FORMAÇÃO HUMANA E ENSINO SUPERIOR: repensar a ação educativa para futuros (com)partilhados e sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2784Palavras-chave:
Educação, Ensino Superior, Formação humanaResumo
Apresentamos um ensaio teórico, articulando saberes de pesquisadores que discutem as demandas do contexto contemporâneo vinculadas à área da Educação. Na tessitura desta escrita tomamos algumas questões: quais saberes são necessários para enfrentar os nossos problemas atuais, num contexto social complexo em que se está redefinindo o humano e o seu papel em relação com o planeta e com o outro? Mediante as emergências climáticas e ambientais, como pensar o humano e sua educação? Como incluir as tecnologias digitais nesse cenário? Como propósito, colocamos saberes em movimento, com vistas a fazer emergir princípios para repensar a ação educativa e, em especial, a constituição do sujeito professor, que é um dos pilares para as transformações necessárias. No fluir de nossas reflexões oferecemos pistas, possibilidades e caminhos para ações educativas na docência no Ensino Superior, ancoradas no respeito mútuo, na solidariedade e no diálogo, onde o processo de conhecer surge na convivência pacífica e humanizadora. Preconizamos, no decorrer do texto, que precisamos nos transformar em formadores que transformam. Evidenciamos a urgência de redimensionarmos nossas ações educativas e formadoras a fim de criar ecologias de aprendizagem, com potencial para que a construção de saberes aconteça a partir de práticas educativas transformadoras do ser, na experiência do estar juntos em parceria, e que promovam o desenvolvimento humano em sua plenitude. Inferimos que, para isso acontecer, é preciso revisar nossas crenças e nossas formas de ser e estar na jornada humana, e enfrentar juntos a atual crise social e ambiental que nos acomete.
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