AVANÇOS TECNOLÓGICOS SOB A HEGEMONIA DO CAPITAL: problematizando a chamada “Inteligência artificial”
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2811Palavras-chave:
Educação, Tecnologia, Tecnocentrismo, IA, ResistênciaResumo
As discussões sobre as relações entre educação e tecnologia no contexto da sociedade do capital, com a especificidade da “inteligência artificial”, possui distintas possibilidades explicativas, já que a realidade se constitui por múltiplas determinações, que são orientadas por distintos interesses ideológicos. Os estudos do grupo de pesquisa Kadjót revelam que a produção acadêmica sobre o fenômeno, em grande medida, é tecnocentrada. Isso porque dicotomiza sujeitos sociais e os produtos e processos da vida humana em sociedade (técnica, tecnologia e ciência), ocultando o processo histórico e ontológico de se humanizar em sociedade. Superar os caminhos pelos quais o capital se mantém hegemônico no mundo, se efetiva com a mudança real das condições de vida do povo. Os e as convido para pensarmos a IA e demais tecnologias superando o simplismo que a compreende como ferramenta ou recurso, meio ou fim, com fetiche ou aversão, pois estes olhares expressam uma leitura parcial e limitada do fenômeno.
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