A GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO PARAENSE: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como instrumento de avaliação educacional

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Palavras-chave:

Gestão das políticas do Ensino Médio. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Ensino Médio paraense

Resumo

O presente trabalho, vincula-se à pesquisa desenvolvida no curso de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica na Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de pesquisa de Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica. O cerne da discussão sobre a avaliação em larga escala revela-se como uma tarefa relevante, devido aos múltiplos determinantes que envolvem a educação no contexto brasileiro, em particular, a realidade dos jovens paraenses e os fatores econômicos, culturais, sociais e políticos que influenciam diretamente na sua realidade. Nesse sentido, traçamos como objetivo, analisar a influência do IDEB na gestão das políticas do Ensino Médio na Amazônia paraense. Por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, os resultados evidenciam que a presença do IDEB na realidade educacional influencia diretamente a gestão escolar, que sob o pretexto da busca pelo processo de “restauração” da qualidade da educação, subverte a lógica dos dados sob o princípio da mensuração de dados educacionais isolados da realidade social mais ampla. Centraliza-se, um processo de culpabilização à gestão escolar quando se refere à responsabilização para o alcance das melhorias. A política de avaliação educacional passa a ser regulada e controlada para responder às demandas advindas da SEDUC, afim de melhorar os resultados, assim como sua intervenção nos processos de trabalho dos professores para que estes também estejam alinhados ao mesmo objetivo.

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Biografia do Autor

Rosilene Ferreira de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) na Universidade Federal do Pará (UFPA); Membra do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação Humana (GEFOR).

João Paulo da Conceição Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É Professor Adjunto III no curso de Pedagogia no Campus de Abaetetuba/UFPA. É docente no curso de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA), e no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica (PPEB/UFPA); Membro fundador e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Formação Humana (GEFOR/UNIFAP), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. É associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação), à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e à ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação).

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

ALMEIDA, R. F. de; ALVES , J. P. da C. . A GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO PARAENSE: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como instrumento de avaliação educacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025065, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2881. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2881. Acesso em: 12 dez. 2025.

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Artigos