PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES MULTISSERIADAS
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1737Palavras-chave:
Escolas Multisseriadas, Educação no campo, Prática pedagógicaResumo
Este texto é resultado da pesquisa de mestrado, intitulada “Educação no meio rural: a prática das professoras alfabetizadoras nas classes multisseriadas no município de Indaiabira-MG”, que objetivou analisar as práticas pedagógicas existentes nas escolas multisseriadas no município. Para melhor compreensão do objeto em estudo, nos aproximamos de uma visão histórico crítica, o Materialismo Histórico-Dialético. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, teórica e de campo. Os resultados permitiram identificar inúmeras dificuldades que envolvem as escolas multisseriadas. Considera-se que a educação escolar, ofertada no meio rural em salas multisseriadas nas escolas observadas, apresenta problemas pedagógicos e de infraestrutura, aspectos que de acordo com as professoras entrevistadas dificultam o próprio trabalho, bem como o desenvolvimento dos alunos. Para tanto requerem um repensar as questões políticas econômicas, sociais e pedagógicas.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G.. Escola: terra de direito. Prefácio. In: ROCHA, M. I.A.; HAGE, S.M.(Org.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
BRASIL. Censo Demográfico 2017. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/indaiabira/panorama. Acesso em: 21 ago. 2019.
BRASIL. Projeto Político Pedagógico das Escolas do Campo do Município de Indaiabira- MG, 2019.
DAVID, Z.G. Indaiabira, liberdade e evolução. Montes Claros- MG, 2000.
FERRI, C.. Classes multisseriadas: que espaço escolar é esse? 1994. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 1994.
HAGE, S.M. Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará (Org.). 1. ed. Belém: Gráfica eEditora Gutemberg Ltda, 2005.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NUNES, K.de C.S. Escolas multisseriadas e os ideários pedagógicos: um estudo sobre as escolas do e no campo na região do Bico do Papagaio. 2018. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal de São Carlos- São Paulo, 2018.
PARENTE, C.da M.D. Escolas Multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 82, jan/mar, 2014, p. 57-88. Fundação Cesgranrio. Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399534053004>. Acesso em: 24 jan. 2020.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
VEIGA, I.P.A. A prática pedagógica do professor de Didática. Campinas, SP: Papirus, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elane Rodrigues de Oliveira, Maria Iolanda Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).