CAPITAL CULTURAL E A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2763Palavras-chave:
Revisão narrativa, Capital Cultural, ReproduçãoResumo
Este artigo, por meio de uma revisão narrativa de literatura, busca traçar um panorama sobre o debate contemporâneo a respeito da relação entre capital cultural e reprodução das desigualdades educacionais. A fundamentação teórica apoia-se na sociologia da educação de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron. O trabalho se orienta pela seguinte questão: como os estudos recentes avaliam a atualidade do conceito de capital cultural e da obra A Reprodução na compreensão dos fenômenos educativos contemporâneos? Para responder a essa questão, foram selecionados e analisados artigos indexados na Plataforma SciELO, publicados entre 2021 e 2022, utilizando os descritores “Capital Cultural”, “A Reprodução” e “Bourdieu e Passeron”. A revisão resultou em duas principais sínteses: (1) O conceito de capital cultural diante das novas realidades sociais e (2) A relevância e o legado da obra A Reprodução. As conclusões apontam que, apesar das críticas e limitações, o conceito de capital cultural permanece essencial para entender os processos contemporâneos de reprodução social produzidos pela instituição escolar. Além disso, a obra A Reprodução continua a ser aplicada e adaptada a novos contextos e desafios sociais, mantendo sua relevância na análise das desigualdades educacionais.
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