A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO HAITI: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS PROBLEMAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A RECONSTRUÇÃO NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2727Palavras-chave:
Haiti, Democratização da educação, Desafios e perspectivas.Resumo
Este artigo faz parte da pesquisa de mestrado e tematiza a democratização da educação no Haiti, enfatizando que o acesso igualitário à educação é essencial para o desenvolvimento individual e coletivo do país; objetivando analisar do ponto de vista histórico os problemas e desafios do acesso à educação no Haiti, examinando o processo educacional em seu contexto social, cultural e político. O estudo foi produzido por meio de levantamento bibliográfico e documental, documentos oficiais do ministério da educação do Haiti, Plano Nacional de Educação e Formação (PNEF) e o Plano Decenal de Educação e Formação (PDEF), pelos quais foi possível identificar que a falta de investimento em educação, a infraestrutura e os recursos escolares insuficientes, os problemas com o francês como idioma de ensino para uma população que fala crioulo, a crise política e os desastres naturais são apenas alguns dos desafios a serem superados. Para transpor esses obstáculos, o estudo propõe o investimento em educação e a implementação de uma política educacional sólida. Com esse foco, essas medidas visam promover uma educação de qualidade e equitativa em todo o país, contribuindo assim para a construção da identidade física e social do futuro nacional do Haiti.
Downloads
Referências
APPLE, M. W. Educating the Right Way: markets, Standards good and inequality. Routledge, 2006.
ASSIS, R. A. M. Pesquisa histórica: uma experiência em ato. In: MORORÓ, L. P., COUTO, M. E. S.; ASSIS, R. A. M. (orgs). Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias [online]. Ilhéus, BA: EDITUS, 2017, pp. 41-54. ISBN: 978-85-7455-493-8. Disponível em: https://books.scielo.org/id/yjxdq/pdf/mororo-9788574554938-02.pdf. DOI: 10.7476/9788574554938.002. Acesso em: 25 jan. de 2024.
BERROUET-ORIOL, R. L’amenagement du Créole dans les écoles Haïtiennes a l’epreuve de l’Amateurisme et du “SHOWBIZ” cosmetique du Ministere de l’Education Nationale et de la Formation Professionnelle. Fondas Kreyol, 2023. Disponível em: https://fondaskreyol.org/article/amenagement-epreuve-ecole-haitienne-epreuve-amateurisme-showbiz-cosmrtique-ministere. Acesso em: 25 jan. de 2024.
BOURDIEU, P. La Misere du Monde. Paris: edition du Seuil, 1993.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Paris: Edition de MInuit, 1970. Revisão de Pedro Benjamin Garcia e Ana Maria Baeta. 3. ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
BRUTUS, E. Instruction publique en Haïti, 1492-1945, tome 1, Port-au-Prince, Édition Panorama, 1948.
CROISY, S. Haïti: école-borlette et réforme, une union possible. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Educação). Université Paris 8 Vincenne Saint-Denis/Paris 2012.
DESSE, M.; PIERRE, J. P.; LUCIEN, G. E. Trajectoires et adaptations a une crise multiple: Port-au-Prince depuis le seisme du 12 janvie 2010 au travers des conceptes d’exit, voice, loyalty et apathie. Vertigo- La revue electronique en sciences de l’environnement on-line, v.12, n. 3, dez. 2012. Disponível em: https://vertigo.revues.org/13006. DOI: 10.4000/vertigo.13006. Acesso em: 24 jul. 2024.
DURKEIME, E. Educação e Sociologia. Tradução de Stephania Matousek. 5 ed.-Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FALLON, G; MAZAWI, A. E. Acces, qualité et Gouvernance dans l’éducation fondamentale en Haiti. Rapports soumis au MENFP (Port-Au-Prince) et Programme de Cooperation Volontaire (Montreal, PQ, Canada), 2014.
FAUSTINO, R. C.; GASPARIN, J. L. L’influence du positivisme et de l’historicisme sur l’enseignement et l’enseignement de l’histoire, v. 23, 2001. Disponível em: https://doid.org/10.4025/actascihumansoc.v23i0.2765 . Acesso em 25 fev. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 66e. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e terra, 2018.
GTEF. Pour un pacte national sur l’Education en Haiti: Rapport au president de la Republique. Port-au-Price, 2010.
HAITI. Constititution 1805: constitution Imperial. St-Toma, universite, Canada, 2015. Disponível em: https://wp.stu.ca/worldhistory/wpconten/uploads/sites/a/2015/07/constitution-of-haiti-1805.pdf . Acesso em: 25 jan. 2024.
HAITI. Constitution 1801, archive de l’histoire d’Haiti, s.d. Disponível em: https://www.marxists.org/history/haiti/1801/constitution.htm. Acesso em: 27 jan. 2024.
HAITI. Constitution 1987 de la Republique d’Haiti. Port-au-Prince, 1987.
JEAN-PIERRE, G. L’armée indigène. La défaite de Napoléon en Haïti. Préface de Lyonel Trouillot. Éditions de l‘Université d‘État d‘Haïti. 2014.
JOINT, L. A. L’école dans la construction de l’etat. In: Genese de l’Etat Haitien (1804-1859). Paris, editions de la maison de la science de l’homme. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.4000/books.editionssmsh.9760 . ISN. 9782735118908. Acesso em: 27 jun. 2024.
JOINT, L. A. Systeme educatif et inegalite Scolaire en Haiti: Le cas des ecoles Catholique. Recherche et ressource en education et formation [On line], v. 2, 2008. Disponível em: https://jornals.openedition.org/rref/861. DOI: https://doi.org/10.400/rref/861. Acesso em: 20 jan. 2025.
MENFP; UNESCO. Étude diagnostique du droit à une éducation de qualité en Haïti. Paris: UNESCO. 2016. Disponível em : http://chfressourceshaiti.com/data/chfressources/media/etude-rapport-synthese/3-2016-UNESCO-Etude-diagnostique-du-droit-a-une-education-de-qualite-en-Haiti-03-10-20-.pdf. Acesso em: 27 fev. 2024.
MENFP. Plan Decenal d’Education et de la Formation PDEF, 2017-2027. Port-au-Prince. Haiti. Janvier. 2018.
MENFP. Vers la refondation du systeme educatif haitien, Plan Operationel 2010-2015: des recommendation du Groupe de Travail sur l’Education et de la Formation. Port-au-Prince, Haiti. fev. 2012.
MENFP-UNICEF. Etude sur les enfants non scolarisés en Haiti. 2017. Disponível em: https://www.allinschool.org/media/1561/fille/haiti-OOSCI-country-study-2017-fr.pdf . Acesso em: 27 jul. 2024.
MENJS. PNEF: le Plan national d’éducation et de formation. Port-au Prince. 1998.
MERLE, P. Le concept de democratisation de l’institution scolaire:une typologie et sa mise a l’epreuve. In: Population 55e annee, no 1, 2000. Disponível em: https://www.persee.fr/doc.pop_0032-4663_2000_num_55_1_7097. Acesso em: 27 jul. 2024.
PERIER, P. La cooperation educative: enjeux et perspective. Renne: Preesses universitaire de Renne, 2011.
PIERRE, M. Democratisation et inegalite Scolaire dans les pays en voie de developpement: cas d’Haiti, 2021. Tese (Doutorado em Ciencia Sociais e Humanidades). Université Paris Saclay/Paris 2021.
QUIJANO, A. “Colonialite du pouvoir, Democratie et citoyenne en Amerique Latine”, en Amerique latine: Democraitie et exclusion. L’Hamartan, Paris, 1994.
ROBLIN, Y; MENFP/DPCE. Evolution des Statistiques Scolaire de 2010 a 2019 en Haiti, 2020. Disponível em: https://omniscientinfo.com/evolution-des-statistiques-de-2010-a-2019-en-haiti/. Acesso em: 20 jul. 2024.
RONCERAY, H. Sociologie du fait haïtien. p. 92. Les Presses de l‘Université de Montréal, 270 p. Portau-Prince : Les Éditions de l‘Action sociale. 1979. Publié dans Les Classiques des sciences sociales le 22 août 2019.
ROSEMBERT, J. Analyse sociologique des inttentions de la réforme du systeme edducatif haitien (Reforme Bernard, 1979-1980), 1998. Dissertation (Mestrado em Sociologia) Universite Ottawa, Canada, 1998.
TARDIEU, C. L’éducation en Haiti de la periode coloniale a nos jours. Port-au Prince, imprimerie Henry Deschamps,1988.
TARDIEU, C. Ledikasyon pa negosyab-L’éducation n’est pas négociable, journal le National, 23 out 2023, Disponível em: https://www.lenational.org/post_article.php?soc=308. Acesso em: 15 jun. 2024.
UNESCO. Ce qu’il faut savoir sur le droit à l’éducation. 2022. Disponível em https://www.unesco.org/fr/right-education Acesso em: 3 mar. 2024.
UNICEF. Convenção sobre os Direitos da criança e Protocolos Facultativos, edição revista, 2019. Disponível em: https://www.unicef.pt/media/2766/unicef_convenc-a-o_dos_direitos_da_crianca.pdf. Acesso em: 4 jul. 2024.
UNICEF. Haiti: neuf fois de violance armee contre l’ecole en un an. Publicado em fevereiro 2023. Disponível em: https://www.unicef.fr/article/haiti-neuf-fois-plus-de-violence-armee-contre-les-ecoles-en-un-an/ . Acesso em: 9 jul. 2024.
WORLDOMETERS. Population d’Haiti 2024 et Historique. Disponível em: https://www.worldometers.info/world-population/haiti-population/. Acesso em: 15 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Milius Guerrier, Maria José Aviz Rosário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).