NOTAS SOBRE POLÍTICA DE ENSINO TÉCNICO SUPERIOR NO CHILE. Progresso e desafios 2010-2020
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1635Palavras-chave:
Ensino superior, Ensino técnico superior, Direito do Ensino SuperiorResumo
O artigo tem como objetivo examinar alguns aspetos da Educação Superior Técnica no Chile, tomando como referências históricas a recente Lei da Educação Superior de 2019 e a transformação que se originou em 1980 nesta modalidade de ensino superior, à luz da qual se pretende abordar seus característicos níveis de privatização e desarticulação. Desta forma, o texto oferece uma descrição do comportamento de alguns indicadores relevantes da modalidade educacional, um esboço histórico de seu desenvolvimento, com base em antecedentes gerais, e uma classificação de suas tarefas centrais. Como resultado dessa análise, são identificados os desafios que se colocam ao Ensino Superior Técnico no país.
Downloads
Referências
ALARCÓN LEIVA, J. Y REZENDE, A. (2019). “Sistema de Aseguramiento de Calidad de la Educación Superior en Chile y la Gestión Institucional por Resultados: análisis, perspectivas y recomendaciones”. En: Oliveira Costa, M. & Bigarella, N. (Eds.) (2019) Politicas, gestao e planejamiento educacional. Mato Grosso, Brasil.
GARCÍA, M. Y ORTIZ, R. (2016). A comercialização do ensino superior e a emergência do movimento estudantil no Chile (2006/2011): impactos e desafios. Tematicas, 24(47), 77–98. https://doi.org/10.20396/tematicas.v24i47/48.11116 Consultado en 13 de julio de 2021.
JIMÉNEZ, H. (2015). Caracterización de la Educación Técnica de Nivel Superior en Chile. Universidad de Chile, Facultad de Economía y Negocios, Escuela de Economía y Administración.
PÉREZ, C. (2018). Reconstrucción del proceso de elaboración de la Ley Orgánica Constitucional de Enseñanza: actores, proyectos y disputas ideológicas. Chile, 1973–1990. Espacio, Tiempo y Educación, 5(2), 179-195. doi: http://dx.doi.org/10.14516/ete.170 Consultado en 13 de julio de 2021.
PÉREZ, C. Y ROJAS, A. (2019). Introducción y consolidación de los principios de mercado en el discurso oficial sobre educación de la dictadura civil militar chilena (1973-1990). Paulo Freire. Revista de Pedagogía Crítica, (20), 105-122. https://doi.org/10.25074/07195532.20.1089 Consultado en 13 de julio de 2021.
PÉREZ, C. Y GALIOTO, C. (2020). Promoción de un nuevo entorno moral en el sistema escolar chileno durante la dictadura civil militar (1973-1990). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, 5(e2015310), 1-21. https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.15310.014 Consultado en 13 de julio de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jorge Alarcón-Leiva, Catalina Gotelli-Alvial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).