A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO AO NOVO MODO DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS TRABALHARES: a implementação da pedagogia histórico-crítica e formação para uma nova sociedade
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1765Palavras-chave:
Educação; Capitalismo; Modo de Produção; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação dos TrabalhadoresResumo
No atual momento, a humanidade está submetida aos mais duros desafios de sua história. Ao mesmo tempo em que se encontra na etapa de maior desenvolvimento científico, cultural e tecnológico, resultado do trabalho coletivo acúmulo ao longo do tempo, o modo de produção capitalista, fundado na propriedade privada, de um lado, concentra cada vez mais riquezas em poucas mãos enquanto priva mais da metade da população do planeta das condições básicas de sobrevivência e, por outro, coloca a própria humanidade em risco de extinção, dando mostras do esgotamento do modelo civilizatório burguês e da necessidade de sua superação e da construção de um novo modo de produzir, se organizar, se educar e viver.
Downloads
Referências
Ricardo Antunes, Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
CHADE, Jamil. Bilionários ficam ainda mais ricos no Brasil e no mundo durante a pandemia. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/10/07/pandemia-fez-bilionarios-ficarem-ainda-mais-ricos-no-brasil-e-no-mundo.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em 29.06.21.
DOC. Desigualdade no campo. Brasil é o país com maior concentração de terras no mundo. Disponível em: <https://www.causaoperaria.org.br/brasil-e-o-pais-com-maior-concentracao-de-terras-no-mundo/>. Acesso em 29.06.21.
KUENZER, Acácia Zeneida (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3ª edição, São Paulo: Cortez, 2002.
ORSO, Paulino José. Um espectro ronda a educação e a escola pública. Uberlândia-MG: Editora Navegando, 2020a.
ORSO, Paulino José. O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário. In: Revista Exitus Santarém/PA, Vol. 10, p. 01-54. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1432/849>. Acesso em 15.11.21.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 11.ed.rev. Campinas-SP: Autores Associados, 2011.
UOL. Desigualdade aumenta no Brasil, e 1% da população concentra 50% da riqueza. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/06/24/distribuicao-riqueza-nacional---brasil.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em 29.06.21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulino Orso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).