A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA: uma reflexão a partir dos anais do ENPEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2794

Palavras-chave:

Música, Educação Decolonial, Formação ao longo da vida

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada nos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC) das últimas seis edições, abrangendo os últimos dez anos. O objetivo foi investigar o que foi publicado nesses anais sobre as temáticas: Educação Decolonial, Música, Educação Integral e Formação ao Longo da Vida, além de verificar possíveis interconexões entre elas. Foram encontrados 20 trabalhos, mas nenhum abordou as temáticas de forma integrada. A escolha pelos Anais do ENPEC justifica-se pela sua relevância como um espaço interdisciplinar, propício à reflexão e, desta forma, ao aproximarmos as temáticas, buscamos não só verificar os textos já publicados, mas também, motivar novas investigações que se relacionem com esta abordagem. Ressaltamos que a música é um instrumento para promover/oferecer uma educação decolonial visando à formação humana ao longo da vida (Silva, 2017; Castelões, 2024), e o estímulo a novas pesquisas que envolvam essas temáticas poderá proporcionar novos estudos interdisciplinares, ampliando a compreensão sobre a integração entre os assuntos abordados, favorecendo práticas pedagógicas que valorizem saberes locais e ancestrais. Essas investigações têm o potencial de enriquecer o campo educacional, promovendo uma educação mais inclusiva, crítica e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Alves Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com Doutorado sanduíche na Universidade de Santiago (US) – Cabo Verde sendo Bolsista do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Mestra em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia – Campus VI. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC. Professora da Rede Municipal de Educação de Malhada de Pedras/BA. Membro da comissão gestora do Comitê Baiano de Educação Integral Integrada. Membro do Observatório Nacional de Educação Integral. Membros dos Grupos de Pesquisas GPCSL/UNEB e Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces-UFRGS/CNPq. Membro da Cátedra da UNESCO “Cidade que educa e transforma”. Embaixadora do Programa de Saúde Planetária 2024. Participa da REDHUMANI – Rede Brasileira por instituições educativas socialmente justas e aldeias, campos e cidades que educam.

Jean Leandro Horas, UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

 

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Frederico Westphalen-RS (URI) – Bolsista CAPES PROSUC II; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF) – Bolsista CAPES PROSUC II, durante este período participou do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação; Especialista em Regência Coral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Graduado em Música - Licenciatura pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Frederico Westphalen-RS (URI) BOLSISTA PROUNI; Instrutor de Música: Técnica Vocal/Canto Coral/Regência Coral no município de Chapecó-SC atuando como Preparador Vocal e Regente dos seguintes Corais: Coro da Orquestra Sinfônica de Chapecó-SC, Coral da URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Frederico Westphalen-RS, Coral Canto das Pedras de Ametista do Sul – RS, Coral Eco dos Alpes - Alpestre – RS e Coral Vozes do Sul – Planalto-RS

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul /Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

É professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Coordenou, no Ministério da Educação, a implantação do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional (PROEJA), de 2005 a 2007, e do Programa Mais Educação, de 2008 a 2013, como estratégia para a indução da política de educação integral em tempo integral no Brasil. Foi professora dos anos iniciais do ensino fundamental e ingressou no magistério superior em 1987, como professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Federal de Pelotas. Seu campo de trabalho e pesquisa educacional tem ênfase na área de políticas públicas e práticas pedagógicas, dialogando e construindo formas de intervenção nos temas da alfabetização, educação de jovens e adultos, fracasso escolar, pedagogias urbanas, relações entre escola e cidade, educação integral e ensino médio. Participou da construção da Cátedra UNESCO: Cidade que Educa e Transforma na qual preside a Assembleia de Delegados/as. Agraciada com várias homenagens, entre as quais o Prêmio Cora Coralina, pela contribuição à educação como inclusão social, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação; o Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação: Categoria Ação Profissional, do Núcleo de Comunicação da Universidade de São Paulo; a Comenda Porto do Sol da Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS e o título de Cidadã Honorária das cidades gaúchas de Porto Alegre, Canoas, Erechim e Sertão.

Referências

AMORIM, J. S. dos; OLANDIM, L; REIS, D. D’Á; COUTINHO, F. Â. Elementos de decolonialidade em um projeto de divulgação científica com o público infantil. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Natal, Rio Grande do Norte. 2019.

ARCANJO, J. R. L.; ADAMS, F. W. MORADILLO, E. F. de. A EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS ATUAIS PROPOSTAS CURRICULARES: Um Olhar a Partir Da Perspectiva Histórico-Crítica. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.

BARCELOS, R. G. de; MOLL, J. Experiências de Iniciação Científica nos anos iniciais a partir das interfaces com a Educação Integral. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC. ENPEC EM REDES. 2021.

BERBERT, C. D.; CARNIO, M. P. Música e a vida acadêmica: um retrato de estudantes de graduação em Ciências Biológicas da UFSCar-São Carlos. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.

BERTOL, G. L. MOLL, J. EDUCAÇÃO PARA O FUTURO: CONTRIBUIÇÕES DE FAURE, DELORS E SAHLE-WORK. Revista Literatura em Debate, v. 19, n. 33, p. 56-68, jan./jun. 2024. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4764. Acesso em: 21 jan. 2025.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Leis e Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 21 jan. 2025.

BRASIL. Lei nº. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em: 21 jan. 2025.

CASTELÕES, L. “Você é o sujeito da Música!”: perspectivas críticas sobre composição musical e suas didáticas. Revista Música, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 305–340, 2024. DOI: 10.11606/rm.v24i1.225100. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/225100. Acesso em: 20 jan. 2025.

COUTINHO, L. R; HUSSEIN, F.R.G.S. A música como recurso didático no ensino de química. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia, São Paulo. 2013.

DE SOUZA CYRILLO, J. M.; RODRIGUES GUIMARÃES, A.; DE MATOS FARIAS, L. ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: determinantes legais e perspectivas formativas. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023047, 2023.

DUTRA, D. S de A; MONTEIRO, B. A. P. Decolonialidade e formação de professores: reflexões a partir de uma proposta de formação docente. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC. ENPEC EM REDES. 2021.

FERREIRA, K. A. A.; GIRALDI, P. M. Decolonialidade Quadrinística: análise de ciência em duas HQs brasileiras. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC. ENPEC EM REDES. 2021.

GOMES, R. da V.; LORENZETTI, L.; AIRES, J. A. O Ensino de História da Ciência e CTS por meio dos Estudos Decoloniais e as Epistemologias do Sul: preenchendo lacunas que dialogam com os desafios da contemporaneidade na Educação Científica. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.

GUIMARÃES, R. S.; FERREIRA, L. G. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LUDICIDADE: uma conexão com a sala de aula. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022073, 2022. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1860. Acesso em 20 jan. 2025.

JUNIOR, P. M. da S.; BORGES, L. da C. Entre o ensino de Arte e multiculturalismos: o que dizem as dissertações e teses? In: Currículo, multiculturalismo, didáticas e saberes docentes/ Organizadora Márcia Ambrósio. Coordenadora: Márcia Ambrósio. – São Paulo: Pimenta Cultural, 2024.

LEMOS, R. G. de; IJUMA, I. C. dos S.; RODRIGUES, E. F. PRÁTICAS PEDAGOGICAS EM ENSINO DE CIENCIAS POR MEIO DE MÚSICAS REGIONAIS AMAZONENSES. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.

LUPINETTI, J. M; OLIVEIRA, A. M. de. A música como Metodologia de Ensino: Uma análise de 2009 à 2017 dos anais do Enpec. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Natal, Rio Grande do Norte. 2019.

MARIN, Y. A. O; CASSIANI, S. Gênero(s) e sexualidade(s) no ensino de biologia: Reflexões a partir de diálogos entre discursos decoloniais africanos e das trans-identidades latinas. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Natal, Rio Grande do Norte. 2019.

MELO, A. de; RIBEIRO, D. EUROCENTRISMO E CURRÍCULO: APONTAMENTOS PARA UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR NÃO EUROCÊNTRICA E DECOLONIAL.e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1781-1807, out. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000401781&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 20 jan. 2025.

MELO, S. R. M.; OLIVEIRA, C. S. de; GALIETA, T. Relações étnico-raciais e formação de professores: articulação teórica a partir dos estudos decoloniais e do campo do currículo. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.

MONTEIRO, B. A. P.; LOURENÇO, J. O. da S. Decolonialidades no ensino de ciências e matemática: os jogos de Mancala pelas narrativas docentes. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC. ENPEC EM REDES. 2021.

MULICO, L. V.; COSTA, P. H. da S. Construindo um currículo decolonial com as vozes do sul: inglês como língua de denúncia contra violações de direitos humanos. Gragoatá, Niterói, v.26, n.56, p. 1273-1311, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49087. Acesso em 20 jan. 2025.

QUIJANO, A. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, São Paulo, v. 19, n. 55, p. 9-31, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10091. Acesso em: 20 jan. 2025.

SANTOS; B. B. dos; RAMOS, M. B. Epistemologias contra hegemônicas: os movimentos sociais e a decolonialidade. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.

SILVA, D. B. P. e. Educação, resistências e tradição oral: a transmissão de saberes pela oralidade de matriz africana nas culturas populares, povos e comunidades tradicionais. 2017.

f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/24411. Acesso em: 20 jan. 2025.

TARGINO, A. R. L.; ALMEIDA, R. de. Imaginário brasileiro sobre o ouro e decolonialidade: implicações para o Ensino de Química. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.

VALLE, L. A. do; FLÔR, C.C; MENEZES, P. H. D. A música, a poesia e o teatro no contexto da educação científica. In: Atas do IX Encontro Nacional de Ensino de Ciências - IX ENPEC. Águas de Lindóia, São Paulo. 2013.

VARGAS, G. F.; SCHIRMER, S. B. Ensino de Ciências e Decolonialidade: um levantamento nos Repositórios Digitais das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC. Caldas Novas, Goiás. 2023.

Downloads

Publicado

2025-02-01

Como Citar

SILVA, E. A. P. da; LEANDRO HORAS, J.; MOLL, J. A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA: uma reflexão a partir dos anais do ENPEC. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025014, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2794. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2794. Acesso em: 22 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)