A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA: uma reflexão a partir dos anais do ENPEC
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2794Palavras-chave:
Música, Educação Decolonial, Formação ao longo da vidaResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada nos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC) das últimas seis edições, abrangendo os últimos dez anos. O objetivo foi investigar o que foi publicado nesses anais sobre as temáticas: Educação Decolonial, Música, Educação Integral e Formação ao Longo da Vida, além de verificar possíveis interconexões entre elas. Foram encontrados 20 trabalhos, mas nenhum abordou as temáticas de forma integrada. A escolha pelos Anais do ENPEC justifica-se pela sua relevância como um espaço interdisciplinar, propício à reflexão e, desta forma, ao aproximarmos as temáticas, buscamos não só verificar os textos já publicados, mas também, motivar novas investigações que se relacionem com esta abordagem. Ressaltamos que a música é um instrumento para promover/oferecer uma educação decolonial visando à formação humana ao longo da vida (Silva, 2017; Castelões, 2024), e o estímulo a novas pesquisas que envolvam essas temáticas poderá proporcionar novos estudos interdisciplinares, ampliando a compreensão sobre a integração entre os assuntos abordados, favorecendo práticas pedagógicas que valorizem saberes locais e ancestrais. Essas investigações têm o potencial de enriquecer o campo educacional, promovendo uma educação mais inclusiva, crítica e transformadora.
Downloads
Referências
AMORIM, J. S. dos; OLANDIM, L; REIS, D. D’Á; COUTINHO, F. Â. Elementos de decolonialidade em um projeto de divulgação científica com o público infantil. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Natal, Rio Grande do Norte. 2019.
ARCANJO, J. R. L.; ADAMS, F. W. MORADILLO, E. F. de. A EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS ATUAIS PROPOSTAS CURRICULARES: Um Olhar a Partir Da Perspectiva Histórico-Crítica. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.
BARCELOS, R. G. de; MOLL, J. Experiências de Iniciação Científica nos anos iniciais a partir das interfaces com a Educação Integral. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC. ENPEC EM REDES. 2021.
BERBERT, C. D.; CARNIO, M. P. Música e a vida acadêmica: um retrato de estudantes de graduação em Ciências Biológicas da UFSCar-São Carlos. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.
BERTOL, G. L. MOLL, J. EDUCAÇÃO PARA O FUTURO: CONTRIBUIÇÕES DE FAURE, DELORS E SAHLE-WORK. Revista Literatura em Debate, v. 19, n. 33, p. 56-68, jan./jun. 2024. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4764. Acesso em: 21 jan. 2025.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Leis e Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 21 jan. 2025.
BRASIL. Lei nº. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em: 21 jan. 2025.
CASTELÕES, L. “Você é o sujeito da Música!”: perspectivas críticas sobre composição musical e suas didáticas. Revista Música, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 305–340, 2024. DOI: 10.11606/rm.v24i1.225100. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/225100. Acesso em: 20 jan. 2025.
COUTINHO, L. R; HUSSEIN, F.R.G.S. A música como recurso didático no ensino de química. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia, São Paulo. 2013.
DE SOUZA CYRILLO, J. M.; RODRIGUES GUIMARÃES, A.; DE MATOS FARIAS, L. ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: determinantes legais e perspectivas formativas. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023047, 2023.
DUTRA, D. S de A; MONTEIRO, B. A. P. Decolonialidade e formação de professores: reflexões a partir de uma proposta de formação docente. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC. ENPEC EM REDES. 2021.
FERREIRA, K. A. A.; GIRALDI, P. M. Decolonialidade Quadrinística: análise de ciência em duas HQs brasileiras. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC. ENPEC EM REDES. 2021.
GOMES, R. da V.; LORENZETTI, L.; AIRES, J. A. O Ensino de História da Ciência e CTS por meio dos Estudos Decoloniais e as Epistemologias do Sul: preenchendo lacunas que dialogam com os desafios da contemporaneidade na Educação Científica. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.
GUIMARÃES, R. S.; FERREIRA, L. G. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LUDICIDADE: uma conexão com a sala de aula. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022073, 2022. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1860. Acesso em 20 jan. 2025.
JUNIOR, P. M. da S.; BORGES, L. da C. Entre o ensino de Arte e multiculturalismos: o que dizem as dissertações e teses? In: Currículo, multiculturalismo, didáticas e saberes docentes/ Organizadora Márcia Ambrósio. Coordenadora: Márcia Ambrósio. – São Paulo: Pimenta Cultural, 2024.
LEMOS, R. G. de; IJUMA, I. C. dos S.; RODRIGUES, E. F. PRÁTICAS PEDAGOGICAS EM ENSINO DE CIENCIAS POR MEIO DE MÚSICAS REGIONAIS AMAZONENSES. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.
LUPINETTI, J. M; OLIVEIRA, A. M. de. A música como Metodologia de Ensino: Uma análise de 2009 à 2017 dos anais do Enpec. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Natal, Rio Grande do Norte. 2019.
MARIN, Y. A. O; CASSIANI, S. Gênero(s) e sexualidade(s) no ensino de biologia: Reflexões a partir de diálogos entre discursos decoloniais africanos e das trans-identidades latinas. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Natal, Rio Grande do Norte. 2019.
MELO, A. de; RIBEIRO, D. EUROCENTRISMO E CURRÍCULO: APONTAMENTOS PARA UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR NÃO EUROCÊNTRICA E DECOLONIAL.e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1781-1807, out. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401781&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 20 jan. 2025.
MELO, S. R. M.; OLIVEIRA, C. S. de; GALIETA, T. Relações étnico-raciais e formação de professores: articulação teórica a partir dos estudos decoloniais e do campo do currículo. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.
MONTEIRO, B. A. P.; LOURENÇO, J. O. da S. Decolonialidades no ensino de ciências e matemática: os jogos de Mancala pelas narrativas docentes. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC. ENPEC EM REDES. 2021.
MULICO, L. V.; COSTA, P. H. da S. Construindo um currículo decolonial com as vozes do sul: inglês como língua de denúncia contra violações de direitos humanos. Gragoatá, Niterói, v.26, n.56, p. 1273-1311, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49087. Acesso em 20 jan. 2025.
QUIJANO, A. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, São Paulo, v. 19, n. 55, p. 9-31, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10091. Acesso em: 20 jan. 2025.
SANTOS; B. B. dos; RAMOS, M. B. Epistemologias contra hegemônicas: os movimentos sociais e a decolonialidade. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.
SILVA, D. B. P. e. Educação, resistências e tradição oral: a transmissão de saberes pela oralidade de matriz africana nas culturas populares, povos e comunidades tradicionais. 2017.
f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/24411. Acesso em: 20 jan. 2025.
TARGINO, A. R. L.; ALMEIDA, R. de. Imaginário brasileiro sobre o ouro e decolonialidade: implicações para o Ensino de Química. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.
VALLE, L. A. do; FLÔR, C.C; MENEZES, P. H. D. A música, a poesia e o teatro no contexto da educação científica. In: Atas do IX Encontro Nacional de Ensino de Ciências - IX ENPEC. Águas de Lindóia, São Paulo. 2013.
VARGAS, G. F.; SCHIRMER, S. B. Ensino de Ciências e Decolonialidade: um levantamento nos Repositórios Digitais das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edna Alves Pereira da Silva, Jean Leandro Horas, Jaqueline Moll

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).