (UEPA) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial com Ênfase na Inclusão pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Amazônia (UEPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão (UNAMA). Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4250-0532. E-mail: ped_igorbelo@hotmail.com

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Publicado

2021-03-26

Como Citar

CARVALHO LIMA, K. do S. .; APOLUCENO DE OLIVEIRA, I. .; BELO DOS SANTOS, I. . NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE OS SURDOS EM TECNOLOGIAS VIRTUAIS: análise videográfica no site do youtube®. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020134, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1538. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1538. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos