MOTIVAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: sentidos de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1723

Palavras-chave:

Prática pedagógica., Ensino Fundamental., Sentidos.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar resultados da pesquisa sobre prática pedagógica, mais especificamente, sobre os motivos que os levaram a tornarem-se professores bem como os sentidos que atribuem aos elementos que compõem à sua prática, nos anos finais do ensino fundamental. A Fenomenologia de Alfred Schutz (2012) é a base teórico-metodológica que sustenta e ampara este trabalho. Para a produção e análise dos dados utilizou-se da entrevista semiestruturada e da Análise de Conteúdo. Sobre a motivação para a docência, tem-se os seguintes resultados: memórias da infância, projeções quanto à possibilidade de exercício futuro da profissão e o gosto por ensinar desenvolvido por meio da prática de ensinar. Acerca dos elementos que compõem a prática pedagógica, os professores conceituam educação, escola, currículo e prática pedagógica numa perspectiva relacional. Os sentidos atribuídos à educação transcendem o universo escolar, é compreendida como ação social e constitui-se um processo que envolve toda a vida, com isso anunciam, que entendem a escola como um espaço-tempo de interação social e cultural, motivado pelo enredamento da prática pedagógica. A perspectiva de currículo nos discursos revela desde uma compreensão tradicional à visão crítica. Entende-se que na perspectiva da fenomenologia sociológica, tais sentidos atravessam a prática realizada pelos professores, nessa escola. Outro aspecto importante, os resultados obtidos na pesquisa permitem perspectivar a prática pedagógica com base na experiência intersubjetiva.

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Biografia do Autor

Isamary Roberta Ferreira Cézar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra em Educação, UESB - Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação UESB - Bahia; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE).

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra, PT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas (GEPPCE), CNPq. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Prática pedagógica; Prática educativa; Fenomenologia das Relações Sociais.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

FERREIRA CÉZAR, I. R.; CRUSOÉ, N. M. D. C. . MOTIVAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: sentidos de professores. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020200, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1723. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1723. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos