A GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PARÁ E SUA RELAÇÃO COM A NOVA GESTÃO PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2804

Palavras-chave:

Gerencialismo, Educação de tempo integral, Gestão da educação

Resumo

O presente artigo trata sobre a gestão da educação de tempo integral no município de Santarém/Pará e sua relação com a Nova Gestão Pública(NGP), no que se refere à conotação gerencial que foi instituída na rede municipal de ensino. Objetiva portanto, apresentar o Programa Mais Educação e o Novo Mais Educação e como foram implementados de forma a contribuir para a consolidação de uma gestão gerencial na rede municipal de ensino de Santarém. O percurso metodológico foi conduzido com base na concepção materialista histórico-dialética, abrangendo levantamento e estudo teórico, pesquisa documental e consultas em portais públicos. Os resultados apontaram que a gestão gerencial, oriunda da NGP, foi fortalecida na rede municipal de ensino de Santarém pelas ações decorrentes dos programas indutores (PME e PNME). A instalação de uma gestão gerencial, amparada nas diretrizes da NGP, nos princípios empresariais, está inserida no quadro de reformulação das políticas sociais/educacionais em decorrência da reestruturação do Estado, na qual a educação integral tem sido objeto de readequação aos pressupostos do gerencialismo, pautando a gestão pública nos princípios da rede privada. A gestão gerencial aconteceu nos programas, como pode ser visto, especialmente, pela intensa participação de entidades privadas na elaboração do PME e PNME, pela responsabilização dos gestores escolares, pela precarização do trabalho pedagógico e do trabalhador da educação e ainda, pelo foco exclusivamente nos resultados do desempenho dos estudantes.

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Biografia do Autor

Elenise Pinto de Arruda, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil “HISTEDBR/UFOPA.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/Ufopa. Docente do Curso de Pedagogia e dos Programas de Pós-graduação em Educação PPGE-PGEDA/Ufopa. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil “- HISTEDBR/UFOPA. Pesquisadora Produtividade CNPq.

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

ARRUDA, E. P. de .; COLARES, M. L. I. S. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PARÁ E SUA RELAÇÃO COM A NOVA GESTÃO PÚBLICA . Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025022, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2804. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2804. Acesso em: 7 abr. 2025.

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