SERVIÇO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E PESQUISAS INTERVENTIVAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2787Palavras-chave:
Educação Especial, Serviço Educacional Especializado, FinanceirizaçãoResumo
A discussão que aqui apresentamos aborda as questões que envolvem os Serviços Educacionais Especializados em Educação Especial e como temos observado sua trajetória nas pesquisas que temos desenvolvido. O cerne da reflexão encontra-se nas perspectivas de compreensão da deficiência que orientam as práticas em educação especial e, como observado em nossos dados de pesquisa, em especial as de abordagem documental e histórica, vemos a retomada do modelo médico-biológico de compreensão da deficiência e uma intensa disputa dos profissionais e serviços de natureza clínica, pelos recursos orçamentários da Educação, explicitado na proliferação de Centros Especializados e da contratação de serviços e profissionais de apoio que desenvolvem atividades de natureza terapêutica, com frágeis vinculações à educação escolar. Trata-se de apresentação realizada durante a programação da quinta reunião da seção regional norte da ANPEd ocorrida em setembro de 2024 na Universidade Federal de Roraima – Campus Boa Vista.
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