FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO AMBIENTE PROFISSIONAL: Reflexões sobre os fatores que influenciam a prática de graduandos participantes do Programa Residência Pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Residência Pedagógica. Formação docente. Análise Textual Discursiva.

Resumo

A inserção de estudantes de licenciaturas no ambiente profissional é uma perspectiva contemporânea da formação docente, fundamentada por pesquisadores da atualidade. Uma referência importante nesse tema é António Nóvoa, que traz em suas publicações elucidações que alicerçam a ideia da formação inicial de professores no ambiente profissional. Alinhando-se a essas pesquisas, alçam-se projetos implementados pelo poder público, tal como o Programa Residência Pedagógica, capaz de promover a conexão da teoria construída na Universidade com a prática experienciada no ambiente escolar, por meio da inserção de estudantes de licenciaturas em escolas da rede pública de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho investigou fatores que influenciaram as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola por licenciandos do curso de Ciências Biológicas, participantes do Programa Residência Pedagógica, de dois câmpus da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp. O estudo aqui desenvolvido fez parte de uma pesquisa de mestrado apresentada a esta mesma Universidade. Com abordagem qualitativa de análise, delineou-se, como metodologia, a articulação da Pesquisa Narrativa com a Análise Textual Discursiva. Os resultados observados trazem aspectos importantes da prática dos graduandos no ambiente escolar, tais como necessidades diversas de adaptações. A atribuição de importância à participação no Programa Residência Pedagógica também figurou uma perspectiva relevante para os estudantes, evidenciando as ponderações de Nóvoa sobre a inserção dos professores em formação no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder Belém Guedes, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP; especialista em Ensino de Ciências pela UTFPR e em Gestão Ambiental pela UNIFEV; graduado em Licenciatura em Química com atribuições em Química Tecnológica pela UNIFEV. Possuo vasta experiência no ensino de Química, Física e Robótica e, atualmente, sou professor da Educação Básica, desenvolvendo, também, pesquisa no campo da formação de professores. Pedagogo, sou um dos autores dos livros didáticos "Movimento do Aprender" de Química do Ensino Médio da Rede SESI SP, bem como dos livros de orientações didáticas do "Movimento do Aprender" de Química, dedicado aos professores. Sou, também, autor do Tópico Avançado "Análises Investigativas Químicas", que compõe um dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio da Rede SESI SP, além dos livros didáticos "Movimento do Aprender" de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental anos finais da mesma rede das Orientações Didáticas destinadas aos professores que utilizarão este livro.

Carolina Buso Dornfeld, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Mestre (2002) e doutora (2006) em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos. Atualmente é professora livre docente na Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Ilha Solteira (SP) no conjunto de disciplinas de Práticas Pedagógicas e Educação Ambiental do Curso de Graduação de Ciências Biológicas e do ProfÁgua, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos. Possui experiência nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental em ambientes formais e não formais de aprendizagem e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Atua em projetos de formação de professores, como o Residência Pedagógica e o Pibid/Capes. É líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Processos Educativos e Formação de Professores, certificado pelo CNPq.

Referências

ASTOLFI, J. P; DEVELAY, M. A didática das ciências. 16. ed. Campinas: Papirus, 2012. 123p.

BERNARDI, L. M; ROSSI, A. J; UCZAK, L. H. Do movimento Todos pela Educação ao Plano de Ações Articuladas e Guia de Tecnologias: empresários interlocutores e clientes do estado. In: ANPED SUL, X, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2014.

BRASIL, Decreto nª 8.752, 09 de maio de 2016 – Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Disponílvel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8752.htm. Acesso em: 05 abr. 2025.

BRASIL. Edital CAPES nº 06/2018. Programa de Residência Pedagógica. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf>. Acesso em: 09 set. 2024.

BRASIL. Edital MEC/CAPES/FNDE, 12 de dezembro de 2007 - Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/edital-pibid-pdf. Acesso em: 24 jan. 2025.

BRASIL, Lei nº 15100, 13 de janeiro de 2025 – Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-15.100-de-13-de-janeiro-de-2025-606772935. Acesso em: 20 abr. 2025.

CALBO, A. S. Bullying na escola: comportamento agressivo, vitimização e conduta pró-social entre pares. Contextos Clínicos, v.2, n.2, p. 73-80, jul./dez. 2009. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822009000200001. Acesso em: 17 fev. 2025.

CARVALHO, A. M. P; GIL-PEREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 127 p. (Questões da nossa época, v. 28) ISBN: 9788524917257.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. 2ª ed. Revisada. Uberlândia: EDUFU, 2015. 250 p.

COELHO, G, R; AMBRÓZIO, R. M. O ensino por investigação na formação inicial de professores de Física: uma experiência da Residência Pedagógica de uma Universidade Pública Federal. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 490-513. 2019. DOI: 10.5007/2175-941.2019v36n2p490. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2019v36n2p490. Acesso em 20 jan. 2025.

