EDUCAÇÃO POLÍTICA PARA A DEMOCRACIA E CIDADANIA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL DE 1988
Palavras-chave:
Constituição Federal do Brasil de 1988, democracia, educação política, política públicaResumo
A democracia no Brasil, vez por outra, é ameaçada por autoritarismo de governantes e grupos políticos que ascendem ao poder. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo propor a educação política como estratégia ou política educacional pública visando ao fortalecimento e consolidação da democracia e do Estado democrático de direitos a partir, sobretudo, da Carta Magna do país, a Constituição Federal de 1988. Metodologicamente, esta pesquisa é bibliográfica, adota uma abordagem qualitativa e é básica quanto à sua natureza. No tocante ao objetivo, esta pesquisa é classificada como descritiva. Com relação às técnicas de coleta de dados, valeu-se da revisão de literatura e, quanto às técnicas de análise, empregou-se a análise de conteúdo. Em relação aos resultados, evidencia-se que a educação política deve acontecer desde os anos finais do Ensino Fundamental. Conclui-se que a educação política, para a democracia, é e deve ser uma estratégia antifascista e de conscientização para a consolidação da democracia e de cumprimento da Constituição Federal de 1988.
Downloads
Referências
BARROS, M. C. Neofascismo e Neoliberalismo: o fenômeno Bolsonaro. Ensaios, [S. l.], v. 17, p. 136-158, 2021. DOI: 10.22409/revistaensaios.v17.43026. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/43026. Acesso em: 29 out. 2025.
BENEVIDES, M. V. M. Educação para a cidadania e em direitos humanos. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 9., 1998, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: Feusp, 1998. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000952683. Acesso em: 29 out. 2025.
BENEVIDES, M. V. M. Educação para a democracia. Lua Nova, São Paulo, n. 38, p. 223-237, 1996. DOI: 10.1590/S0102-64451996000200011. Disponível em: https://qa1.scielo.br/j/ln/a/yKyLWKGYV8TNKLLKrRR6LpD/?format=html&lang=pt. Acesso em: 29 out. 2025.
BOBBIO, N. O futuro da democracia. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/662348/CF88_EC135_separata.pdf. Acesso em: 29 out. 2025.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 nov. 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc59.htm. Acesso em: 29 out. 2025.
BRASIL. Emenda à Constituição nº 85, de 26 de fevereiro de 2015. Altera e adiciona dispositivos na Constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 27 fev. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc85.htm. Acesso em: 29 out. 2025.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 29 out. 2025.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 29 out. 2025.
DANTAS, H. (Org.). Apresentação: o caráter essencial da educação política e desenvolvimento da democracia no Brasil. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://www.kas.de/c/document_library/get_file?uuid=cab2ffc6-8ad1-5429-19af-445f807e9cdd&groupId=252038. Acesso em: 29 out. 2025.
DANTAS, H. Educação política: sugestões de ação a partir de nossa atuação. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer, 2017.
FINLEY, M. I. Democracia antiga e moderna. Tradução de Waldéa Barcellos e Sandra Bedran. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2006.
LÖWY, M. Neofascismo: um fenômeno planetário – o caso Bolsonaro. Bresserpereira.org, [S. l.], 2019. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/Terceiros/2019/outubro/19.10-Neofascismo-e-Bolsonaro.pdf. Acesso em: 10 jan. 2025.
MAKLOUF, L. C. O cadete e o capitão: a vida de Jair Bolsonaro no quartel. São Paulo: Todavia, 2019.
PARO, V. H. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 13, n. 1, p. 23-38, 2000. Disponível em: https://doaj.org/article/c2651e8b96cc4267a1544b140cb768dc. Acesso em: 29 out. 2025.
RAGUSA, H.; PEREIRA, M. J.; FRANÇA, C. S. A “Festa da Selma”, o 8 de janeiro e a crise da democracia no Brasil recente: desafios da História Pública frente ao autoritarismo. Boletim Historiar, Alagoas, v. 12, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/23324. Acesso em: 15 set. 2025.
SANTANA, H. F. O direito público subjetivo à educação face à teoria geral dos direitos fundamentais sociais: uma reflexão necessária para a garantia da efetividade do direito educacional. Revista do Cepej, Salvador, v. 21, p. 275-311, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/CEPEJ/article/view/34522. Acesso em: 29 out. 2025.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.
XAVIER, A. R. Segurança pública, direitos humanos e cidadania: desafios ao Estado democrático de direito no Brasil. Fortaleza: Imprece, 2009.
XAVIER, A. R.; MUNIZ, K. R. A.; SANTANA, J. R.; VASCONCELOS, J. G.; REGINALDO, S. G. Pesquisa em Educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Educa: Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 8, p. 1-19, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4627. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4627. Acesso em: 18 jul.
XAVIER, A. R.; MAIA JUNIOR, E. A. Educação política para a democracia e combate ao neonazifascismo: uma proposta curricular. Revista Cocar, Belém, v. 21, n. 39, 2024a. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8318. Acesso em: 18 set. 2025.
XAVIER, A. R.; MAIA JUNIOR, E. A. Populismo autoritário, democracia sustentável e educação política: memórias do golpe militar no brasil após 60 anos. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), Fortaleza, v. 12, n. 25, 2024b. DOI: 10.52521/bilros.v12i25.14169. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14169. Acesso em: 18 set. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Milena Silva Freire, Deyvison Couras Rolim, Antônio Roberto Xavier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).








