EDUCAÇÃO DO CAMPO E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): um olhar para o ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2699Palavras-chave:
Educação do campo, Ciência, Tecnologia e Sociedade, EnsinoResumo
O presente trabalho busca construir reflexões acerca da Educação do Campo e da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como contribuições significativas para o ensino de Ciências e formação do sujeito. O método para alcançar o objetivo é direcionado por meio de uma revisão, levando em consideração as produções científicas no Brasil (idioma português) e contemplando um recorte temporal de 5 anos, entre 2019 e 2023, como forma de realizar uma avalição nas discussões atuais. Em análise, foi possível identificar um quantitativo de 7 trabalhos, os quais foram analisados, categorizados por meio da análise de conteúdo de Bardin e classificados nas seguintes categorias: Estudos teóricos, Propostas Teórico-Metodológicas e Análise de relatórios. Frente ao trabalho analisado pôde-se identificar diversas tendências que engrandecem a interação do trabalho relacionado a CTS nas escolas do campo, de modo a compreender que sua coocorrência focaliza na construção de conhecimentos consistentes, possibilitando reflexões aos educadores para realizarem um processo de ensino mais dinâmico e com aspectos da vida dos sujeitos, elementos potencialmente essenciais para transformação dessa prática de ensino. No entanto, mesmo com todas as inferências apresentadas, as quais defendem a integração contextualizada da educação CTS, os autores também apontam desafios que fazem parte da realidade do ensino de ciências no Brasil, principalmente nas escolas do campo, problematizações essas que necessitam ser discutidas, a fim de serem resolvidas, para que assim seja possível ter uma educação crítico-reflexiva.
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