FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA NECESSIDADE DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1616Palavras-chave:
Gestão escolar, Educação militar, Ensino públicoResumo
O objetivo central deste texto é analisar os fundamentos históricos da necessidade da implantação de escolas militares no Brasil. Assim, historicizamos as origens da educação militar, problematizamos a disputa do espaço escolar na luta pela hegemonia capitalista e por fim, apresentamos e analisamos a contradição entre os princípios militares e os documentos legais da educação. Especificamente refletimos a partir do contexto de conflito que envolve dois colégios públicos no estado do Paraná, a saber: Gildo de Laranjeiras do Sul e Manoel Ribas de Guarapuava. Em ambos os colégios as manifestações de repúdio partiram de estudantes, pais, professores e funcionários, sujeitos envolvidos diretamente com o contexto escolar. Para tanto, tendo como base a perspectiva ontológica marxiana podemos afirmar que novos modelos de gestão da educação pública a partir da imposição de normas da educação militar, ou seja, a transformação da escola pública em colégio militar como se fosse a solução para os problemas da educação, representa um retrocesso para a gestão da educação pública e democrática no Brasil.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: HTTP://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.HTM#art266. Acesso em: 24 set. 2019.
CASTRO, N. M. B. de C. “Pedagógico” e “disciplinar”: o militarismo como prática de governo na educação pública do estado de Goiás Brasília.Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)- Universidade de Brasília, Brasilia/DF, 2016.
GUIMARÃES, P. C. P.; LAMOS, R. de A. C. Militarização das escolas da rede estadual de Goiás: a nova onda conservadora. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Unochapecó,Revista Pedagógica,V.20, N.43, Jan./Abr. 2018. Disponível em:
https://bell.unochapeco.edu.br › revistas › pedagogica › article › download. Acesso em: 20 mai. 2019.
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2014.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares.São Paulo: Boitempo, 2005.
MÉSZÁROS, I. A montanha que devemos conquistar: reflexões acerca do Estado. São Paulo: Boitempo, 2015.
OLIVEIRA, D. D. de O. As escolas militares: o controle, a cultura do medo e da violência. In: OLIVEIRA, I. C. de; SILVA, V. H. V. de F. (Org.). Estado de Exceção Escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura produções editoriais, 2016.
PONCE, A. Educação e luta de classes. 18ed. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007, p. 152-180.
SAVIANI, D. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. In: NASCIMENTO, M. I. M.; SANDANO, W.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 3-27.
SILVA, C. da A.; ARAUJO, E. R. A militarização das escolas públicas: vantagens e desvantagens trazidas pela disciplina e hierarquia militar. Biblioteca digital de segurança pública: mai – 2018. Disponível em: https://acervodigital.ssp.go.gov.br/pmgo/. Acesso em: 15 abr. 2018.
SILVA, J. J. D. G. da. Militarização de escolas públicas: avanços ou retrocessos? In: OLIVEIRA, I. C. de; SILVA, V. H. V. de F. (Org.). Estado de Exceção Escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura produções editoriais, 2016.
TAVARES, F. M. M. Quem quer manter a ordem? A ilegalidade da militarização das escolas em Goiás. In: OLIVEIRA, I. C. de; SILVA, V. H. V. de F. (Org.). Estado de Exceção Escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura produções editoriais, 2016.
TONET, I. Métodocientífico uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
VELOSO, E. R.; OLIVEIRA, N. P. de. Nós perdemos a consciência?: apontamentos sobre a militarização de escola públicas estaduais de ensino médio no estado de Goiás. In: OLIVEIRA, I. C. de; SILVA, V. H. V. de F. (Org.). Estado de Exceção Escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura produções editoriais, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).