REFLEXÕES PERTINENTES A CAMINHOS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS REFUGIADAS NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
Refúgio, Linguagem, Práticas PedagógicasResumo
O presente texto apresenta reflexões sobre estudos teóricos-conceituais realizados no “Núcleo de Ensino e Estudos em Linguagens, Alfabetização e Letramento” acerca das experiências vivenciadas no projeto intitulado “Estudos sobre o cenário da alfabetização de crianças em situação de migração/refúgio nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro” as quais tiveram como campo de pesquisa uma escola pública municipal da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Buscou-se evocar, neste trabalho, pontos centrais sobre uma temática necessária na contemporaneidade, tendo em vista os fluxos migratórios que chegam ao Brasil, bem como contribuir para a consolidação de uma base conceitual que potencialize práticas pedagógicas que se denominem inclusivas. Trata-se, portanto, de proposições que atravessam o olhar de quem se interessa por essa temática e está próximo à realidade de escolas que recebem crianças refugiadas.
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