ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COMO CAMPO CONCEITUAL: uma análise das teses defendidas sobre o tema (2015-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2808

Palavras-chave:

Orçamento participativo, Democracia, Gestão Pública

Resumo

O presente trabalho aborda o Orçamento Participativo (OP), compreendido como instrumento de democratização da gestão pública, no contexto da redemocratização da sociedade brasileira, pós-Constituição de 1988, considerando o potencial formativo desta prática de gestão no cotidiano das cidades. O trabalho de investigação mapeou o conhecimento produzido e identificado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a partir do descritor “orçamento participativo”, considerando-se a vitalidade e expressividade do tema, a ponto de ser reconhecido como um campo de conhecimento. A análise identificou quatro categorias centrais para compreensão do orçamento participativo: territorialidade, pluralidade política, democracia e inclusão social, além da própria memória das experiências do Orçamento Participativo como prática de gestão pública.

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Biografia do Autor

Ricardo de Almeida Collar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Sociais(1979-1985) e graduação em Direito(1994-1998), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi membro do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (1979). Foi Secretário da FASPERS (Federação das Associações dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul) no período de 1987 a 1988. Tem experiência na área das políticas públicas, tendo exercido diversos cargos de gestão na Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1989-2004), no Governo Federal (2005-2013 e 2015), no Governo do estado do Rio Grande do Sul (2014) e na Prefeitura Municipal de Esteio (2016).

Carlos Wagner Costa Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1995). Especialista em Jornalismo e Divulgação Científica pelo NJR/NJR/USP. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS (2019), Doutor em Educação em Ciências - UFRGS (2023). Membro do grupo Formação Humana Integral na escola básica no Brasil: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces da UFRGS. Coordenador da Oficinas de Projetos para popularização da Ciência - CNPq. Assessor no Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

COLLAR, R. de A.; COSTA ARAÚJO, C. W. ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COMO CAMPO CONCEITUAL: uma análise das teses defendidas sobre o tema (2015-2022). Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025025, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2808. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2808. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê