FORMAÇÃO HUMANA E ENSINO SUPERIOR: repensar a ação educativa para futuros (com)partilhados e sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2784

Palavras-chave:

Educação, Ensino Superior, Formação humana

Resumo

Apresentamos um ensaio teórico, articulando saberes de pesquisadores que discutem as demandas do contexto contemporâneo vinculadas à área da Educação. Na tessitura desta escrita tomamos algumas questões: quais saberes são necessários para enfrentar os nossos problemas atuais, num contexto social complexo em que se está redefinindo o humano e o seu papel em relação com o planeta e com o outro? Mediante as emergências climáticas e ambientais, como pensar o humano e sua educação? Como incluir as tecnologias digitais nesse cenário? Como propósito, colocamos saberes em movimento, com vistas a fazer emergir princípios para repensar a ação educativa e, em especial, a constituição do sujeito professor, que é um dos pilares para as transformações necessárias. No fluir de nossas reflexões oferecemos pistas, possibilidades e caminhos para ações educativas na docência no Ensino Superior, ancoradas no respeito mútuo, na solidariedade e no diálogo, onde o processo de conhecer surge na convivência pacífica e humanizadora. Preconizamos, no decorrer do texto, que precisamos nos transformar em formadores que transformam. Evidenciamos a urgência de redimensionarmos nossas ações educativas e formadoras a fim de criar ecologias de aprendizagem, com potencial para que a construção de saberes aconteça a partir de práticas educativas transformadoras do ser, na experiência do estar juntos em parceria, e que promovam o desenvolvimento humano em sua plenitude. Inferimos que, para isso acontecer, é preciso revisar nossas crenças e nossas formas de ser e estar na jornada humana, e enfrentar juntos a atual crise social e ambiental que nos acomete.

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Biografia do Autor

Eliana Rela, Universidade de Caxias do Sul

Doutorado em Informática na Educação. Professora da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eliana Maria do Sacramento Soares, Universidade de Caxias do Sul

Doutorado em Educação. Professora da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

Doutorado em Educação. Professora da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

RELA, E.; SOARES, E. M. do S.; LUCHESE, T. Ângela. FORMAÇÃO HUMANA E ENSINO SUPERIOR: repensar a ação educativa para futuros (com)partilhados e sustentáveis. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025002, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2784. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2784. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos