A CENOPOESIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA DE CUIDADO EM EDUCAÇÃO POPULAR SOB A PERSPECTIVA DA PRAGMÁTICA CULTURAL
Palavras-chave:
cenopoesia, educação popular, práticas educativas, pedagogia engajadaResumo
A Cenopoesia apresenta um híbrido de linguagens artísticas que se articulam para promover encontros e afetos, fortalecendo os laços comunitários e buscando transformações sociais. Este trabalho tem como objetivo analisar a prática cultural da Cenopoesia como prática educativa de cuidado em Educação Popular. Para isso, utilizamos como aparato teórico-metodológico a Pragmática Cultural, linha de pesquisa dos estudos críticos da linguagem comprometida com a pesquisa qualitativa de caráter in(ter)ventivo. Como resultado, cartografadas as práticas da Cenopoesia, encontramos jogos de linguagem vinculados às práticas de educação popular como o “Corredor de cuidados” e a “Feira do soma sempre”. Tais jogos mostraram a Cenopoesia como uma prática de Educação Popular que atua como uma pedagogia engajada (hooks, 2013), comprometida com o cuidado com o outro e com uma posição ético-política defensora da justiça social.
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