FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA NECESSIDADE DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1616

Palavras-chave:

Gestão escolar, Educação militar, Ensino público

Resumo

O objetivo central deste texto é analisar os fundamentos históricos da necessidade da implantação de escolas militares no Brasil. Assim, historicizamos as origens da educação militar, problematizamos a disputa do espaço escolar na luta pela hegemonia capitalista e por fim, apresentamos e analisamos a contradição entre os princípios militares e os documentos legais da educação. Especificamente refletimos a partir do contexto de conflito que envolve dois colégios públicos no estado do Paraná, a saber: Gildo de Laranjeiras do Sul e Manoel Ribas de Guarapuava. Em ambos os colégios as manifestações de repúdio partiram de estudantes, pais, professores e funcionários, sujeitos envolvidos diretamente com o contexto escolar. Para tanto, tendo como base a perspectiva ontológica marxiana podemos afirmar que novos modelos de gestão da educação pública a partir da imposição de normas da educação militar, ou seja, a transformação da escola pública em colégio militar como se fosse a solução para os problemas da educação, representa um retrocesso para a gestão da educação pública e democrática no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná, Brasil; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2; Coordenadora e pesquisadora do projeto de parceria UEPG-Brasil e a Universidade de Unirovuma de Moçambique, que abrange os Programas de Pós-Graduação em Educação de ambas as universidades.

Isabel Castilho Palhano, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná, Brasil; Professora pedagoga da Educação Básica e do Ensino Profissionalizante Formação de Docentes da rede estadual do Paraná;Participante como pesquisadora do projeto de parceria UEPG-Brasil e a Universidade de Unirovuma de Moçambique, que abrange os Programas de Pós-Graduação em Educação de ambas as universidades.

Suzamara Weber, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná, Brasil;Professora de Arte na rede estadual do Paraná.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: HTTP://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.HTM#art266. Acesso em: 24 set. 2019.

CASTRO, N. M. B. de C. “Pedagógico” e “disciplinar”: o militarismo como prática de governo na educação pública do estado de Goiás Brasília.Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)- Universidade de Brasília, Brasilia/DF, 2016.

GUIMARÃES, P. C. P.; LAMOS, R. de A. C. Militarização das escolas da rede estadual de Goiás: a nova onda conservadora. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Unochapecó,Revista Pedagógica,V.20, N.43, Jan./Abr. 2018. Disponível em:

https://bell.unochapeco.edu.br › revistas › pedagogica › article › download. Acesso em: 20 mai. 2019.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2014.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares.São Paulo: Boitempo, 2005.

MÉSZÁROS, I. A montanha que devemos conquistar: reflexões acerca do Estado. São Paulo: Boitempo, 2015.

OLIVEIRA, D. D. de O. As escolas militares: o controle, a cultura do medo e da violência. In: OLIVEIRA, I. C. de; SILVA, V. H. V. de F. (Org.). Estado de Exceção Escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura produções editoriais, 2016.

PONCE, A. Educação e luta de classes. 18ed. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007, p. 152-180.

SAVIANI, D. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. In: NASCIMENTO, M. I. M.; SANDANO, W.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 3-27.

SILVA, C. da A.; ARAUJO, E. R. A militarização das escolas públicas: vantagens e desvantagens trazidas pela disciplina e hierarquia militar. Biblioteca digital de segurança pública: mai – 2018. Disponível em: https://acervodigital.ssp.go.gov.br/pmgo/. Acesso em: 15 abr. 2018.

SILVA, J. J. D. G. da. Militarização de escolas públicas: avanços ou retrocessos? In: OLIVEIRA, I. C. de; SILVA, V. H. V. de F. (Org.). Estado de Exceção Escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura produções editoriais, 2016.

TAVARES, F. M. M. Quem quer manter a ordem? A ilegalidade da militarização das escolas em Goiás. In: OLIVEIRA, I. C. de; SILVA, V. H. V. de F. (Org.). Estado de Exceção Escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura produções editoriais, 2016.

TONET, I. Métodocientífico uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

VELOSO, E. R.; OLIVEIRA, N. P. de. Nós perdemos a consciência?: apontamentos sobre a militarização de escola públicas estaduais de ensino médio no estado de Goiás. In: OLIVEIRA, I. C. de; SILVA, V. H. V. de F. (Org.). Estado de Exceção Escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura produções editoriais, 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

MOURA NASCIMENTO, M. I. .; CASTILHO PALHANO, I. .; WEBER, S. . FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA NECESSIDADE DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020161, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1616. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1616. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos