REFLEXÕES PERTINENTES A CAMINHOS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS REFUGIADAS NAS ESCOLAS

Autores

Palavras-chave:

Refúgio, Linguagem, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente texto apresenta reflexões sobre estudos teóricos-conceituais realizados no “Núcleo de Ensino e Estudos em Linguagens, Alfabetização e Letramento” acerca das experiências vivenciadas no projeto intitulado “Estudos sobre o cenário da alfabetização de crianças em situação de migração/refúgio nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro” as quais tiveram como campo de pesquisa uma escola pública municipal da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Buscou-se evocar, neste trabalho, pontos centrais sobre uma temática necessária na contemporaneidade, tendo em vista os fluxos migratórios que chegam ao Brasil, bem como contribuir para a consolidação de uma base conceitual que potencialize práticas pedagógicas que se denominem inclusivas. Trata-se, portanto, de proposições que atravessam o olhar de quem se interessa por essa temática e está próximo à realidade de escolas que recebem crianças refugiadas.

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Biografia do Autor

Janaína Moreira Pacheco de Souza, Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Professora do Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPed-UERJ); Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais; Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Alfabetização e Letramento; Bolsista APQ1/FAPERJ.

Tainá Pinto Bessa Ribeiro

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EDU-UERJ). Foi bolsista Prodocência do projeto intitulado “Estudos sobre o cenário da alfabetização de crianças imigrantes nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro: um programa de formação na Licenciatura em Pedagogia”, e integrante do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagem, Alfabetização e Letramento (NEELAL-UERJ). 

Thaíse Machado Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EDU-UERJ). Bolsista Prodocência do projeto intutulado “A formação de leitores e escritores: modos individuais de representação da docência e dos processos de aprendizagem na área de Linguagem”, integrante do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagem, Alfabetização e Letramento (NEELAL-UERJ), membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Alfabetização e Letramento (GpLAL).

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

MOREIRA PACHECO DE SOUZA, J. .; PINTO BESSA RIBEIRO, T. .; SANTOS, T. M. REFLEXÕES PERTINENTES A CAMINHOS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS REFUGIADAS NAS ESCOLAS . Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025049, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2856. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2856. Acesso em: 12 dez. 2025.

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Artigos