NARRATIVAS ORAIS AMAZÔNICAS: mitos e lendas como mediação no Ensino Fundamental a partir da lei nº 11.645/08

Autores

Palavras-chave:

Mitos e Lendas. Amazônia. Oralidade. Educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo dialogar sobre as narrativas orais amazônicas, em especial mitos e lendas, como mediações pedagógicas potentes no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em consonância com a Lei nº 11.645/08. Ao se abordar as potencialidades culturais, históricas e educativas, vislumbra-se a formação de sujeitos mais conscientes de suas identidades e de seus contextos socioculturais. Como campos de estudo, pode-se recorrer às perspectivas decolonial, interdisciplinar e afetiva, evidenciando experiências em sala de aula que integram oralidade, memória, território e infância. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e, para tanto, adota uma abordagem qualitativa, que segundo Pimenta (2011), permite conhecer a realidade dos fenômenos, asssim como compreender seus reflexos no cotidiano da sociedade. Utiliza-se o estudo bibliográfico como método principal. A fundamentação teórica está embasada, sobretudo, nas concepções de Jolles (1976), Marcuschi (1997), Moreira e Candau (2003), Munduruku (2015) e Yamã (2012). As concepções desses autores são sempre dialogadas com a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997), documentos oficiais que norteiam o sistema de educação brasileiro.  Assim, pretende-se contribuir para que, nas escolas do território amazônico, se desenvolvam práticas pedagógicas que contextualizem os conhecimentos escolarizados à realidade cultural da criança amazônida, colaborando para que o ambiente escolar seja um espaço de produção de conhecimentos, interligando os saberes universais aos saberes locais.  

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Biografia do Autor

Kelly Cristina Batista de Castro, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ/UFAM (2014), e especialização em Educação Infantil e Alfabetização pelo Claretiano Centro Universitário (2015). Durante a graduação foi monitora bolsista das disciplinas Psicologia da Educação II e Fundamentos da Educação Especial. Trabalhou no Claretiano Centro Universitário. Desenvolveu projetos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) através do Programa Ciência na Escola - PCE (2019; 2021; 2022), tendo como foco a leitura e a valorização da cultura Amazônica. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Educação Infantil, Alfabetização, e Arte.

Tatiana de Lima Pedrosa Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Mestrado em Ciências Humanas, Área de Concentração: Teoria, História e Crítica da Cultura (2016) e arqueóloga responsável pelo Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça, SEC/AM (2014), desenvolvendo trabalhos em Arqueologia Histórica. Editora chefe da Contracorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Foi professora do curso de Graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do curso de Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - NIPAAM - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônica. Experiência em pesquisa e produção bibliográficas voltadas para temas que envolvam as relações entre Cultura Material, História, Arqueologia Histórica, Arqueologia da Amazônia, Memória, Identidade e Patrimônio. Coordenou o projeto Universal do CNPq intitulado: Arqueologia, Patrimônio e Cultura: A cura para as feridas recentes e antigas na Belle Époque Amazônica (2017). Foi organizadora do I Simpósio Internacional de Pesquisas Interdisciplinar em Ciências Humanas- I SIPICH (Edital No. 03/2017 CAPES/PAEP). Fez parte do Projeto de Pesquisa Indicadores Antrópicos: fatores socioambientais e patrimoniais na tradução de índices de antropização em povos e comunidades amazônidas (Procad-Amazônia 2018/CAPES). Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) com o projeto intitulado; as lágrimas do esquecimento: arqueologia, patrimônio e memória das lápides funerárias dos cemitérios (PQ-2020).

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

CASTRO, K. C. B. de; DE LIMA PEDROSA SANTOS, T. . NARRATIVAS ORAIS AMAZÔNICAS: mitos e lendas como mediação no Ensino Fundamental a partir da lei nº 11.645/08. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025045, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2857. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2857. Acesso em: 12 dez. 2025.

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