AS REFORMAS DO ESTADO COMO MATERIALIZAÇÃO DA DUALIDADE DO ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2776

Palavras-chave:

Reformas do Estado. Dualidade. Educação Profissional

Resumo

Este trabalho é um estudo das reformas educacionais que busca analisar como tais mecanismos tendem a materializar a dualidade na oferta de Educação Profissional no Brasil. Nesse sentido, utilizou-se o materialismo histórico-dialético como base teórico-epistemológica e como caminho metodológico para construção e discussão das ideias. A discussão apresentada faz parte de um estudo sobre a privatização da Educação Profissional, destacando o processo de transferência de responsabilidade do setor público ao setor privado e a oferta de educação profissional, que ocorre de forma deficitária. Em suas diversas contradições, tal oferta resulta na dualidade que mitiga a capacidade transformadora que a educação profissional pode promover.

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Biografia do Autor

Luis Adriano Fermow, Universidade Federal de Rondônia

Possui Mestrado em Educação pela UNIR- RO, Graduação em Pedagogia (2007) e Graduação em Comunicação Social e Jornalismo (2011) pela Universidade Federal de Rondônia. Licenciatura em Geografia. Pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Pós-graduado em Docência para Educação Profissional. Pós-graduado em Educação a distância: Planejamento, Implantação e Gestão. Pós graduado em Gestão Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante e Educação a Distância. Professor do ensino superior da UNIPLAN - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

Marilsa Miranda de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar (UNESP); Docente do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Líder do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-UNIR).

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Publicado

2025-03-13

Como Citar

FERMOW, L. A.; SOUZA, M. M. de . AS REFORMAS DO ESTADO COMO MATERIALIZAÇÃO DA DUALIDADE DO ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025020, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2776. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2776. Acesso em: 6 abr. 2025.

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