PROFESSOR READAPTADO: uma revisão integrativa sobre saúde mental, identidade e perspectivas na carreira

Autores

Palavras-chave:

saúde mental, readaptação funcional, identidade docente

Resumo

O estudo apresenta uma revisão integrativa sobre as implicações na saúde mental, identidade e perspectivas de carreira dos professores readaptados da educação básica. O objetivo é investigar os fatores psicossociais que levam os docentes à readaptação funcional, bem como as consequências do seu reingresso no ambiente escolar. Para a elaboração do artigo, foram realizadas pesquisas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciElo e Portal Capes. Foram selecionados quinze artigos publicados em língua portuguesa e inglesa entre 2017 e 2024. As pesquisas indicam a predominância de estudos qualitativos, com enfoque teórico na Psicodinâmica do Trabalho. A precarização das condições de trabalho, os estilos de gestão e a desvalorização da categoria docente são apontados como os principais fatores psicossociais de risco. Os resultados evidenciam a utilização de mecanismos de enfrentamento por parte dos professores para lidar com os danos psíquicos associados ao retorno ao trabalho. Os estudos ressaltam a necessidade de melhores condições de trabalho e de políticas públicas que promovam a saúde do docente como marcador fundamental para reduzir o índice de afastamentos e readaptações no magistério.

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Biografia do Autor

Gilzelia Cristina Pereira de Mendonça, Universidade de Fortaleza

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Gestão Escolar e Licenciada em História e Filosofia. 

Tereza Matos, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985) e doutorado em Psicologia - Universitat de Barcelona (2004). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza, atuando na graduacão em Psicologia e no Programa de pós-graduacão em Psicologia. As áreas de interesse são psicologia social e do trabalho, saúde do trabalhador e psicologia politica. Os estudos e pesquisas estão direcionados para as temáticas: representação social, psicologia política, saúde do trabalhador, trabalho informal, trabalho do docente e escolha profissional. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Trabalho - LET.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

MENDONÇA, G. C. P. de; ROCHA MATOS, T. G. . PROFESSOR READAPTADO: uma revisão integrativa sobre saúde mental, identidade e perspectivas na carreira. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025062, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2890. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2890. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos