O LUGAR DO (A) PROFESSOR (A) NAS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: o que dizem as pesquisas
Palavras-chave:
Professor (a), Ensino Médio, Política EducacionalResumo
O presente estudo tem por objetivo identificar o lugar do (a) professor (a) nas políticas para o ensino médio: o que dizem as pesquisas. Com autores de teses e dissertações, publicadas no repositório da CAPES, Banco de Teses e Dissertações, e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foi possível termos acesso a pesquisas realizadas nas redes estaduais de ensino, dos estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará e Mato Grosso do Sul, a partir da Lei federal nº 13.415/17, que impôs ao país o novo ensino médio. As pesquisas selecionadas e analisadas, mostram que a maioria dos estados apresentam a precarização do trabalho docente, a diminuição dos componentes curriculares das áreas do conhecimento, perdas de carga horária, e na maioria dos estados investigados o professor não tem lugar na construção da política.
Downloads
Referências
AMARAL, Nelson Cardoso. Com a PEC 241/55 (EC 95) haverá prioridade para cumprir as metas do PNE (2014-2024)? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 22, n.71, p. 1-25, 2017.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 03 nov.2024.
BRASIL. Parecer CNE/CP n. º 4 de 12 de março de 2024 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=256291-pcp004-24&category_slug=marco-2024&Itemid=30192
CHAGAS, Ângela Both. O poder de decisão da escola pública estadual do Rio Grande do Sul no campo da política educacional: análise a partir do "Novo" Ensino Médio. 264f. 2024. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Dicionário Paulo Freire.Danilo R. Streck.Euclides Redin.Jaime José Zitkoski (Orgs.).2ª Ed. Ed. Autêntica. Belo Horizonte, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura).
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003;
GATTI, Bernardete Angelina. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 57, p. 24-54,2014. Disponível <https://doi.org/10.18222/eae255720142823>. Acesso em: 25 nov. 2024
LIMA, Andrea. Novo Ensino Médio: significações dessa política pelos atores escolares'.2023. 111 f. (Dissertação de Mestrado) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
MENDES, Daniela Nogueira. Autonomia, trajetória e capacidades. Na implementação estadual do novo ensino médio: Uma análise dos casos do Ceará e de Mato Grosso do Sul.106f. (Dissertação de Mestrado). Fundação Getúlio Vargas. Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
MOLL, Jaqueline. Os tempos de vida nos tempos da escola: em que direção caminha a mudança? In: MOLL, Jaqueline. (Org.). Os tempos da vida nos tempos da escola: construindo possibilidades. Porto Alegre: Penso, 2013.
MONTAÑO, C. Terceiro Setor e questão social: crítica ao padrão emergente da intervenção social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
OTALORA, GABRIEL FELIPE SANCHEZ. O “professor do século XXI”: seus principais determinantes e sua caracterização em face do novo ensino médio (2016-2022).2022. 123 f. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas (SP): Autores Associados, 2007.
SOARES, M. Alfabetização no Brasil – O Estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. Da condição docente: primeiras aproximações. Educ. Soc, Campinas, v. 28, n. 99, p. 426-443, maio/ago. 2007.
TEIXEIRA, Iula Santanna. Ensino Médio no Rio Grande do Sul a partir da Emenda Constitucional nº 59/2009: constatações, análises e apontamentos. 75 f.2019. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VASCONCELOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico. Do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula.9.ed. ed. Libertad. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Iula Santanna Teixeira, Jaqueline Moll

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).








