A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SEU REFLEXO NA PRÁXIS EDUCATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1714

Palavras-chave:

Educação; formação de professores; práxis educativas

Resumo

O artigo foi elaborado tendo por base os ensinamentos na disciplina Formação e Práxis do Educador: possibilidades, tensões e contradições. Tem por objetivo refletir sobre o tema: A Formação do Professor e seu Reflexo na Práxis Educativa, desenvolvendo as questões da educação, da pesquisa e a reflexão sobre a formação docente e do trabalho pedagógico como ato educativo intencional, com embasamento teórico, especialmente em: Arroyo, Brito, Charlot, Freire, Ghedin, Giroux, Henández, Imbernón, Lyotard, Mello, Nielsen Neto, Perrenoud, Pimenta, Schmitz e Shön. O tema desenvolvido nos três itens visa pensar a educação como processo de construção e transmissão de conhecimentos, valores culturais da comunidade social em que está inserido. Apresentar as concepções de formação docente de “professor reflexivo” de Shön e de “intelectual critico reflexivo”, desenvolvida, especialmente, por Pimenta e Ghedin, assim como, evidenciar o trabalho pedagógico como ato educativo intencional, em que nem o ensino e nem a aprendizagem podem ser uma simples transposição automática e que ambos são indissociáveis da forma escolar de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele de Brito Braga, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda UFAM – Universidade Federal do Amazonas – PPGE – Manaus – AM – Brasil.

Iolanda Lameira, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda UFAM – Universidade Federal do Amazonas - PPGE

Manaus – AM – Brasil

Zeina Thomé, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC – Brasil.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC - Brasil.

Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Manaus, AM - Brasil.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

BRITO, Rosa Mendonça. Caminhos metodológicos do processo de pesquisa e de construção de conhecimento. Manaus: EDUA, 2016.

CHARLOT, Bernard. Ensinar, Formar: lógica dos discursos constituídos e lógica das práticas. Fortaleza: Educação em Debate, v.1, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. (Orgs). São Paulo: Cortez, 2009.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho; trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

IMBERNÓN, Francisco. A Educação no Século XXI: os desafios do futuro imediato; trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

JAEGER, Werner. Paidéia: a Formação do Homem Grego; Tradução Artur M. Pereira: 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LYOTARD, Jean F. (1993) in: ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

MELLO, Suely Amaral. Linguagem, consciência e alienação: o óbvio como obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica. Marília: UNESP – Marília – Publicações, 2000.

NIELSEN NETO, Henrique. Filosofia da Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1988.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação; trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SCHMITZ, Egídio F. O Homem e sua Educação: fundamentos de filosofia da educação. Porto Alegre, 1984.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

DE BRITO BRAGA, G.; DOMINGOS ESTÊVÃO DAVID LAMEIRA, I. .; REBOUÇAS CORRÊA THOMÉ, Z. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SEU REFLEXO NA PRÁXIS EDUCATIVA. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020191, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1714. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1714. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos