POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1755

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação integral, Educação em tempo integral

Resumo

Nesta exposição, apresentamos algumas reflexões e proposições relativas à educação integral, à educação em tempo integral e à ampliação de oportunidades educativas, sobretudo a crianças, adolescentes e jovens em idade de escolarização obrigatória. Com isso, desejamos mobilizar e potencializar novos e contínuos movimentos e diálogos que contribuam para a formação humana com maior integralidade. Para isso, selecionamos alguns elementos principais advindos de minhas investigações realizadas nos últimos anos no campo de análise de políticas públicas e sobre políticas de educação integral em tempo integral. Inicialmente, discorremos sobre a concepção de educação (integral) e sobre alguns aspectos do processo de constituição da política pública. A partir disso, apresentamos dois desenhos de políticas públicas coexistentes: políticas de educação em tempo integral e políticas de ampliação de oportunidades educativas a crianças, adolescentes e jovens. No horizonte, almejamos avanços na promoção de mais e melhores condições formativas que corroborem a construção de uma sociedade mais justa e humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia da Mota Darós Parente , Universidade Estadual Paulista

Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Programa de Pós-Graduação em Educação (Unesp/Marília); Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE).

Referências

BRASIL. Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. [...] dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos [...]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc59.htm#art6 Acesso em: 30 out. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 out. 2021.

COOMBS, P. H. T.; AHMED, M. Attacking rural poverty: how nonformal education can help. Baltimore: London: Johns Hopkins University Press, 1974.

HÖFLING, E. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, Campinas, v. 21, p. 30-41, 2001.

HOWLETT, M.; RAMESH, M.; PERL, A. Política Pública: seus ciclos e subsistemas - uma abordagem integradora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

NÓVOA, A. Professores: o futuro ainda demora muito tempo. Lisboa: EDUCA, 2009.

PARENTE, C. M D. Análise comparada da jornada escolar em países da União Europeia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 175, p. 78-95, jan./mar. 2020.

PARENTE, C. M D. Construindo uma Tipologia das Políticas de Educação Integral em Tempo Integral. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 3, p. 563-586, set./dez. 2016.

PARENTE, C. M D. Políticas de ampliação da jornada escolar: fundamentos e proposições. Roteiro, v. 45, p. 1-26, 2020b.

PARENTE, C. M D. Políticas de educação integral em tempo integral: possibilidades e alternativas. In: PARENTE, C. M D. (org.). Políticas públicas para a educação básica: avanços, desafios e perspectivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021. p. 97-123.

SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-45, jul./dez 2006.

TEIXEIRA, A. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5 ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968.

TRILLA, J. La cultura y sus mediaciones pedagógicas. In: GARRIDO, J. L. (coord.). La sociedad educadora. Madrid: Fundación Independiente, 2000. p. 125-144.

VIANA, A. L. Abordagens Metodológicas em Políticas Públicas. Revista Brasileira de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 5-43, mar./abr. 1996.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

PARENTE , C. da M. D. POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020180, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1755. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1755. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Conferência