NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE OS SURDOS EM TECNOLOGIAS VIRTUAIS: análise videográfica no site do youtube®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1538

Palavras-chave:

Narrativas, Representações, Surdos, Tecnologia virtual

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo analisar as narrativas contidas em diferentes tipos de vídeos brasileiros postados no site do YouTube®, que falam sobre os sujeitos Surdos com atenção as representações veiculadas sobre eles, se estão fundamentadas em narrativas da diferença ou da incapacidade. A abordagem do estudo é qualitativa e, se constitui de uma pesquisa exploratória, por meio da análise documental de 08 vídeos, selecionados a partir da busca na internet, com o uso do termo "surdo mudo", no dia 12 de julho de 2019, sendo encontrados 543 vídeos relacionados com o termo de busca, com diferentes datas de postagens, referentes ao período de 2018 e 2019, destes 204 apresentavam no título o termo "surdo mudo", que categorizamos como vídeos de contexto religioso, de piadas, e de reportagens. Dos resultados, posterior as análises, observa-se que as narrativas sobre os Surdos são fundamentadas numa representação da surdez como doença e os Surdos como pessoas incapazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia do Socorro Carvalho Lima, Universidade da Amazônia

Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura – Universidade da Amazônia – UNAMA; Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Docente da Universidade do Estado do Pará. Professora do Centro Universitário FIBRA. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire/UEPA e do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão/UNAMA. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-00001-9163-1956. E-mail: katiasclima@gmail.com

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM/UAM Iztapalapa – México. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3458-584X. E-mail: ivanildeapoluceno@uepa.br

Igor Belo dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Bolsista do CNPq - Brasil. Mestrando em Educação na Universidade do Estado do Pará (UEPA) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial com Ênfase na Inclusão pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Amazônia (UEPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão (UNAMA). Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4250-0532. E-mail: ped_igorbelo@hotmail.com

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de L. A. R. Augusto. 1. ed. rev. e ampl. Lisboa: Edições 70, 2011.

DORZIART, A. (org.). Estudos Surdos: diferentes olhares. Porto Alegre: Mediação, 2011.

FERREIRA-BRITO, L. Língua de Sinais – LIBRAS. In: BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Brasília: SEESP. 1997.

GESUELI, Z. M. A escrita como fenômeno visual nas práticas discursivas de alunos surdos. In: LODI, A. C. B.; DORZIAT, A.; FERNANDES, E. (orgs.). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012.

GESSER, A. LIBRAS? que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GIORDANI, L. F. Encontros e desencontros da língua escrita. In: LODI, A. C. B.; DORZIAT, A.; FERNANDES, E. Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012.

GOUVEIA, L. M. Sociedade da informação: Notas de contribuição para uma definição operacional. 2004. Disponível em: http://www2.ufp.pt/~lmbg/reserva/lbg_socinformacao04.pdf. Acesso: 15 de agosto de 2019.

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. 2 ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.

JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e representações sociais. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.). Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1997.

LIMA, K. S. C. Educação de surdos no contexto amazônico: um estudo da variação linguística na Libras. (Dissertação de Mestrado) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2009.

Lei Federal 12.319, de 1º de setembro de 2010 - Profissão de Tradutor e Intérprete Libras. Disponível em:

www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br › legislacao. Acesso em: 25 de agosto de 2019.

LOPES, M. C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MAZZOTA, M.J. S. Educação Especial no Brasil: Histórias e Políticas Públicas. 3a ed., São Paulo: Cortez, 2001.

MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

PADDY LADD. Em busca da Surdidade: Colonização dos Surdos. Livro Original Understandig Deaf Culture. Tradução: Sintagma; Mariana Martini. 1 edição. Livraria especializada Ltda. Volume 1. 2013.

PAULILO, M. A. S. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço Social em Revista. Londrina, v.2, n. 2, p. 135-148, jul./dez.1999. Disponível em: <http://www.ssrevista.uel.br/n1v2.pdf>. Acesso em: 26 de julho de 2019.

RODRIGUES, N. H. Tecnologias virtuais e análise videográfica: o YouTube® como recurso de pesquisa para compreensão sobre a imagem do idoso brasileiro. Programa de pós-graduação em desenvolvimento humano e tecnologias (Tecnologias nas dinâmicas corporais). UNESP. Dissertação de Mestrado. 2015. Disponível em:

<https://repositorio.unesp.br/bitstream/11449/126291/1/000841569.pdf>. Acesso em: 15 de julho de 2019.

SALLES, H.M.M.L. [et al.]. Ensino da língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, 2005.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. Editora Iluminuras, 2001.

SANTANA, A. P.; BERGAMO, A. Cultura e identidade surdas: encruzilhadas de lutas sociais e teóricas. Centro de Estudos Educação e Sociedade. Campinas, Vol. 26 nº 91, p. 565-582, maio/agosto. 2005.

SERRANO, P. H. S. M. Cognição e interacionalidade através do YouTube. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/serrano-paulo-cognicao-interacionalidade-youtube.pdf. S/d. Acesso em: 25 de agosto de 2019.

SKLIAR, C. Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e das diferenças. In: A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.

SKLIAR, C. Atualidade da Educação Bilíngue para Surdos: processos e projetos pedagógicos. Editora Mediação. Porto Alegre, 2009.

THOMA, A. S. Surdo: esse “outro” de que fala a mídia. In: A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

VIEIRA-MACHADO, L.M.C. Ser bilíngue: estratégias de sobrevivência dos sujeitos surdos na sociedade contemporânea. In: VIEIRA-MACHADO, L.M.C.; LOPES, M.C.(orgs). Educação de surdos: políticas, língua de sinais, comunidade surda e cultura surda. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ci.Inf., Brasília, v. 29, n.2, p.71-77, maio/ago. 2000. Disponível em:

www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652000000200009&script=sci...tlng...Acesso em: 26/06/2019.

YOUTUBE. O surdo e mudo no tráfico de drogas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FAdfNdCvu4Q. Acesso em: 12 de julho de 2019.

YOUTUBE. Surdo/Mudo discursando na política. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=blSYEeturDk. Acesso em: 12 de julho de 2019.

YOUTUBE. Milagre de Deus, surdo e mudo ouve e fala pela primeira vez-Ap.Onório. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qat7T_1Z0Aw. Acesso em: 12 de julho de 2019.

YOUTUBE. Menino surdo e mudo...sai falando e ouvindo após ser mergulhado na água por seus colegas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I3nBUT8ecD0. Acesso em: 12 de julho de 2019.

YOUTUBE. Não Seja Surdo e Mudo! - Padre Cleberson Evangelista. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zgx27U-uyxM. Acesso em: 12 de julho de 2019.

YOUTUBE. Entrevista com a testemunha surdo e mudo. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=UUPO2bcP5Gw. Acesso em: 12 de julho de 2019.

YOUTUBE. Homem surdo mudo que usou bilhete para assaltar um posto de combustíveis é solto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SWXwS-B7oDw&t=58s. Acesso em: 12 de julho de 2019.

YOUTUBE. Mudo e surdo tem raiva de botão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=puDItDHCpk0. Acesso em: 12 de julho de 2019.

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

CARVALHO LIMA, K. do S. .; APOLUCENO DE OLIVEIRA, I. .; BELO DOS SANTOS, I. . NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE OS SURDOS EM TECNOLOGIAS VIRTUAIS: análise videográfica no site do youtube®. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020134, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1538. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1538. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos