ESTUDO DOS FLUIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: Aplicação dos Três Momentos Pedagógicos com Mapas Conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2778

Palavras-chave:

Mapas conceituais., Três Momentos Pedagógicos., Física dos Fluidos.

Resumo

A Física estuda os fenômenos da natureza e é essencial no currículo escolar desde os primeiros anos do ensino fundamental. Desse modo surge a necessidade buscar por estratégias vão além do ensino mecânico, promovendo competências como raciocínio e criatividade, estimulando os estudantes a serem protagonistas de seu próprio aprendizado.  Esse estudo investiga a utilização dos Mapas Conceituais como estratégia facilitadora para o ensino da Física dos Fluidos, empregando a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos com estudantes do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental. O estudo foi aplicado em quinze encontros com 25 estudantes. Ele envolveu a construção de mapas conceituais que foi parte de uma Exposição Cientifica realizada no final do projeto.  Os resultados sugerem que a metodologia promoveu uma aprendizagem significativa, envolvendo os estudantes em um ambiente colaborativo e significativo.

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Biografia do Autor

Shirly Inglecia Silva Prates, Universidade Federal de Rondônia

Possui Mestrado em andamento em Ensino de Ciência da Natureza (PGECN). Possui formação em graduação de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade de Ciências da Natureza, pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2022). Possui ensino-médio-segundo grau pela EEEFM RICARDO CATANHEDE (2017).

Maria Rosangela Soares, Universidade Federal de Rondônia

Possui doutorado em Física da matéria Condensada pela Universidade Federal de Sergipe (2016), mestrado em Física da matéria condensada pela Universidade Federal de Sergipe (2009), Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Rondônia (2006.2) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2000). Atualmente é professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) e do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF). Atua na área de Física Médica, principalmente em: radioproteção em diagnóstico e radioterapia e simulação computadorizada utilizando Monte Carlo. Também atua na área de Ensino de Física.

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Publicado

2025-02-01

Como Citar

PRATES, S. I. S.; SOARES, M. R. . ESTUDO DOS FLUIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: Aplicação dos Três Momentos Pedagógicos com Mapas Conceituais . Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025015, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2778. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2778. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos