EDUCAÇÃO DO CAMPO E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): um olhar para o ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2699

Palavras-chave:

Educação do campo, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Ensino

Resumo

O presente trabalho busca construir reflexões acerca da Educação do Campo e da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como contribuições significativas para o ensino de Ciências e formação do sujeito. O método para alcançar o objetivo é direcionado por meio de uma revisão, levando em consideração as produções científicas no Brasil (idioma português) e contemplando um recorte temporal de 5 anos, entre 2019 e 2023, como forma de realizar uma avalição nas discussões atuais. Em análise, foi possível identificar um quantitativo de 7 trabalhos, os quais foram analisados, categorizados por meio da análise de conteúdo de Bardin e classificados nas seguintes categorias: Estudos teóricos, Propostas Teórico-Metodológicas e Análise de relatórios. Frente ao trabalho analisado pôde-se identificar diversas tendências que engrandecem a interação do trabalho relacionado a CTS nas escolas do campo, de modo a compreender que sua coocorrência focaliza na construção de conhecimentos consistentes, possibilitando reflexões aos educadores para realizarem um processo de ensino mais dinâmico e com aspectos da vida dos sujeitos, elementos potencialmente essenciais para transformação dessa prática de ensino. No entanto, mesmo com todas as inferências apresentadas, as quais defendem a integração contextualizada da educação CTS, os autores também apontam desafios que fazem parte da realidade do ensino de ciências no Brasil, principalmente nas escolas do campo, problematizações essas que necessitam ser discutidas, a fim de serem resolvidas, para que assim seja possível ter uma educação crítico-reflexiva. 

Downloads

Biografia do Autor

Aldefran Aderson da Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor, Licenciado em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Naturais pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA e Mestre pelo programa de Pós graduação em Ensino (UERN, IFRN e UFERSA).

Lucas Emanuel de Oliveira Maia, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino. Professor da Rede Estudual de Educação do Ceará, Icapuí, Ceará, Brasil. 

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional, desenvolvo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente sou Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Química Industrial (2007), Mestrado (2009) e Doutorado em Química (2013) pela Universidade Federal do Ceará com trabalhos desenvolvidos nas áreas de Produtos Naturais e Biocátalise e graduação em Licenciatura em Química (2021) pela Universidade Federal Rural do Semi-árido. Atualmente é professor do quadro efetivo de Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi, do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN - IFRN). Foi coordenador do curso Técnico em Química (2015-2017), da Licenciatura em Química (2017-2019) e do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Campus Apodi (2020-2022), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Apodi e Coordenador Acadêmico do Cursos de Doutorado junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho/Portugal em convênio com o IFRN. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Avaliador Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em atos de credenciamento presencial. Orienta projetos nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Química Orgânica, Química de Produtos Naturais e Biocatálise nos níveis de graduação e pós-graduação.

Referências

ADAMS, F. W.; NUNES, S. M. T. A percepção sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) de alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo. Revista Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 24, n. 42, p. 221-239, 2021. DOI: 10.24934/eef.v24i42.4363. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4363. Acesso em: 20 nov. 2023.

ARGENTON, G. T.; LASSIG, R. F.; MÜNCHEN, S. A Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade na Licenciatura em Educação do Campo: Um olhar para os relatórios de estágio. In: Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 10., 2020, Chapecó. Anais: Chapecó, Universidade Federal da Fronteira Sul, 2020, p. 1-4.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 229p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 fev. 2024.

CEREZO, J. A. L. Ciencia, Tecnologia y Sociedad: el estado de la cuestión em Europa e Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación, n.18, p.41-68, 1998. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/1091. Acesso em: 03 fev. 2024.

COELHO, M. N. Uma comparação entre team-based learning e peer-instruction em turmas de física do ensino médio. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 4, n. 10, p. 40–50, 2018. DOI: 10.21920/recei720184104050. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1067. Acesso em: 12 out. 2023.

DORNELAS, L. V. A. Educação CTS e educação do campo: uma proposta de plano de unidade para o ensino médio de Química. 2021. 81 p. Monografia (Curso em Ensino de Química) - Universidade de Brasília – UNB.

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 19-62.

FERREIRA, F. de J.; BRANDÃO, E. C. Educação do Campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Revista Eletrônica de Educação. v. 5, n. 9, p. 2011. Disponivel em: https://educanp.weebly.com/uploads/1/3/9/9/13997768/educao_do_campo_um_olhar_histrico_uma_realidade_concreta.pdf. Acesso em: 02 out. 2023.

KITCHENHAM, B. A.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in softwareengineering. Tech. Rep. EBSE-2007-01, KeeleUniversity, 2007. Disponível em: https://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://legacyfileshare.elsevier.com/promis_misc/525444systematicreviewsguide.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.

MONTEIRO, I. B. Olhares para a contextualização na Educação CTS e na Educação do Campo–Ciências da Natureza. 2022. 89 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, Universidade Federal de Viçosa.

PRAXEDES, R. C. G. P. Ensino de ciências e as tecnologias sociais como instrumento pedagógico para o letramento científico na educação do campo. 2022. 47 p. Monografia (Curso de Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

SILVA, M. J. A. dos R.; BIZERRIL, M. X. A. Educação do Campo e abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade: Um diálogo possível. Linha Mestra, [s.l.], v. 14, n. 42, p. 82-91, 2020. DOI: 10.34112/1980-9026a2020n42p82-91. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/406. Acesso em: 15 set. 2023.

SOLOMON, J. Ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Bukingham: Open University Press, 1993.

SOUZA, J. Uma proposta de educação científica para a formação do docente do campo. 2020. 146 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

ADERSON DA SILVA SOUZA, A. .; EMANUEL DE OLIVEIRA MAIA, L.; LIMA VASCONCELOS, F. H.; ALVES, L. A. EDUCAÇÃO DO CAMPO E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): um olhar para o ensino de Ciências. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025031, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2699. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2699. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos