SERVIÇO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E PESQUISAS INTERVENTIVAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2787

Palavras-chave:

Educação Especial, Serviço Educacional Especializado, Financeirização

Resumo

A discussão que aqui apresentamos aborda as questões que envolvem os Serviços Educacionais Especializados em Educação Especial e como temos observado sua trajetória nas pesquisas que temos desenvolvido. O cerne da reflexão encontra-se nas perspectivas de compreensão da deficiência que orientam as práticas em educação especial e, como observado em nossos dados de pesquisa, em especial as de abordagem documental e histórica, vemos a retomada do modelo médico-biológico de compreensão da deficiência e uma intensa disputa dos profissionais e serviços de natureza clínica, pelos recursos orçamentários da Educação, explicitado na proliferação de Centros Especializados e da contratação de serviços e profissionais de apoio que desenvolvem atividades de natureza terapêutica, com frágeis vinculações à educação escolar. Trata-se de apresentação realizada durante a programação da quinta reunião da seção regional norte da ANPEd ocorrida em setembro de 2024 na Universidade Federal de Roraima – Campus Boa Vista.

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Biografia do Autor

Maria Edith Romano Siems, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação Especial, Uiversidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professora Visitante da Universidade Federal do Pará - Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia- PGEDA; Coordenadora do NEPEDE’EEs – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação-Educação Especial.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

SIEMS, M. E. R. SERVIÇO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E PESQUISAS INTERVENTIVAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025001, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2787. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2787. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Conferência