INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Educação básica, Interdisciplinaridade, Ensino de Física

Resumo

Em um movimento de interdisciplinaridade, discutem-se percepções sobre o ensino e a aprendizagem a partir do que dizem duas pessoas docentes da educação básica que aplicaram uma Unidade de Ensino sobre conteúdos de Física Moderna. Nesta pesquisa, do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa e caracterizada como descritiva e exploratória quanto aos seus objetivos, faz-se uma análise das respostas dessas pessoas docentes a dois questionários. Dessa forma, infere-se que essas pessoas, ao conduzirem as atividades da Unidade de Ensino, vivenciaram um processo de ensino motivador para a aprendizagem dos alunos, em uma metodologia de ensino conduzida pela dramaturgia do teatrólogo Augusto Boal; perceberam que o ambiente escolar se mostrou transformador para a aprendizagem dos alunos; e mudaram percepções iniciais que tinham sobre a aprendizagem de seus alunos. Esses resultados indicam que o uso da metodologia de ensino adotada e a abrangente abordagem interdisciplinar do estudo exerceram forte influência sobre as percepções das pessoas participantes da pesquisa.

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Biografia do Autor

Aline Oliveira Soares Arraes, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura em Física - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Maria Consuelo Alves Lima, Universidade Federal do Maranhão [https://ror.org/043fhe951]

Doutora, Mestra, Bacharela e Licenciada em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pós-doutora na área de concentração Ensino e Práticas Culturais, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora permanente do Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, Maranhão.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

ARRAES, A. O. S. .; LIMA, M. C. A. INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025063, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2901. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2901. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

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Artigos