POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1755

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação integral, Educação em tempo integral

Resumo

Nesta exposição, apresentamos algumas reflexões e proposições relativas à educação integral, à educação em tempo integral e à ampliação de oportunidades educativas, sobretudo a crianças, adolescentes e jovens em idade de escolarização obrigatória. Com isso, desejamos mobilizar e potencializar novos e contínuos movimentos e diálogos que contribuam para a formação humana com maior integralidade. Para isso, selecionamos alguns elementos principais advindos de minhas investigações realizadas nos últimos anos no campo de análise de políticas públicas e sobre políticas de educação integral em tempo integral. Inicialmente, discorremos sobre a concepção de educação (integral) e sobre alguns aspectos do processo de constituição da política pública. A partir disso, apresentamos dois desenhos de políticas públicas coexistentes: políticas de educação em tempo integral e políticas de ampliação de oportunidades educativas a crianças, adolescentes e jovens. No horizonte, almejamos avanços na promoção de mais e melhores condições formativas que corroborem a construção de uma sociedade mais justa e humana.

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Biografia do Autor

Cláudia da Mota Darós Parente , Universidade Estadual Paulista

Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Programa de Pós-Graduação em Educação (Unesp/Marília); Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE).

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

PARENTE , C. da M. D. POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020180, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1755. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1755. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Conferência