FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO AMBIENTE PROFISSIONAL: Reflexões sobre os fatores que influenciam a prática de graduandos participantes do Programa Residência Pedagógica
Palavras-chave:
Residência Pedagógica. Formação docente. Análise Textual Discursiva.Resumo
A inserção de estudantes de licenciaturas no ambiente profissional é uma perspectiva contemporânea da formação docente, fundamentada por pesquisadores da atualidade. Uma referência importante nesse tema é António Nóvoa, que traz em suas publicações elucidações que alicerçam a ideia da formação inicial de professores no ambiente profissional. Alinhando-se a essas pesquisas, alçam-se projetos implementados pelo poder público, tal como o Programa Residência Pedagógica, capaz de promover a conexão da teoria construída na Universidade com a prática experienciada no ambiente escolar, por meio da inserção de estudantes de licenciaturas em escolas da rede pública de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho investigou fatores que influenciaram as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola por licenciandos do curso de Ciências Biológicas, participantes do Programa Residência Pedagógica, de dois câmpus da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp. O estudo aqui desenvolvido fez parte de uma pesquisa de mestrado apresentada a esta mesma Universidade. Com abordagem qualitativa de análise, delineou-se, como metodologia, a articulação da Pesquisa Narrativa com a Análise Textual Discursiva. Os resultados observados trazem aspectos importantes da prática dos graduandos no ambiente escolar, tais como necessidades diversas de adaptações. A atribuição de importância à participação no Programa Residência Pedagógica também figurou uma perspectiva relevante para os estudantes, evidenciando as ponderações de Nóvoa sobre a inserção dos professores em formação no cotidiano escolar.
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