FARIA, J. B; PEREIRA, J. E. D. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, Cuiabá, v.28, n.68, p.333-356, mai./ago, 2019.

DOI: 10.29286/rep.v28i68.8393. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393. Acesso em: 27 jan. 2025.

GIGLIO, C. M. B; LUGLI, R. S. G. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, FaE/PPGE/UFPel, Pelotas, n.46, p. 62-82, set/dez. 2013. DOI: 10.15210/caduc.v0i46.4173. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/4173. Acesso em: 26 jan. 2025.

GROSSI, P. K; SANTOS, A. M. Desvendando o fenômeno bullying nas escolas públicas de Porto Alegre, RS, Brazil. Revista Portuguesa de Educação, v.22, n.2, p. 249-267, 2009. DOI: 10.21814/rpe.13973. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13973. Acesso em: 17 fev. 2025.

GUEDES, E. B. Formação inicial de professores no ambiente profissional: Um olhar sobre a transposição didática de conteúdos de Ciências e Biologia no Programa Residência Pedagógica. 2021. 155f. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, 2021.

HEINSFELD, B. D. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, 2019. DOI:10.1590/s1678-4634201945205167. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162682/156531. Acesso em: 04 fev. 2025.

JULIÃO, A. L. Avaliação das aprendizagens: Processo de (re)construção do conhecimento ou acerto de contas? Revista Praxis Pedagógica. v. 4, n. 5, mai./ago. 2020. DOI: 10.20500/rce.v15i32.24528. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352013592_Avaliacao_das_aprendizagens_escolares_processo_de_reconstrucao_dos_saberes_ou_acerto_de_contas. Acesso em: 20 fev. 2025.

LIBANEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4.ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

LOPES, J. B. A. Indisciplina em sala de aula: Perspectivas de Diferentes Atores da Comunidade Escolar. 125 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) – Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 2012.

MARTINS, A. S. A Educação Básica no Século XXI: o projeto do organismo “Todos pela Educação”. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.4, n.1, p.21-28, jan./jun. 2009. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.4i1.021028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/467/468. Acesso em: 20 jan. 2025.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2016, 264p.

NASCIMENTO, F; FERNANDES, H. L; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: História, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, p. 225-249, set. 2010. DOI: 10.20396/rho.v10i39.8639728. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639728/7295. Acesso em: 22 jan. 2025.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. 88p.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.44, n.3, e84910, 2019. DOI: 10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/. Acesso em: 20 jan. 2025.

NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. 95p

PARA, A. C. S; CRUZ, L. A. N. da. A percepção de alunos e professores do Ensino Fundamental II sobre regras. Humanidades & Inovação, [S.l.], v. 8, n. 34, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4942. Acesso em: 30 abr. 2025.

PERRENOUD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança. Prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.12, p 5-21. 1999. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24781999000300002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 jan. 2025.

REGO, I. E; CALDEIRA, S. N. Perspectiva de professores sobre a indisciplina na sala de aula: Um estudo exploratório. Revista Portuguesa de Educação, v.11, n.2, p. 87-107, 1998. Disponível em: https://repositorio.uac.pt/entities/publication/7520f67c-5784-4891-8048-5bb9eb07f26d. Acesso em: 15 fev. 2025.

SILVA, E. H. B. da; SOUZA, Y. L. G. de; NEGREIROS, F; Freire, S. E. de A. Clima escolar: uma revisão sistemática de literatura. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 1–24, 2021. DOI: 10.26823/nufen.v13i1.20257. Disponível em: https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/nufen/article/view/20257. Acesso em: 30 abr. 2025.

SILVA, K. A. C. P; CRUZ, S. P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v.27, n.2, p.227-247, mai./ago, 2018. DOI: 10.14295/momento.v27i2.8062. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062/5352. Acesso em: 25 jan. 2025.

SILVA, K. G. Residência Pedagógica: Uma alternativa possível na formação inicial de professores de Ciências e Biologia na UFPR? 2015. 78 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 325p.

TESSARO, M; TREVISOL. M. T. C; PEREIRA, M. B. F. L. O; BERNARDI, F. S. Estratégias de prevenção e manejo do bullying na escola: uma análise sistemática da literatura. Educação, Santa Maria, v. 48, n. 1, p. e102/1–24, jan./dez. 2023. DOI: 10.5902/1984644469981. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/69981/61660. Acesso em: 30 abr. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-26

Como Citar

GUEDES, Éder B.; DORNFELD, C. B. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO AMBIENTE PROFISSIONAL: Reflexões sobre os fatores que influenciam a prática de graduandos participantes do Programa Residência Pedagógica : . Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025054, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2904. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2904. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)