PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES MULTISSERIADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1737

Palavras-chave:

Escolas Multisseriadas, Educação no campo, Prática pedagógica

Resumo

Este texto é resultado da pesquisa de mestrado, intitulada “Educação no meio rural: a prática das professoras alfabetizadoras nas classes multisseriadas no município de Indaiabira-MG”, que objetivou analisar as práticas pedagógicas existentes nas escolas multisseriadas no município. Para melhor compreensão do objeto em estudo, nos aproximamos de uma visão histórico crítica, o Materialismo Histórico-Dialético. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, teórica e de campo. Os resultados permitiram identificar inúmeras dificuldades que envolvem as escolas multisseriadas. Considera-se que a educação escolar, ofertada no meio rural em salas multisseriadas nas escolas observadas, apresenta problemas pedagógicos e de infraestrutura, aspectos que de acordo com as professoras entrevistadas dificultam o próprio trabalho, bem como o desenvolvimento dos alunos. Para tanto requerem um repensar as questões políticas econômicas, sociais e pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elane Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

Referências

ARROYO, M. G.. Escola: terra de direito. Prefácio. In: ROCHA, M. I.A.; HAGE, S.M.(Org.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

BRASIL. Censo Demográfico 2017. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/indaiabira/panorama. Acesso em: 21 ago. 2019.

BRASIL. Projeto Político Pedagógico das Escolas do Campo do Município de Indaiabira- MG, 2019.

DAVID, Z.G. Indaiabira, liberdade e evolução. Montes Claros- MG, 2000.

FERRI, C.. Classes multisseriadas: que espaço escolar é esse? 1994. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 1994.

HAGE, S.M. Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará (Org.). 1. ed. Belém: Gráfica eEditora Gutemberg Ltda, 2005.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NUNES, K.de C.S. Escolas multisseriadas e os ideários pedagógicos: um estudo sobre as escolas do e no campo na região do Bico do Papagaio. 2018. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal de São Carlos- São Paulo, 2018.

PARENTE, C.da M.D. Escolas Multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 82, jan/mar, 2014, p. 57-88. Fundação Cesgranrio. Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399534053004>. Acesso em: 24 jan. 2020.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

VEIGA, I.P.A. A prática pedagógica do professor de Didática. Campinas, SP: Papirus, 1989.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

RODRIGUES DE OLIVEIRA, E.; IOLANDA MONTEIRO, M. PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES MULTISSERIADAS. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020198, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1737. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1737. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos