A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade

Autores

  • Paulino Orso

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1765

Palavras-chave:

Educação; Capitalismo; Modo de Produção; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação dos Trabalhadores

Resumo

No atual momento, a humanidade está submetida aos mais duros desafios de sua história. Ao mesmo tempo em que se encontra na etapa de maior desenvolvimento científico, cultural e tecnológico, resultado do trabalho coletivo acúmulo ao longo do tempo, o modo de produção capitalista, fundado na propriedade privada, de um lado, concentra cada vez mais riquezas em poucas mãos enquanto priva mais da metade da população do planeta das condições básicas de sobrevivência e, por outro, coloca a própria humanidade em risco de extinção, dando mostras do esgotamento do modelo civilizatório burguês e da necessidade de sua superação e da construção de um novo modo de produzir, se organizar, se educar e viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ricardo Antunes, Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

CHADE, Jamil. Bilionários ficam ainda mais ricos no Brasil e no mundo durante a pandemia. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/10/07/pandemia-fez-bilionarios-ficarem-ainda-mais-ricos-no-brasil-e-no-mundo.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em 29.06.21.

DOC. Desigualdade no campo. Brasil é o país com maior concentração de terras no mundo. Disponível em: <https://www.causaoperaria.org.br/brasil-e-o-pais-com-maior-concentracao-de-terras-no-mundo/>. Acesso em 29.06.21.

KUENZER, Acácia Zeneida (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3ª edição, São Paulo: Cortez, 2002.

ORSO, Paulino José. Um espectro ronda a educação e a escola pública. Uberlândia-MG: Editora Navegando, 2020a.

ORSO, Paulino José. O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário. In: Revista Exitus Santarém/PA, Vol. 10, p. 01-54. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1432/849>. Acesso em 15.11.21.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 11.ed.rev. Campinas-SP: Autores Associados, 2011.

UOL. Desigualdade aumenta no Brasil, e 1% da população concentra 50% da riqueza. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/06/24/distribuicao-riqueza-nacional---brasil.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em 29.06.21.

Downloads

Publicado

2021-11-20

Como Citar

ORSO, P. . A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade . Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020189, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1765. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1765. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Conferência