PROFESSOR READAPTADO: uma revisão integrativa sobre saúde mental, identidade e perspectivas na carreira
Palavras-chave:
saúde mental, readaptação funcional, identidade docenteResumo
O estudo apresenta uma revisão integrativa sobre as implicações na saúde mental, identidade e perspectivas de carreira dos professores readaptados da educação básica. O objetivo é investigar os fatores psicossociais que levam os docentes à readaptação funcional, bem como as consequências do seu reingresso no ambiente escolar. Para a elaboração do artigo, foram realizadas pesquisas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciElo e Portal Capes. Foram selecionados quinze artigos publicados em língua portuguesa e inglesa entre 2017 e 2024. As pesquisas indicam a predominância de estudos qualitativos, com enfoque teórico na Psicodinâmica do Trabalho. A precarização das condições de trabalho, os estilos de gestão e a desvalorização da categoria docente são apontados como os principais fatores psicossociais de risco. Os resultados evidenciam a utilização de mecanismos de enfrentamento por parte dos professores para lidar com os danos psíquicos associados ao retorno ao trabalho. Os estudos ressaltam a necessidade de melhores condições de trabalho e de políticas públicas que promovam a saúde do docente como marcador fundamental para reduzir o índice de afastamentos e readaptações no magistério.
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