A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SEU REFLEXO NA PRÁXIS EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1714Palavras-chave:
Educação; formação de professores; práxis educativasResumo
O artigo foi elaborado tendo por base os ensinamentos na disciplina Formação e Práxis do Educador: possibilidades, tensões e contradições. Tem por objetivo refletir sobre o tema: A Formação do Professor e seu Reflexo na Práxis Educativa, desenvolvendo as questões da educação, da pesquisa e a reflexão sobre a formação docente e do trabalho pedagógico como ato educativo intencional, com embasamento teórico, especialmente em: Arroyo, Brito, Charlot, Freire, Ghedin, Giroux, Henández, Imbernón, Lyotard, Mello, Nielsen Neto, Perrenoud, Pimenta, Schmitz e Shön. O tema desenvolvido nos três itens visa pensar a educação como processo de construção e transmissão de conhecimentos, valores culturais da comunidade social em que está inserido. Apresentar as concepções de formação docente de “professor reflexivo” de Shön e de “intelectual critico reflexivo”, desenvolvida, especialmente, por Pimenta e Ghedin, assim como, evidenciar o trabalho pedagógico como ato educativo intencional, em que nem o ensino e nem a aprendizagem podem ser uma simples transposição automática e que ambos são indissociáveis da forma escolar de educação.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
BRITO, Rosa Mendonça. Caminhos metodológicos do processo de pesquisa e de construção de conhecimento. Manaus: EDUA, 2016.
CHARLOT, Bernard. Ensinar, Formar: lógica dos discursos constituídos e lógica das práticas. Fortaleza: Educação em Debate, v.1, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. (Orgs). São Paulo: Cortez, 2009.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho; trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
IMBERNÓN, Francisco. A Educação no Século XXI: os desafios do futuro imediato; trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
JAEGER, Werner. Paidéia: a Formação do Homem Grego; Tradução Artur M. Pereira: 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LYOTARD, Jean F. (1993) in: ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
MELLO, Suely Amaral. Linguagem, consciência e alienação: o óbvio como obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica. Marília: UNESP – Marília – Publicações, 2000.
NIELSEN NETO, Henrique. Filosofia da Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1988.
PERRENOUD, Philippe. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação; trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SCHMITZ, Egídio F. O Homem e sua Educação: fundamentos de filosofia da educação. Porto Alegre, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gisele de Brito Braga, Iolanda Lameira, Zeina Thomé
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).